Instagram Reels: como funciona e 4 ideias

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Os mais de 1 bilhão de usuários do Instagram em todo o mundo com certeza já se depararam com algum vídeo do Reels em seu feed. Ou até mesmo já produziram algum conteúdo com essa ferramenta. 

Afinal, o Reels já é um dos recursos mais utilizados para a criação de vídeos na Internet e está presente em boa parte das postagens no Instagram. 

Entretanto, muito embora seu uso esteja associado à criação de vídeos engraçados, saiba que o Instagram Reels é uma importante ferramenta para quem deseja investir no marketing digital do seu negócio. 

Com ele é possível aumentar a quantidade de seguidores, melhorar o engajamento e estabelecer bons relacionamentos com o seu público. Sendo assim, preparamos este conteúdo, que vai te ensinar como fazer um Reels criativo e de sucesso na sua rede. Veja só!

 

O que é e como funciona o Reels?

O Reels, que surgiu para concorrer com o TikTok, é uma ferramenta do Instagram por meio da qual é possível criar vídeos de até 60 segundos com variados recursos, como:

  • Músicas e sons de fundo;
  • Dublagens;
  • Filtros coloridos;
  • Sobreposição de imagens;
  • Textos diversos;
  • Acelerar ou diminuir a velocidade das imagens e do som ;
  • Apresentar diferentes takes em um mesmo vídeo, entre outros.

Assim, você consegue produzir com facilidade e do próprio celular conteúdos audiovisuais criativos, que despertem a atração do público. 

Para se ter uma ideia, a adesão do Reels foi tão grande que, com a adição dessa ferramenta no Instagram, o número de usuários nessa rede social, no Brasil, aumentou, em um único mês, 4,34%.

Vale dizer que esse foi um crescimento considerável e significativo. Sobretudo quando comparado à média mensal de aumento dos usuários na plataforma, que costuma ser de 1% no Brasil.

Por isso, o Reels pode ser utilizado pelos empreendedores para dar dicas, mostrar tutoriais e bastidores, realizar prévias de lançamento de algum produto ou serviço, entre outras funcionalidades que têm como finalidade o engajamento e o fortalecimento da marca.

Ele é uma das várias estratégias disponíveis para gerar engajamento na rede. No vídeo abaixo, você pode conferir mais algumas dicas:

 

copy com chat gpt , herocreator

Como fazer Reels no Instagram?

A primeira etapa é definir o conteúdo que você produzirá. Será uma dica, um tutorial, bastidores da produção ou lançamento de produto? 

Pense bem no que pode ser atrativo e gerar identificação no seu público e, então, decida o que postar e crie um roteiro para seguir!

Para a produção do Reels, é possível tanto gravar o vídeo na hora, como utilizar aqueles vídeos que já estão armazenados na galeria do celular. 

Entretanto, é preciso lembrar que o Reels pode ter até 60 segundos. Ou seja, pense que o conteúdo a ser produzido deve caber dentro desse tempo permitido.

Tendo definido o conteúdo e o tempo de duração do vídeo, é hora de colocar a mão na massa! Para isso:

  1. Abra o aplicativo do Instagram no celular.
  2. Clique no ícone (+), que está na parte superior da tela, ao lado do ícone de notificações.
  3. Abrirá uma nova tela, na qual aparecerão, na parte inferior, as seguintes opções: “publicar”, “story”, “reels” e “ao vivo”. Clique em “reels”. 
  4. Na nova tela, do lado esquerdo, aparecerão os diversos recursos do Instagram Reels, como: adicionar música, definir o tempo (15, 30 ou 60 segundos), acelerar ou diminuir a imagem, adicionar efeitos e adicionar temporizador. Selecione aqueles que você desejar.
  5. Agora, inicie a gravação do vídeo ou selecione os vídeos que quiser na galeria do seu celular. 
  6. Quando finalizar, confira a prévia do seu vídeo e, se estiver tudo pronto, basta adicionar uma legenda com importantes hashtags e compartilhar no seu feed!
Botão para criar o Reels no Instagram
Menu com os diferentes formatos de criação de conteúdo no Instagram

Quais são alguns exemplos de Reels criativos?

1. Gocase Brasil – Bastidores da produção

Muitos usuários gostam de ver os bastidores da produção de um determinado serviço ou produto e essa é uma estratégia que pode agregar valor à sua marca e deixá-la mais atrativa. 

 

2. Wear Ever – Tutoriais

Ninguém melhor do que você para ensinar as pessoas a utilizarem o seu produto! Por isso, invista em Reels que mostrem como as pessoas podem usá-lo.

 

3. Muisis – Lançamento de produto/serviços

Que tal deixar os seus seguidores ansiosos pelo lançamento de um produto ou serviço? Para isso, mostre pequenas partes dele no vídeo e crie aquela expectativa!

 

4. Páginas Encantadas – Desafios

Os desafios, conhecidos como challenges, são uma ótima forma de engajar os usuários do Instagram e instigá-los a conversar com a sua marca e a divulgá-la.

E então, o que você achou do Reels? Com certeza você vai implementá-lo na sua estratégia de marketing, não é mesmo?

Por isso e para ficar por dentro de todas as outras novidades sobre o marketing digital e aumentar o valor da sua marca, siga a HeroSpark no Instagram. Lá você encontrará muitas dicas importantes e que podem fazer a diferença no seu negócio!

Vá além do Reels

Aprenda a turbinar seu Instagram com este e-book grátis que ensina o passo a passo para impulsionar seus posts sem esforço

Comece agora
Banner_blog_herospark
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *