Trending topics: o que são, como funcionam e como aparecer neles? [2023]

trending topics
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você é um usuário assíduo das redes sociais, provavelmente já se deparou com o termo “trending topics”. Essa é uma poderosa ferramenta para acompanhar as discussões mais relevantes e engajar-se com o público nas redes sociais.

Ao entender como eles funcionam e seguir as dicas práticas mencionadas neste artigo, você estará mais preparado para aproveitar ao máximo essa tendência e aumentar sua visibilidade no Twitter.

Mas afinal, o que são os trending topics? Como funcionam? E como é possível aparecer neles? Neste artigo, vamos explorar essas questões e fornecer dicas práticas para que você possa aproveitar ao máximo essa tendência. Vamos lá!

O que são trending topics?

Os trending topics, traduzido do inglês como “assuntos em alta”, são os temas mais populares e discutidos em determinado momento nas redes sociais. São as palavras-chave ou hashtags que estão recebendo um alto volume de menções e compartilhamentos em plataformas como o Twitter, Facebook e Instagram.

Esses tópicos podem variar amplamente, abrangendo desde eventos atuais, notícias importantes, lançamentos de filmes, séries e músicas, até assuntos que viralizaram na internet.

O objetivo dos trending topics é permitir que os usuários estejam atualizados sobre os assuntos mais relevantes e participem das conversas em tempo real.

Como funcionam os trending topics no Twitter?

O Twitter é conhecido por popularizar os trending topics e torná-los amplamente visíveis para os usuários. Os trending topics no Twitter são exibidos na barra lateral ou no topo da página inicial, dependendo da plataforma que você estiver usando.

A plataforma utiliza um algoritmo complexo para identificar os tópicos que estão em alta. Ele analisa o volume de menções e compartilhamentos de determinada palavra-chave ou hashtag em um determinado período de tempo. Quanto mais rápido e maior o aumento nas interações, maior a chance de um tópico entrar na lista de trending topics.

Quais fatores influenciam nos tópicos que aparecem para cada pessoa?

Os trending topics no Twitter são influenciados por uma série de fatores que ajudam a determinar quais tópicos são exibidos para cada pessoa usuária. Aqui estão alguns dos principais elementos que afetam os trending topics personalizados:

Localização geográfica

O Twitter leva em consideração a região ou o país em que a pessoa está localizada para oferecer tópicos relevantes e atualizados para aquela área específica. Isso significa que os trending topics podem variar de acordo com a localização, permitindo que as pessoas acompanhem os eventos e discussões que são mais relevantes para sua região.

Interesses e conexões

A plataforma analisa o histórico de interações, os perfis que a pessoa segue, as postagens que ela curte e retweeta, entre outros dados, para compreender seus interesses e preferências. Com base nesses dados, o algoritmo do Twitter seleciona os trending topics que são mais relevantes para a pessoa, oferecendo uma experiência personalizada.

Promoção de marcas e campanhas

O Twitter também permite que as marcas promovam conteúdo e hashtags específicas por meio de campanhas pagas. Essas campanhas podem influenciar nos trending topics, especialmente quando uma marca lança uma campanha promocional em grande escala. Esses tópicos patrocinados podem aparecer nos trending topics para um público segmentado ou até mesmo para um público mais amplo, dependendo do alcance da campanha.

Como ver os trending topics Brasil? Passo a passo

Se você está interessado em descobrir os trending topics específicos do Brasil, aqui está um passo a passo simples:

copy com chat gpt , herocreator
  • Abra o aplicativo do Twitter ou acesse o site através do seu navegador.
  • Na página inicial, role para baixo até encontrar a seção “Tendências” ou “O que está acontecendo”.
  • Nessa seção, você verá os trending topics do Brasil. Eles são exibidos em forma de lista, com a palavra-chave ou hashtag mais mencionada no topo.
  • Lembre-se de que os trending topics podem variar dependendo da sua localização e configurações de idioma.

Como ver os trending topics mundiais no Twitter? Passo a passo

Se você deseja visualizar os trending topics em nível mundial no Twitter, siga estes passos:

  • Abra o aplicativo do Twitter ou acesse o site pelo seu navegador.
  • Na página inicial, clique ou toque no ícone de “Explorar” ou na barra de pesquisa.
  • Na página de Explorar, você encontrará uma lista dos trending topics globais. Eles são organizados por país e região, permitindo que você acompanhe as tendências em todo o mundo.
  • Essa função é especialmente útil para quem quer estar por dentro dos acontecimentos em escala global e entender o que está sendo discutido em diferentes partes do mundo.

Como aparecer nos trending topics do Twitter?

Conheça o público-alvo e os interesses

Para aumentar suas chances de entrar nos trending topics, é fundamental compreender o público-alvo que você deseja alcançar. Faça uma pesquisa detalhada sobre os interesses, preferências e necessidades do seu público.

Analise os tipos de conteúdo que eles compartilham e interagem com mais frequência. Isso ajudará você a criar tweets e hashtags que ressoem com o seu público e tenham maior potencial de viralização.

Além disso, acompanhe as tendências e os eventos atuais que são relevantes para o seu nicho. Ao participar de conversas relacionadas a esses tópicos, você aumentará suas chances de ser notado e compartilhado.

Use hashtags relevantes

Ao usar hashtags relevantes e populares, você aumenta a visibilidade do seu conteúdo e a probabilidade de ele ser descoberto por outros usuários. Pesquise quais hashtags estão em alta e são relevantes para o seu conteúdo.

No entanto, evite o uso excessivo de hashtags em um único tweet, pois isso pode parecer spam e prejudicar sua credibilidade. Escolha algumas hashtags-chave que realmente representem o conteúdo do seu tweet e inclua-as de forma natural.

Além disso, crie sua própria hashtag exclusiva para sua marca ou campanha. Incentive seus seguidores a usarem essa hashtag ao interagir com seu conteúdo, o que ajudará a aumentar sua visibilidade e engajamento.

Seja original e criativo

A originalidade e a criatividade são essenciais para se destacar em meio à vasta quantidade de conteúdo compartilhado no Twitter. Procure oferecer uma perspectiva única ou uma abordagem inovadora sobre um tópico popular. Isso chamará a atenção dos usuários e aumentará as chances de compartilhamento e engajamento.

Use também elementos visuais, como imagens, GIFs ou vídeos, para tornar seu tweet mais atraente e interessante. Tweets com conteúdo visual têm maior probabilidade de serem compartilhados e retweetados.

Interaja com outros usuários

A interação é fundamental para aumentar sua visibilidade no Twitter e entrar nos trending topics. Responda a tweets de outras pessoas, participe de discussões relevantes e compartilhe conteúdo interessante de outros usuários.

Isso não apenas demonstra que você está ativamente engajado na comunidade do Twitter, mas também cria conexões e parcerias com outros usuários.

Quando você interage com outros de maneira genuína, há maior probabilidade de que eles também interajam com o seu conteúdo, aumentando assim a visibilidade e o potencial de viralização.

Os trending topics são uma poderosa ferramenta para acompanhar as discussões mais relevantes e engajar-se com o público nas redes sociais. Ao entender como eles funcionam e seguir as dicas práticas mencionadas neste artigo, você estará mais preparado para aproveitar ao máximo essa tendência e aumentar sua visibilidade no Twitter.

Tudo isso faz parte do marketing digital feito com qualidade e estratégia. Para aprender mais estratégias, baixe gratuitamente o seu Kit de Marketing Digital.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *