Plataforma online: tudo o que você precisa para seus produtos digitais

plataforma online
Escolher a plataforma online certa para lançar o seu produto digital é fundamental, mas o que você precisa saber para acertar nessa escolha? Confira!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Quando o empreendedor pensa em lançar produtos digitais, que são materiais criados e distribuídos na internet no formato de cursos, manuais, revistas digitais, podcasts, relatórios, etc., é preciso conhecer também uma boa plataforma online.

Nos últimos anos, houve um grande crescimento do mercado de infoprodutos. Entre 2020 e 2021, por exemplo, os negócios de produtos digitais cresceram 103%, e segundo especialistas, esses números não vão parar por aí

A plataforma online pode ser a responsável por mais da metade do sucesso do seu empreendimento

Portanto, acompanhe a leitura para saber como escolher uma plataforma online, que pode ser o diferencial do seu negócio. 

O que é uma plataforma online?

Desenvolvida para garantir uma melhor experiência dos usuários, uma plataforma online é um ambiente digital que visa a conexão entre infoprodutores e seus clientes.

No entanto, vale dizer que sua função vai muito além da venda e compra de um produto. Afinal, ela contribui também para a construção de uma relação mais próxima entre produtor e consumidor.

Isso é possível porque boas plataformas digitais criam um ambiente de imersão, um espaço exclusivo onde as pessoas podem interagir e compartilhar suas experiências.

Opte por plataformas como HeroSpark que se comprometem com a segurança do seu material, com a divulgação dele e com as estratégias de divulgação.

Inscreva-se gratuitamente!

Como vender produtos digitais em uma plataforma online?

1. Encontre um nicho

Primeiramente, encontre um nicho e idealize o infoproduto apropriado a ele. Se você quer entrar para o nicho pet, você poderia pensar em um curso sobre Pugs, por exemplo.

2. Atraia leads com uma estratégia de tráfego orgânico 

A seguir, você deve gerar tráfego orgânico em volta da sua marca, oferecer algo em troca de contato dos leads (exemplo: cartão de vacinação personalizada para Pugs), anunciar uma promoção do seu curso e, enfim, automatizar essas vendas.

3. Hóspede e divulgue o seu produto 

O papel da plataforma online nessa história é hospedar o seu produto em um sistema de forma segura, customizar esse conteúdo e cuidar das vendas. 

Elas podem ser feitas por meio dos afiliados, usuários que divulgam seu produto e ganham uma comissão pela venda dele, ou devido a automações próprias da hospedagem, como pela veiculação de anúncios pagos.

Qual é a melhor plataforma de estudos online?

Existem centenas de plataformas que possibilitam os estudos online. Para o produtor escolher onde hospedar o seu, veja alguns pontos a considerar:

Foco na experiência do usuário

A experiência de aprendizado precisa ser imersiva. Para isso, existe a estratégia de gamificação, que é basicamente o uso dos artifícios dos games para envolver as pessoas em alguma tarefa.

Essa estratégia cria um senso competitivo benéfico aos alunos e dá uma sensação de conquista cada vez que há avanços no progresso do curso.

copy com chat gpt , herocreator

Programa de afiliados

Afiliados são pessoas vinculadas à plataforma online, caso possua o programa, que ajudam a divulgar o produto em troca de uma comissão. No caso dos produtos digitais, a comissão é ainda mais generosa porque o custo de produção de um infoproduto é normalmente menor que o de produtos tradicionais. 

Ter um sistema de controle, disponibilizar materiais de divulgação e oferecer uma boa comissão são características desejáveis em uma plataforma para infoprodutos.

 

Transparência na cobrança das taxas

Atente-se para todas as taxas a serem cobradas por uma plataforma. Cada uma pode ter uma política de cobrança distinta, por exemplo:  

  • Cobrança por cada parcela; 
  • Cobrança por cada infoproduto adquirido; 
  • Cobrança por cadastro; 
  • Cobrança por mensalidade.

Procure não se ater ao preço delas, mas sim ao valor associado. O ideal é ter uma plataforma que una as melhores taxas e que ofereça a melhor experiência a você e seus clientes.

Sistema antifraude

Há plataformas, como a HeroSpark, que criptografam seu material, exibem dados dos alunos enquanto uma videoaula é assistida para evitar a pirataria, geram relatórios de segurança e muito mais.Ter segurança dos seus dados e dos seus alunos é, no mínimo, obrigatório.

Interface intuitiva 

Personalizar e deixar os produtos digitais visualmente autênticos e reconhecíveis como os da sua marca ainda é um desafio. 

Felizmente, algumas metodologias têm aparecido como meio de incluir mais as pessoas leigas em programação e design. A HeroSpark também é adepta desse princípio, disponibilizando templates prontos e fáceis de editar direto na ferramenta de criação de páginas. 

Assim, você pode personalizar de acordo com a identidade do seu negócio e garantir páginas de alta conversão.  

Mas, fique atento, porque nem todas as plataformas oferecem essa acessibilidade.

Integração de serviços relacionados

Uma boa plataforma de produtos digitais procura unir todos os recursos necessários para uma estratégia de sucesso no mercado digital. Isso facilita o planejamento dos seus lançamentos e o acompanhamento de vendas. 

 Entre as integrações de serviços que ela deve ter nós podemos citar:

  • Ferramenta de criação de funil de vendas;
  • Disparo ilimitado de e-mail marketing;
  • Ferramenta de construção de landing pages;
  • Área de checkout e pagamentos integrada.

Anti login simultâneo

A funcionalidade do anti login simultâneo é um comando que bloqueia quando duas pessoas tentam logar em uma mesma conta ao mesmo tempo, o que sugere, frequentemente, que um cliente está dando acesso a sua plataforma a outro usuário.

Emissão de certificados

Quando o assunto são os cursos online, entregar um certificado colabora bastante com a motivação e a experiência do cliente. 

Além disso, ao oferecer a opção de certificado personalizado, o aluno pode compartilhá-lo em suas redes, o que aumenta a visibilidade do seu produto e  pode gerar tráfego orgânico para o seu curso. 

Neste artigo, citamos aplicações pertinentes para quem busca uma plataforma online que hospede e valorize seus produtos digitais. Opte por ferramentas que se comprometam com a segurança do seu material, com a divulgação dele e com as estratégias de divulgação.

Você sabia que a HeroSpark possui uma plataforma para você hospedar e vender seus produtos digitais? Registre-se gratuitamente!

Comece grátis na HeroSpark

Dê novos rumos ao seu negócio digital com ferramentas para criação de landing pages, automação de e-mail marketing, hospedagem e vendas.

Comece agora grátis
Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *