Como fazer vendas online e ganhar dinheiro na internet?

vendas no mercado digital

Vender na internet tem baixo custo e tende a fazer cada vez mais sucesso entre a audiência. Por isso, nesse cenário, aprender como fazer vendas online se tornou uma curiosidade entre diversos empreendedores.

Entre eles, cerca de 70% fizeram vendas online na pandemia da Covid-19, o que significa um aumento de 36%. E a tendência é que esses números subam.

Dessa forma, se os negócios atuais não quiserem ficar atrás da concorrência, é necessário começar a criar uma boa presença no mercado digital. Mas, para isso, é fundamental ter alguns cuidados para garantir o sucesso das vendas e não ter prejuízos. 

Por isso, neste texto, você vai conferir tudo sobre como fazer vendas online para aumentar o seu faturamento. Boa leitura!

O que é preciso para fazer vendas online?

Para começar a vender online, é preciso que você defina alguns pontos-chave no começo. Afinal, eles vão orientar você na criação de um negócio bem-sucedido na internet.

Assim, no geral, existem cinco pontos importantes que você precisa conhecer para começar a defini-los o quanto antes. Confira quais são logo abaixo!

 

1. Conheça sua persona 

A primeira coisa que você precisa fazer para ter um comércio eletrônico que venda muito é conhecer a sua persona ou avatar. Fazer isso o ajudará a criar estratégias mais objetivas para você conseguir atrair as pessoas certas para o seu negócio.

 

Mas o que é avatar no marketing?

Um avatar ou persona é um perfil semi fictício que te mostra quem é o seu cliente ideal. Ele é um bom parâmetro para nortear as ações da equipe de marketing do seu negócio. 

Muitas vezes, o termo é confundido com o conceito de público-alvo. Porém, o avatar consegue fornecer informações mais detalhadas sobre seu cliente.

 

Como construir o avatar?

Para criar o avatar do seu negócio, é importante que você conheça o máximo possível sobre seu cliente. Assim, é fundamental saber algumas informações para defini-lo melhor, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Hábitos;
  • Comportamento de compra;
  • Problemas;
  • Metas;
  • Influências;
  • Entre outros.

 

Exemplo de avatar

Para ajudar você na criação do seu avatar, nada melhor do que observar um exemplo concreto, não é mesmo? Dessa forma, separamos, a seguir, uma persona aleatória para você se inspirar!

  • Nome: Maria
  • Idade: 30 anos
  • Estado civil: Casada
  • Cargo: Analista de marketing em uma grande empresa
  • Salário: R$3.000,00
  • Metas: Maria sonha em faturar R$ 1 mil por mês somente escrevendo artigos para blogs de empresas. No entanto, tem receio de aumentar o valor que cobra por cada texto e afastar os clientes pelos quais tanto batalhou.
  • Medos: Ela tem medo de se desligar da empresa na qual é analista de marketing e não ter sucesso como autônoma. Maria está muito preocupada e precisa de uma solução personalizada urgente.
  • Hábitos: À noite, Maria estuda e conversa com profissionais do ramo para tomar a melhor decisão. Para isso, ela investe seu tempo consumindo conteúdos de plataformas referência em Marketing Digital, como a HeroSpark. Ela costuma ler artigos do blog, assistir a vídeos e tirar dúvidas entrando em contato com a empresa. 

 

Por que ter um avatar?

Quando um negócio digital tem um avatar, as chances de produzir um conteúdo assertivo e funcional aumentam muito.

Além disso, é bem mais fácil começar o projeto de um produto e/ou serviço sabendo para quem ele está sendo feito, bem como a rotina de quem precisa dele, os hábitos, problemas e preferências.

Com isso em mente, sua equipe gasta menos tempo desnecessário na execução. Afinal, sabe-se aonde quer chegar, então não se produz algo ao acaso.

Definir o avatar também é um passo importante para construir autoridade digital, o que se reflete em aumento de vendas. Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

 

 

2. Conheça o mercado

Uma boa prática para quem vai vender online, é começar a estudar o nicho de mercado no qual você quer entrar. 

Para isso, você pode acompanhar as notícias diariamente, consumir conteúdo sobre as principais tendências do setor e tentar conversar com as pessoas que entendem bem a área. Ao fazer isso, você consegue entender melhor:

  • Como o público se comporta;
  • De que forma as empresa se divulgam;
  • Quais estratégias funcionam;
  • Como as empresas conversam com o público;
  • Quais promoções fazem mais sucesso;
  • Qual o valor dos produtos ou serviços que as empresas aplicam;
  • Entre outras informações.

Além disso, é interessante aproveitar o momento online para realizar muito networking e dialogar com as pessoas que entendam sua proposta.

Conhecer tudo isso no começo ajuda você a entender o que funciona e o que não funciona no mercado. Assim, você consegue iniciar seu negócio com o pé direito!

 

3. Invista em um bom funil de vendas 

O funil de vendas é o caminho que um cliente percorre do momento em que ele conhece uma empresa até a finalização da compra

Para que ele seja percorrido de forma organizada e eficiente, é dever da empresa conhecer a jornada do cliente no momento da compra.

Por isso, esse funil deve ser dividido em etapas: topo, meio e fundo. Assim, você consegue guiar o público até o momento em que ele realiza uma compra e se torna um cliente. 

Para realizar isso, confira a descrição de cada uma das três etapas do funil de vendas.

 

Topo 

É o estágio que gera reconhecimento da empresa e visa à atração de prospects. Para o dono do negócio, essa etapa significa qualificação de leads, tanto os que vêm do marketing quanto os do setor de vendas. 

 

Meio

O foco desta fase é tornar leads em oportunidades concretas de vendas. E como fazer vendas online nesse estágio do funil? A área de vendas da empresa deve conhecer as necessidades do cliente, inclusive o orçamento disponível daquele consumidor.

 

Fundo

Finalmente, esta é a fase final do processo de como fazer vendas online. É a hora de transformar oportunidades em clientes. Aqui, a empresa precisa provar o seu valor por meio de uma proposta atrativa, oferecendo seu produto e/ou serviço. 

Se você quiser saber mais sobre o que é o funil de vendas e sobre como produzir conteúdo para cada etapa, assista nosso vídeo:

 

 

Quando você conhece exatamente o perfil de seu comprador, você pensa, cria e executa ações específicas e personalizadas. Em resumo, aumentam as chances de vender!

É válido destacar, ainda, que isso não termina com o processo de compra. Você precisa manter um vínculo pós-venda com o cliente. Por isso, cultive essa relação, nutrindo-o com materiais relevantes de aprendizado. O segredo é frequência e consistência.

 

4. Crie landing pages atrativas

As landing pages são basicamente páginas criadas com o objetivo de converter seu público em leads e depois em clientes. Durante todo o seu funil de vendas, é bem comum utilizá-las para fazer sua persona passar por cada etapa.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Para conseguir converter o seu público com a landing page, é necessário oferecer a eles um material relevante, como um e-book, template ou planilha. Assim, para acessá-lo, sua persona terá que passar informações sobre elas, como nome e e-mail.

Ao fazer isso, você consegue saber quais são os seus leads, ou seja, as pessoas que estão mais interessadas na solução que você tem a oferecer. 

Além disso, você também consegue conhecer mais o seu público e criar uma relação com eles. E isso nos leva para a quinta e última dica.

 

5. Faça disparos de email marketing

Hoje em dia, a melhor forma de criar um relacionamento duradouro com a sua persona é através do e-mail marketing. Isso acontece porque com ele é possível:

  • Conhecer melhor o seu público;
  • Entender seus principais comportamentos;
  • Enviar sua mensagem para toda a base de assinantes;
  • Segmentar as suas comunicações com base nos interesses.

Dessa forma, se torna possível criar mensagens personalizadas para cada pessoa com o intuito de influenciá-las e fazê-las percorrerem o seu funil de vendas de forma mais fácil e que pode ser rapidamente rastreada.

Vale dizer que, com essas informações que você consegue captar a partir dos disparos, também é possível utilizá-las para otimizar outras estratégias ativas. 

 

6. Invista em campanhas

Essa é uma estratégia que sempre funciona para negócios digitais. Sim, campanhas planejadas em sites ou redes sociais configuram uma técnica que contribui para dar uma maior visibilidade ao seu produto ou serviço.

Um recurso bastante utilizado para fazer isso é o serviço de publicidade Google AdSense. Nele, os donos de negócios online se inscrevem a fim de exibirem anúncios. O lucro é gerado de acordo com a quantidade de cliques registrados. 

Por outro lado, as redes sociais mais comuns de promoverem propagandas dos negócios são o Facebook e Instagram.

Acima de tudo, é importante que essas campanhas sejam bem planejadas. Se elas forem feitas de qualquer jeito ou de maneira amadora, você poderá perder muito dinheiro. 

Por isso, antes de decidir investir em uma campanha, estude bastante sobre a prática de tráfego pago.

Além disso, tente sempre investir um pouquinho em segmentos diferentes. Apenas dessa forma você conseguirá visualizar como os potenciais consumidores vão responder às suas campanhas e quais segmentos darão mais retorno aos seus investimentos.

 

4 dicas práticas para fazer vendas online

Agora que você conhece a base para começar a fazer vendas online, é preciso saber como colocá-las em prática e obter sucesso no meio. 

Para isso, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você a montar estratégias melhores e vender bastante online. Confira!

 

1. Invista somente no que for necessário

No início de um negócio digital, é normal buscar inspirações nas grandes lojas online do mercado. Porém, é fundamental não imitá-las no começo.

Isso porque, os grandes negócios possuem mais recursos. Então, é natural que eles possam investir mais e ter qualidade na sua operação. 

Por outro lado, quando você inicia, o ideal é fazer o que está dentro do seu orçamento para, assim, obter lucros, e não prejuízo.

Portanto, siga as seguintes dicas:

  • Faça o que está dentro dos seus planos e dentro das circunstâncias e necessidades que te cercam;
  • Seja ponderado e prudente;
  • Pesquise muito;
  • Procure saber o que é essencial para suas vendas online em um primeiro momento.

Aqui, é importante considerar que a sua hora de ser um negócio grande e admirado vai chegar. Então, foque no seu negócio e abrace apenas o que estiver ao seu alcance. Não tente dar um passo maior do que a sua perna.

 

2. Saiba como fazer vendas para seu nicho

No mundo digital, trabalhar em um nicho específico é algo que pode ajudar você a crescer. Afinal, ao focar suas operações em um segmento, você conseguirá ter um contato maior com as necessidades e desejos da sua persona.

Assim, suas chances de ter mais vendas de forma rápida aumentam, porque as pessoas gostam de investir em quem é um especialista no assunto. Dessa forma, você consegue criar a sua autoridade e ganhar a confiança do público.

Além disso, ao investir em um nicho de mercado, você consegue criar comunicações e ofertas assertivas para cada perfil de público que te acompanha. Logo, é mais fácil para você conseguir criar uma audiência fiel.

 

3. Aprenda a fidelizar clientes no pós vendas

Você já viu aqui que todo trabalho feito para fechar uma venda não acaba depois que ela foi feita? Mesmo que a sua persona tenha percorrido todo o funil de vendas e fechado um pedido, você ainda precisa investir seu tempo neste cliente.

Mas agora o foco será em fidelizá-lo e fazer com que ele sempre procure o seu negócio quando quiser comprar o produto que você vende. 

Fidelizar clientes é uma parte muito importante do funil de vendas, pois, a partir disso é possível:

  • Fazer mais vendas para o mesmo cliente;
  • Economizar na captação de leads;
  • Conseguir indicações e alcançar novas vendas.

Lembre-se sempre de que é mais fácil e barato vender para a mesma pessoa. Ao fazer isso, você não precisa convencer esse cliente de que é bom comprar de você, porque agora ele sabe.

Sendo assim, é fundamental começar a aplicar ações que fidelizem seus clientes, como:

  • Oferecer frete grátis na próxima compra;
  • Dar descontos na segunda compra;
  • Realizar um atendimento mais rápido.

Aqui, você pode usar sua criatividade com os conhecimentos que tem sobre seu público para oferecer a ele algo que o faça se lembrar do seu negócio.

 

4. Esteja nos canais certos

Hoje, temos diversos locais diferentes para divulgar um negócio. Podemos fazer isso no:

  • Instagram;
  • TikTok;
  • Facebook;
  • Pinterest;
  • Blogs;
  • E-mail Marketing;
  • Anúncios do Google, etc.

No entanto, é importante se lembrar também da primeira dica deste tópico: “Invista somente no que for necessário”.

Por mais que existam vários canais, é importante considerar que o seu negócio não precisa estar em todos eles, e sim naqueles onde seu público está mais ativo.

Você pode trabalhar com um público que é muito ativo no Instagram, ou então com um que prefere canais como blogs e e-mail, por exemplo. Sendo assim, não faz sentido investir seus esforços em canais que sejam diferentes deles.

O ideal é que você estude bem sua persona e saiba quais canais ela mais frequenta. Dessa forma, você poderá focar os seus esforços em realizar a divulgação somente nesses canais para ganhar mais destaque neles e criar algo de qualidade.

 

Como fazer vendas online com a HeroSpark?

Para conseguir fazer ótimas vendas online, é fundamental trabalhar ao lado dos parceiros certos, como a HeroSpark!

Aqui, nós oferecemos diversas ferramentas simples e práticas de serem utilizadas, mas que conseguem fazer uma grande diferença na sua estratégia. 

Com a gente, você consegue ter acesso a um ambiente onde é possível:

  • Criar landing pages personalizadas;
  • Fazer automações de e-mail marketing;
  • Realizar integração com ferramentas de tráfego pago;
  • Desenvolver seus próprios funis de vendas de alta conversão.

Além disso, oferecemos conteúdos gratuitos para ajudar você a se manter atualizado sobre o mercado e conseguir aplicar as melhores estratégias para crescer sua base de clientes e, assim, alavancar suas vendas!

E o melhor é que você pode começar a fazer tudo isso gratuitamente! Por isso, venha para a Hero!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.