A pandemia trouxe várias possibilidades de ganhar dinheiro na internet. Afinal, estamos o dia todos conectados. Nesse cenário, como fazer vendas online se tornou uma curiosidade entre diversos empreendedores.

Vender na internet é seguro, tem baixo custo e tende a fazer cada vez mais sucesso entre a audiência, especialmente neste período de isolamento social. Neste texto, vamos explicar os detalhes de como fazer com sucesso!

 

Mercado em crescimento

Cerca de 70% dos empreendedores fizeram vendas online na pandemia o que significa um aumento de 36% em relação a 2019. 

Para não ficar para trás da concorrência, lojistas precisam precisam ter presença no mercado digital

A tendência é que esses números subam, já que a venda online é prática, barata, tem alta visibilidade e, o que é essencial nessa pandemia: pouco risco.

Contudo, não é tão fácil quanto parece, então é fundamental ter alguns cuidados para garantir o sucesso das vendas e não ter prejuízos.

Mas, antes de te contar como fazer vendas online, de fato, vamos explicar a importância de se ter um avatar para otimizar estratégias de venda. É essencial que você entenda do que se trata a figura para, então, colocar em prática as dicas que daremos mais à frente no nosso artigo.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Desenhe seu avatar

Se você está interessado em saber como fazer vendas online, o primeiro passo é conhecer o perfil do consumidor de sua marca. Estamos falando, basicamente, da personificação do seu cliente ideal, o avatar.

 

O que é avatar no marketing

Trata-se de um perfil fictício, que te mostra quem é o cliente de sua empresa. Ele é um bom parâmetro para nortear as ações da equipe de marketing do seu negócio. Em comparação ao conceito de público-alvo, o avatar fornece maior detalhamento de informações.

 

Como construir o avatar

Responda: idade, sexo, hábitos, problemas, metas, dentre outros, são alguns dos dados que você deve considerar na criação do avatar do seu negócio.

 

Exemplo de avatar

Maria é analista de marketing em uma grande empresa. Tem 30 anos, é casada e começou a atuar na área há 8 meses. O salário de Maria é de cerca de R$ 3 mil, valor inferior às suas necessidades. Por isso, há 3 meses trabalha como redatora freelance.

A analista sonha em faturar R$ 1 mil por mês somente escrevendo artigos para blogs de organizações. No entanto, tem receio de aumentar o valor que cobra por cada texto e afastar os clientes pelos quais tanto batalhou.

Ao mesmo tempo, Maria tem medo de se desligar da empresa na qual é analista de marketing e não ter sucesso como autônoma.

À noite, diariamente, Maria estuda e conversa com profissionais do ramo para tomar a melhor decisão.

Para isso, ela investe seu tempo consumindo conteúdos de plataformas referência em Marketing Digital, como a HeroSpark.

Ela costuma ler artigos do blog, assistir aos vídeos produzidos e tirar dúvidas entrando em contato com a empresa. Maria está muito preocupada e precisa de uma solução personalizada urgente.

 

Por que ter um avatar?

De forma simples, quando um negócio digital tem um avatar, as chances de produzir um conteúdo assertivo e funcional aumentam muito.

É bem mais fácil começar o projeto de um produto e/ou serviço, sabendo para quem ele está sendo feito, bem como a rotina de quem precisa dele, os hábitos, problemas e preferências.

Com isso em mente, sua equipe gasta menos tempo desnecessário na execução. Afinal, sabe-se aonde quer chegar; não se produz algo (conteúdo/material) ao acaso.

Definir o avatar também é um passo importante para construir autoridade digital, o que se reflete em aumento de vendas. Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

 

 

Como fazer vendas online

 

Não se baseie na sua própria opinião

Claro, o negócio pode ter sido sua ideia. Mas é muito importante não ficar preso somente a isso. Muitas vezes, sua intuição pode estar errada.

E, nesse cenário, não aceitar críticas construtivas, sobretudo de experientes no setor, pode ser prejudicial e obstruir suas oportunidades de vendas. Esteja aberto a mudanças, feedbacks e não se prenda ao óbvio. 

Tente conversar com pessoas que entendem bem do mercado que você quer explorar, que são experientes e tem longa jornada no ramo.

Seja receptivo a visões opostas às suas e se ressignifique sempre que necessário.

 

De olho no mundo

Além disso, acompanhe as notícias diariamente e ganhe conhecimento do que está acontecendo com sua área ao redor do mundo.

Consuma conteúdos da forma que preferir: TV, jornal, internet, podcast…  Esteja antenado e estude possíveis tendências do seu setor.

Conheça seu nicho de mercado, campo de atuação e tudo mais que possa agregar no seu negócio.

 

Faça networking

Aproveite o momento online para realizar muito networking, dialogar com pessoas que entendam sua proposta. Ninguém constrói nada de sucesso sozinho nessa vida e valorizando apenas o próprio ponto de vista.

Por isso, reforçamos o primeiro tópico desta seção do artigo: “não se baseie apenas na sua própria opinião”. 

 

Invista somente no que for necessário

Por mais que lojas líderes no mercado possam ser uma inspiração e um modelo de negócio a ser seguido e admirado, lembre-se de que elas possuem mais recursos. Estão passos à sua frente. O que é natural, convenhamos.

67 headlines para páginas de vendas

Ou seja: não tente imitá-las, ou pode correr o risco de depositar investimentos desnecessários que podem prejudicar seu projeto.

Faça o que está dentro dos seus planos, dentro das circunstâncias e necessidades que te cercam. Seja ponderado e prudente, pesquise muito e procure saber o que é essencial para suas vendas online em um primeiro momento.

Caso contrário o risco de, em poucos meses, quebrar seu negócio é grande. Temos certeza de que você não quer arruinar seu caixa. Menos é mais! A sua hora vai chegar, não tente ser como as outras lojas, gigantes na área.

Tenha seu próprio tempo e não se esqueça de que aquelas companhias tão admiradas por você, um dia, já almejaram ser como outras gigantes. Sabe o que elas fizeram? 

Continuaram fazendo o seu dever de casa, olhando para o próprio terreno, se aprimorando e estudando seu nicho. Resultado? Hoje, elas são fonte de inspiração para muitos principiantes na área, como você!

Viu? É um ciclo, tudo acontece de modo gradativo. Foque no seu negócio e abrace apenas o que estiver ao seu alcance. Não tente dar um passo maior do que a sua perna.

 

Invista em nichos e como fazer vendas para seu nicho

O mercado digital é mais acessível se comparado ao “tradicional”. Desse modo, a concorrência aumenta. Assim, é importante ter um diferencial, além de um nicho de mercado que você acredita comprar (e precisar) o que você vende.

Investindo em um nicho, você tem maior contato com as necessidades e anseios deles. Ou seja, pode criar comunicações e ofertas assertivas para cada perfil de público que te acompanha. Mas, para isso, é necessário conhecer muito bem os hábitos da audiência.

É por isso que você deve pesquisar bastante sobre o nicho e produto no qual você vai atuar. E a partir dessas pesquisas você poderá considerar o que será vantajoso ou não para o seu negócio.

 

Invista em campanhas

É uma estratégia que sempre funciona para negócios digitais. Campanhas planejadas em sites ou redes sociais configuram uma técnica que contribui para dar uma maior visibilidade ao seu produto ou serviço.

Um recurso, por sinal, bastante utilizado para fazer isso é o serviço de publicidade Google AdSense. Nele, os donos de negócios online se inscrevem a fim de exibirem anúncios.

O lucro, então, é gerado de acordo com a quantidade de cliques registradas. Por outro lado, as redes sociais que são bem comuns de promoverem propagandas são o Facebook e Instagram.

Acima de tudo,  é importante que se planeje muito bem essas campanhas. Se elas forem feitas de qualquer jeito ou de maneira amadora, você poderá perder muito dinheiro. 

Antes de decidir investir em uma campanha, estude bastante sobre a prática de tráfego pago.

Tente sempre investir um pouquinho em segmentos diferentes, só dessa forma conseguirá visualizar como os potenciais consumidores vão responder às suas campanhas. Também, quais segmentos darão mais retorno aos seus investimentos.

 

Estude sobre como fazer vendas online em marketplaces 

Um outro meio de conseguir fazer suas vendas online e ganhar dinheiro na internet é estudar sobre os marketplaces.

Caso você não saiba, marketplace é o nome dado a uma plataforma que vai reunir diversos negócios, produtos e serviços.

Logo, ela serve para intermediar a compra entre comprador e fornecedor.

Você, provavelmente, conhece ou já comprou em algumas dessas plataformas, por exemplo: Elo7, Mercado Livre e OLX.

Nesse sentido, se você não tem o dinheiro necessário para investir em divulgação para o seu produto, uma sugestão é começar vendendo através de um marketplace. 

Mesmo que a rentabilidade seja menor, você vai estar em um ponto estratégico, no qual o público alvo está sempre acessando. Assim, com certeza os consumidores chegarão a um de seus produtos ou marca.

 

6. Invista em um bom funil de vendas 

O Funil de Vendas é o caminho que um cliente percorre do momento em que ele conhece uma empresa até a finalização da compra (captação à conversão final). Para que seja percorrido de forma organizada e eficiente, é dever da empresa conhecer a jornada do cliente no momento da compra.

Por isso, esse funil deve ser dividido em etapas: topo, meio e fundo. Você, empresa ou empreendedor, deve produzir conteúdos adequados para cada etapa do funil. Por exemplo, fornecer materiais gratuitos para transformar visitantes em leads. 

 

Topo 

É o estágio que gera reconhecimento da empresa e visa à atração de prospects. Para o dono do negócio essa etapa significa qualificação de leads (tanto os que vêm do marketing quanto os do setor de vendas). 

 

Meio

O foco desta fase é tornar leads em oportunidades concretas de vendas. E como fazer vendas online nesse estágio do funil? A área de vendas da empresa deve conhecer as necessidades do cliente, inclusive o orçamento disponível daquele consumidor.

 

Fundo

Finalmente, esta é a fase final do processo de como fazer vendas online. É a hora de transformar oportunidades em clientes. Aqui, a empresa precisa provar o seu valor por meio de uma proposta atrativa, oferecendo seu produto e/ou serviço. 

Se você quiser saber mais sobre o que é o funil de vendas e sobre como produzir conteúdo para cada etapa, assista nosso vídeo:

 

 

Quando você conhece exatamente o perfil de seu comprador, você pensa, cria e executa ações específicas, personalizadas. Em resumo, aumentam as chances de vender!

É válido destacar, ainda, que isso não termina com o processo de compra. Você precisa manter um vínculo pós-venda com o cliente. Cultive essa relação, nutrindo-o com materiais relevantes de aprendizado a ele. O segredo é frequência e consistência.

 

Como fazer vendas online com a HeroSpark

A HeroSpark tem várias ferramentas para te ajudar a montar seu negócio digital. Você pode criar landing pages, fazer automação de e-mail marketing e criar funis de alta conversão! Tudo o que você precisa para vender na internet em uma única plataforma. 

Comece gratuitamente agora mesmo!

 

pesquisa panorama dos negócios digitais