7 dicas para trabalho remoto com marketing digital

Trabalho remoto no marketing

O isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 em 2020 abriu espaço para que profissionais de diversas áreas experimentassem um modelo que, até então, parecia mais utópico do que real de ser implementado no Brasil: o trabalho remoto.

Durante quase 2 anos, vivenciamos algo inédito no país e no mundo: tivemos que nos isolar para nos proteger de um vírus que assolou o globo terrestre. Por todo esse período, adaptamos nossa comunicação entre amigos e familiares, improvisamos outras formas de manter o corpo ativo e repensamos nossa maneira de trabalhar.

Hoje, pensar em ir para o escritório todos os dias, enfrentando o trânsito e dedicando boa parte do tempo à locomoção, já não faz mais tanto sentido ao pensar que muitas das tarefas que temos para realizar podem, perfeitamente, ser executadas de diversos lugares que não o escritório, inclusive, nossas casas.

Mas, será que funciona para todo mundo?

Há quem se questione sobre como ficarão as relações entre as pessoas. Outros, ainda, duvidam da produtividade e dedicação do time. Muitos ainda não sabem nem por onde começar a organizar uma rotina com tantas possibilidades e, por que não dizer: flexibilidade.

E é para ajudar os profissionais de primeira viagem nesse papo de trabalho remoto, que separamos 7 dicas para te ajudar no dia a dia de trabalho.

 

1. Mapeie o lugar ONDE você vai trabalhar

Antes de começarmos, é importante esclarecermos uma coisa: trabalhar remotamente não significa só “trabalhar de casa”. Esse foi um regime, praticamente, forçado ao longo desses 2 anos de pandemia. Mas trabalhar remotamente significa trabalhar de onde você quiser.

Sendo assim, tenha em mente o local onde você vai trabalhar. Não precisa ser sempre o mesmo. Você pode variar: um dia trabalhar de um café, em outro de uma livraria, da casa da praia ou até do escritório, se assim preferir.

O importante é que você se planeje para ter tudo que precisa ter para executar seu trabalho, sem grandes imprevistos. Certifique-se de que o local escolhido tem um bom sinal de wi-fi, tomadas para carregar seu laptop e outras necessidades que possam surgir.

 

2. Defina uma rotina

Tenha clara a sua rotina de trabalho e organize-a junto à sua rotina pessoal. É importante que você tenha também seus momentos de pausa, de dedicação a você, sua família, amigos. Estabeleça horários para dedicar-se a uma atividade física, à sua alimentação e ao seu descanso (principalmente, suas noites de sono).

Se preferir, utilize timers para marcar cada bloco de tempo do seu dia “Hora de Focar”, “Hora de Almoçar”, “Hora de Treinar” e cumpra-os até que façam parte do seu ritmo diário.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

 

3. Dedique-se ao networking

Trabalhar remotamente não significa trabalhar isoladamente. Muito pelo contrário!
Participe de eventos, palestras e workshops que possibilitem a conexão com pessoas que você não conhecia, mas são referências na sua área de atuação.

Mantenha o contato com antigos colegas. Seja da universidade ou do último emprego, manter a presença, mesmo que não de forma constante junto a esses grupos, pode render boas oportunidades.

4. Use e abuse de ferramentas

Hoje em dia existem aplicativos para, absolutamente, tudo! Para focar, para meditar, para ajudar a organizar tarefas. Mas tenha em mente que a ferramenta ideal é aquela que você usa. Experimente e descubra quais vão te ajudar e implemente-a no seu dia a dia.

Abaixo, deixamos algumas dicas e sugestões de ferramentas úteis:

  • Fuja do Whatsapp. Utilize o Slack, para comunicação entre equipes;
  • Utilize o Google Drive, One Drive ou Dropbox para armazenar seus arquivos na nuvem e compartilhá-los com outras pessoas – Evite trabalhar em arquivos locais como Planilhas e Documentos no Word;
  • O Trello, Asana ou Notion, podem te ajudar na gestão das suas tarefas individualmente ou com seu time.

 

5. Gerencie seu tempo

No trabalho remoto o tempo passa diferente: você pode intercalar o trabalho com outras tarefas do seu dia a dia como ir à academia, ir ao médico, ao mercado, sair para uma pedalada no meio do dia, jogar videogame ou até tirar aquele cochilo após o almoço. Mas é importante ter disciplina para não perder a mão e conseguir dar conta de todo o trabalho.
Por isso, organize sua agenda, defina horários para cada uma das atividades, reserve momentos para uma concentração plena sem distrações. Isso pode ajudar o seu trabalho a ser mais produtivo e equilibrado à sua rotina.

6. Invista na sua saúde física e mental

Essa dica vale mesmo para quem não está pensando em começar a trabalhar remotamente. Viver de trabalhar não é saudável e nem aconselhável para nenhuma pessoa. Então, preze muito por momentos de dedicação ao seu corpo e à sua mente ao longo da sua rotina de trabalho.

 

7. Invista em você e na sua carreira profissional

Continue investindo no seu conhecimento e entregando um bom trabalho. Aprender ou aprimorar um idioma, acompanhar conteúdos no YouTube ou aprofundar-se em cursos e especializações são importantes para manter o ritmo do seu trabalho e a constância do seu crescimento profissional. A área de Marketing não para de crescer e inovar e sempre existirão coisas novas para aprender. Essas são suas melhores cartas para se conectar com boas oportunidades, de onde você estiver.

 

Está em busca de oportunidades remotas na área de Marketing?

Revise seu currículo e fique de olho nas diversas vagas remotas disponíveis para a área de Marketing! Boa sorte e bom trabalho.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.