Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


As melhores pós graduações na área de negócios para todo empreendedor fazer

Pós graduações na área de negócios

Para ser empreendedor no Brasil, é necessário muito empenho, foco e trabalho duro. Para auxiliar nessa jornada, qualquer conhecimento é recompensador e vai servir como auxílio durante a trajetória. O estudo, aliás, é responsável por boa parte dos empreendedores de sucesso. Por isso, a qualificação profissional é tão importante, e conhecer opções de pós graduações pode ser essencial para o seu sucesso.

 

Segundo um estudo do Distrito, entre os fundadores de startups unicórnios (com valor de mercado superior a US$ 1 bi), 75% tinha pós graduação ou especialização, com a maioria na área de negócios. Não estamos dizendo que não possa acontecer exceções, mas uma boa formação pode ser uma mão na roda para quem quiser empreender. 

 

Mas qual a melhor? Para auxiliar na escolha, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior, selecionamos as mais indicadas para os empreendedores. Confira a lista!

Antes de mais nada, quais os melhores cursos da graduação?

 

Antes de realizar a pós graduação, é necessário realizar uma graduação. Mas qual curso o empreendedor deve escolher? Existem alguns que trazem tanto conhecimento teórico, quanto prático na hora de montar o próprio negócio. Os cursos mais indicados para quem quer empreender são:

 

  • Administração: ajuda a compreender o universo do gerenciamento das empresas em si, lidando com os recursos humanos, financeiros e materiais. É excelente para quem quer começar a empresa sabendo lidar com os processos corporativos;
  • Contabilidade: aprende a lidar com todo a parte contábil da empresa, orientado também o fluxo de caixa dela, com todas as reservas e o capital de giro. Se você não for contador, é importante que dentro da sua equipe tenha um;
  • Economia: entende a empresa dentro de um aspecto macroeconômico e aprendendo a lidar com planejamentos a longo prazo e analisando os números dela. O economista consegue ter uma visão sistêmica e ampla, o que pode auxiliar caso precise mudar o rumo dos negócios;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: boa parte das startups unicórnio (citadas no início do texto) vieram de um produto ou serviço tecnológico, sendo uma boa ideia criar algo nesse sentido. Se não for necessário programar, o curso também é uma boa por conseguir propiciar a possibilidade de lidar com outros aparatos tecnológicos;
  • Marketing: toda empresa precisa saber vender o seu produto e o curso de marketing vai ensinar táticas de como colocá-lo no mercado e conseguir aumentar o seu lucro com ele. Assim, o empreendedor consegue posicionar sua marca e chegar aos seus consumidores.

Agora, vamos entrar na temática do artigo: quais são as melhores pós graduações para empreendedores?

 

Gestão Empresarial

 

Em Gestão Empresarial, o aluno irá compreender a estrutura de um ambiente corporativo, atividades dos gestores e funções básicas da organização.

 

Ela é voltada para os profissionais que queiram desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos sobre empresas e exercer posições executivas, mas serve perfeitamente para quem quer lidar com o próprio negócio.

 

Administração Financeira

 

Para quem melhorar suas qualidade administrativas e compreender mais de finanças, essa é a pós correta. Ela traz conhecimentos sobre o ambiente financeiro (inclusive dentro de empresas) e possibilita a oportunidade de aumentar a área de ação.

 

Ela ajuda também o empreendedor a aprofundar conhecimentos por meio de técnicas e processos de gestão financeira, incluindo gestão simulada.

 

Gestão de pessoas

 

Todo empreendedor precisa gerenciar recursos humanos, ou seja, seus funcionários. Por isso, a pós graduação em gestão de pessoas pode ser o melhor do caminho. 

 

O intuito do curso é formar alguém, sejam de qualquer área, capaz de criar, desenvolver e lidar com sistemas envolvendo outros empregados dentro de organizações (empresas, ONGs, órgãos do governo, etc.). 

 

Gestão de projetos

 

Em Gestão de Projetos, o aluno será gerenciar iniciativas utilizando as melhores práticas para o sucesso de projetos. 

 

Apesar de serem aulas mais voltadas para quem trabalha em empresas, o curso pode ser realizado por pessoas com formação superior em qualquer área, pois suas técnicas podem ser aplicadas em diversos segmentos. 

 

Marketing Digital

Bom, todo mundo precisa vender, né? As pessoas procuram produtos e serviços, hoje em dia, no ambiente digital. Por isso, a pós em Marketing Digital é essencial, pois ela capacita o profissional a usar os modelos digitais para alavancar os negócios da empresa. 

 

A internet agora é o principal meio por onde as companhias investem na divulgação de sua marca, serviços e produtos. Com um bom aproveitamento dos recursos e técnicas online, o profissional pode trazer resultados positivos.

 

Existem inúmeras outras pós graduações que podem ajudar, sendo mais focadas no negócio em si. Entretanto, essas citadas neste artigo são bem úteis em toda a parte comum para qualquer negócio, independente do segmento em que ele for trabalhado. 

 

Você, que está lendo, teria outra sugestão? Manda para a gente nos comentários, que gostaríamos de saber!

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …