Thumbnail: o que é, onde e como usar

Da mesma forma que uma headline forte pode atrair muitos leitores, uma thumbnail também pode definir se muitas pessoas vão conferir seu conteúdo, ou não.
Em vez de palavras, thumbnail são pixels que formam uma imagem, mas uma imagem em miniatura do conteúdo original. O arquivo mais leve ajuda no carregamento das páginas e ocupa menos espaço no servidor.
YouTube, Instagram e Google são as redes em que mais se utilizam as thumbnails. Cada uma tem suas particularidades — dimensões, estilos gráficos, funções… por isso é importante saber como usar cada uma nos seus respectivos canais.
Além disso, uma thumbnail é como o elemento de uma vitrine. Se ela não for bem trabalhada, vista como um todo, pode prejudicar a experiência visual.
E então, quer saber o que é e como criar boas thumbnails? Continue a leitura do artigo!
O que você verá:
O que é e como surgiram as thumbnails
Se tratam de versões de tamanho reduzido de fotos ou vídeos, usadas para ajudar a reconhecê-los e organizá-los. Na era das imagens digitais, os mecanismos de busca visual utilizam bastante essas versões em miniaturas.
O termo ‘thumbnail’ faz referência à unha do polegar e, surpreendentemente, essa expressão já foi usada no século XIX para representar uma imagem pequena. Mas, no contexto da tecnologia, foi utilizada pela, primeira vez, na década de 80.
Há quem aproveite as imagens em miniaturas para criar o famoso ‘clickbait’, mais um termo em inglês, que é uma isca de cliques — incita o usuário a clicar por pensar que se trata de um conteúdo x, mas, muitas vezes, aborda um conteúdo y. Embora seja a tática responsável por muitos virais, não é bem-vinda para uma marca, por enganar visitantes e ocasionar perdas de clientes.
Como usar as thumbs
Segundo o YouTube, 90% dos vídeos com melhor desempenho na plataforma possuem thumbs customizadas (não as prontas, feitas a partir de um quadro do vídeo). Do Adobe Photoshop ao Canva, existem programas profissionais e, outros, bastante acessíveis para criar uma.
Vídeos do IGTV e dos Reels são os tipos de publicações que precisam de thumbnails.
Para o IGTV crie imagens .JPG e disponha o conteúdo nas proporções 9:16, 1:1, ou 16:9 (depende de como você realizou a filmagem). As resoluções recomendadas são de 1280 x 720, 720 x 720, ou 720 x 1280 pixels.
Thumbnail para IGTV com conteúdo vertical (9:16). Instagram – HeroSpark
Thumbnail para IGTV com conteúdo horizontal (16:9). Instagram – HeroSpark
Thumbnail para IGTV com conteúdo quadrado (1:1). Instagram – thainaiansen
Já os vídeos do Reels podem aparecer normalmente no feed (proporção 1:1) ou na galeria dedicada aos Reels (proporção 9:16). Para não ter problemas, você pode trabalhar na mesma lógica do IGTV, de deixar o conteúdo mais centralizado (como se fosse uma zona segura), mantendo as margens livres.
Thumbnail para Reels com conteúdo quadrado (1:1). Instagram – esocialmediamas
Thumbnail para Reels com conteúdo vertical (9:16). Instagram – esocialmediamas
YouTube
A proporção das imagens para esta plataforma é de 16:9, na resolução de 1280 x 720 pixels. O site também aceita arquivos no formato .GIF, .BMP e .PNG. Como a comunidade é exclusiva para conteúdos audiovisuais, você precisa caprichar mesmo nas thumbs.
- Priorize cores que contrastam o preto, vermelho e branco do YouTube (como lilás, amarelo, azul e verde — cores vivas, em geral).
- Inclua uma imagem de uma pessoa, o que pode aumentar em até 38% o engajamento dos usuários com seu conteúdo.
- Se aplicável, represente cenas de ação na thumbnail. Exemplo: o vídeo é de um prato especial, então em vez de preencher a thumb com a foto da refeição pronta, tire uma foto preparando-a.
Thumbnail para YouTube. YouTube – HeroSpark
Além de ter cuidado com o nome do arquivo da imagem, legenda, texto alternativo etc.,
as thumbs que aparecem nos resultados da pesquisa orgânica impactam o clique, criam uma antecipação e podem transformar a expectativa do usuário sobre o que é o site de destino. Especialmente quando as buscas são feitas pelo smartphone, as thumbs têm ainda mais importância.
Priorize imagens quadradas (1:1), evite inserir muitos detalhes e elementos em uma única imagem e torne-a informativa (se o conteúdo do site for informativo).
Thumbnails que aparecem em uma busca no Google
Bônus: e-commerce
As miniaturas das lojas virtuais vão além de um diferencial, mas uma oportunidade de exibir uma quantidade maior de produtos e, assim, ter mais chances de mostrar o que o visitante procura de imediato.
As thumbs em landing pages também servem para oferecer produtos similares e, possivelmente, aumentar o valor do carrinho de compras. A maioria das empresas já utilizam esse recurso — como Netshoes, Magazine Luiza, entre outros.
Thumbnails no e-commerce. Fonte – Magazine Luiza
Dicas para produzir sua thumbnail
Sites e programas online já fazem uma parte do trabalho para você
Não é necessário abrir um documento em branco, configurar as dimensões e gerar sua thumb do zero. Hoje existe uma quantidade numerosa de sites e programas gratuitos que possuem o template quase pronto para você preencher com o conteúdo.
Canva e Adobe Spark são ferramentas excelentes para produzir sua miniatura. O Snappa também é muito utilizado para este fim, mas, no seu modo gratuito, limita até cinco downloads de projetos por mês.
Adeque recursos pensando na Consciência de Marca
Um erro bastante comum é o das pessoas fazerem suas thumbs de forma aleatória, sem seguir uma identidade visual e um estilo próprio da marca. Sobretudo no YouTube, é uma falha grave porque os usuários estão expostos a muitos vídeos e, sem um layout que ajude a lembrar do seu canal, menor será o envolvimento.
Se você escolheu editar suas miniaturas uma vez com lilás, amarelo e branco, por exemplo, já que são cores vivas e compatíveis entre si, siga com a mesma paleta por um tempo razoável. Caso faça um rebranding, aí sim seria interessante variar.
Teste tudo o que você aplicou
No mercado digital, a melhor forma de se dar bem é testando o que dá certo. Algumas ferramentas possibilitam o teste A/B com thumbs, como o TubeBuddy. Por mais que existam tantas recomendações, o seu público possui preferências próprias, por isso é importante identificá-las o quanto antes.
Com este artigo, foi possível compreender a importância e como criar uma thumbnail para algumas das maiores redes sociais e até para uma loja virtual.
Se você ficou com alguma dúvida, é só comentar e não se esqueça de nos acompanhar também no YouTube!