Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Programa de edição de vídeo: 8 melhores e gratuitos

Programa de edição de vídeo: 7 melhores e gratuitos

Se você é empreendedor digital ou produz conteúdo gratuito na internet, um programa de edição de vídeo pode se tornar seu melhor amigo. Para você ter um vislumbre da dimensão do vídeo marketing, 73% de toda a população brasileira costuma compartilhar vídeos de terceiros entre os amigos. 

 

Outro dado impressionante, especialmente para quem investe em marketing de conteúdo: um site com um vídeo tem 53% chances a mais de aparecer na primeira posição em uma pesquisa do Google. 

 

Desta forma, produzir vídeos e editá-los pode abrir portas no mercado digital. No entanto, muitos desses softwares têm um preço que pode pesar no bolso. Por isso, é útil conhecer programas de qualidade, gratuitos e que não deixam marca d’água.

 

Pronto para começar a ganhar tráfego com material online? Leia o artigo e conheça 8 programas de edição de vídeo!

 

1. Olive

 

O Olive é um programa multiplataforma (para Windows, macOS e Linux) que, embora não pareça intuitivo, é simples e ideal para iniciantes. Em sua utilização básica, você deve passar um vídeo (ou imagem) para um espaço na janela e depois dar outro clique com arraste para a linha do tempo e, aí sim, editá-lo.

 

O software performa bem em qualquer computador e oferece muitas opções de edição, como a animação com curvas de Bézier, para o videomaker que deseja profissionalizar ilustrações animadas deixando-as mais suaves. 

 

No entanto, ainda peca em algumas funcionalidades, como a de tratamento de cor. Felizmente, a versão 2.0, que ainda não foi lançada, já está disponível para teste e a 3.0 também está em produção. 

 

2. DaVinci Resolve

 

O DaVinci Resolve é outra opção para iniciantes. No entanto, pode não ter um desempenho bacana em um sistema desatualizado, já que  é realmente ‘mais pesado’ devido aos seus recursos extras, comparado ao Olive.

 

Na versão 16, o programa traz diferenciais como correção de cores e pós-produção de áudio em 8K. Já imaginou criar seu curso online com essa qualidade? Outro ponto forte do DaVinci é a possibilidade de vários profissionais trabalharem em um único projeto por meio da colaboração multiusuário. 

 

Como mencionado, um ponto negativo é a demanda por um equipamento de um nível mais profissional e o outro é que o software conta com uma versão paga, assim, provavelmente, os recursos são propositalmente limitados para que o usuário pague pelo premium. 

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

3. Shotcut

 

Mais um programa de edição de vídeo multiplataforma, apesar de ter sido criado originalmente para o sistema Linux. Um dos seus maiores diferenciais é a dispensa da necessidade de importar um vídeo antes de editá-lo, basta modificar direto no software.

 

O Shotcut suporta a resolução 4K, possibilita o reposicionamento de vários elementos da interface, conta com a funcionalidade de Chroma Key (na qual é possível colocar qualquer fundo atrás da sua imagem), entre outros.

 

Por outro lado, você pode sentir falta de facilidade na navegação do software e da ausência de pré-visualização dos efeitos nas thumbnails dos quadros. A própria mudança de efeitos pode ter um atraso um pouco desagradável, principalmente para quem edita um alto volume de vídeos.

 

4. Lightworks

 

Você pensa em um programa de edição de vídeo gratuito e sem marca d’água para videomakers de nível intermediário? Pois bem. Esse é o software utilizado na diagramação do vencedor do Oscar de 2010, de Melhor Filme e Melhor Edição, “O Discurso do Rei”. 

 

O Lightworks oferece efeitos em tempo real, transições de quadros, liberdade nos ajustes da interface e também suporta arquivos 4K. Um diferencial é que, enquanto o vídeo é colocado para renderizar, você pode trabalhar normalmente no seu computador.

 

67 headlines para páginas de vendas

Assim como o Shotcut, a personalização do programa pode deixar o usuário confuso. Inclusive, para utilizar o famoso Ctrl + Z (desfazer), você precisa configurá-lo primeiro. Isso afeta um pouco a experiência do usuário, mas nada que não dê para se acostumar.

 

5. Kdenlive

 

Assim como os outros softwares, no Kdenlive há uma gama de efeitos para você escolher e gerar mais engajamento com seus vídeos. 

 

Outras vantagens: a renderização dos projetos pode ser pausada e reiniciada, além de ser possível a produção de animações e a captura de áudio e de vídeo do PC.

 

Alguns dos seus contras: faz uso intenso da CPU (no gerenciador de tarefas), o que contribui para uma resposta lenta; é relativamente instável quando executado no Windows e tem pouca variedade de formatos nas exportações (apenas quatro formatos de áudio, nove formatos de vídeo e cinco de imagem). 

 

6. Openshot

 

O Openshot é mais uma opção para edição de vídeo e de animação para o seu empreendimento digital. O software possibilita a remoção do fundo do vídeo e a visualização de ondas sonoras, além de ter uma ferramenta de edição de título bastante fácil de usar.

 

Um diferencial desse programa é você poder deixar o vídeo em câmera lenta, adicionando ênfase aos seus conteúdos, e tudo isso pode ser experimentado em mais de 70 idiomas.

 

Contudo, comparado aos programas alternativos, o Openshot pode pecar na variedade de efeitos, apresentar bugs e, o fato de ser de código aberto (em que qualquer desenvolvedor pode editar o software), dificulta a agilidade no suporte.

 

7. Clipchamp

 

O Clipchamp é um editor de vídeo online que funciona por meio do sistema de arrastar-e-soltar. Assim, é intuitivo e ideal para quem não tem nenhuma experiência com edição de imagens.

 

A plataforma contém templates de vídeo e clipes de áudio que podem ser  personalizados. Com ele, é possível criar vídeos para Instagram, slideshows, capa em vídeo para Facebook, vídeos para Youtube e anúncios em redes sociais.

 

A ferramenta tem também uma funcionalidade chamada Clipchamp Teams, que permite a criação de uma equipe para a criação e edição de material audiovisual de forma colaborativa.

 

A versão gratuita oferece exportações de vídeo ilimitadas em 480p (SD). É possível fazer um upgrade para ter acesso a exportações de vídeo em HD e Full HD, além de outros recursos.

 

8. Avidemux

 

O Avidemux é perfeito para o produtor de conteúdo que já tem facilidade com a internet e só precisa de cortes e edição rápida. Conta com uma interface simples (às vezes tão simples que pode ser confusa), muitos efeitos atuais e excelentes opções de renderização.

 

Se você acha o Lightworks e o Openshot complexos demais, o Avidemux supre essa função de oferecer o básico em edição de vídeo, até porque não tem nem mesmo linha do tempo.

 

Dessa forma, seu ponto fraco é essa limitação de efeitos de vídeos. O programa é mais recomendado para quem quer converter vídeos e/ou embutir legendas. 

 

Assim, é viável produzir material visual de qualidade a investimento zero no programa de edição de vídeo. Saia na frente com vídeo marketing e acompanhe o crescimento do seu negócio digital.

 

Você tem interesse de testar esses softwares e criar um curso online para vender? Então conte com a HeroSpark e receba total assistência no seu próximo empreendimento!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …