empreender com a herospark

Uma das empresas mais bem sucedidas no mundo digital e no entretenimento, a Netflix também desponta como precursora quando o assunto é a conexão com o público. Por isso, analisar seu sucesso é a melhor forma de aprender como vender todos os dias os seus produtos ou serviços na internet, com eficiência e praticidade para o seu negócio.

Fundada em 1997, a Netflix surgiu como uma empresa que alugava DVDs nos Estados Unidos em formato de assinatura. No entanto com a evolução da internet, o público passou a realizar mais downloads de filmes do que alugá-los em uma locadora.  Algo que em pouco tempo tornaria as empresas do ramo obsoletas.

Confira a seguir as principais estratégias responsáveis pelo sucesso da Netflix!

 

Processos necessários para vender todos os dias

Uma das primeiras lições de marketing da Netflix foi exatamente a que a tornou um gigante no mundo de hoje: analisar o mercado e visão de longo prazo. Afinal, para que apostar em um modelo de negócio que está com os seus dias contados? 

 

1. Saiba o que você vende

Parece uma regra básica, mas no fundo ela é bem complexa. Por isso, responda rápido: o que a Netflix vende?

Se você respondeu filmes e séries sob demanda, acredite, a resposta está errada. E sabe por quê?

Vamos voltar ao passado e lembrar da maior concorrente da Netflix: a Blockbuster.

A empresa era até então líder de mercado e tinha sido sondada pelos criadores da Netflix para adquiri-la diante de um novo objetivo: tornar virtual o aluguel de filmes.

Em outras palavras: alugar filmes para serem vistos na internet. 

A Blockbuster negou a proposta alegando ser uma locadora de filmes e não uma empresa de tecnologia. Uma visão errada de mercado que a fez fechar as portas pouco tempo depois.

Respondendo a pergunta anterior: a Netflix vende entretenimento. Ao entender o que você vende, mesmo que o seu produto ou serviço saia em desuso, você sobrevive.

 

2. Diferencie-se da concorrência

No mundo do marketing existe uma estratégia conhecida como Oceano Azul.

Trata-se de enxergar novas oportunidades em um mercado cada vez mais saturado, chamado de Oceano Vermelho. 

Quando a Netflix pensou em diferenciar da concorrência, ela analisou quais eram os produtos ou serviços que outras empresas do ramo ofereciam. 

Depois, decidiu criar algo que ainda não estava sendo ofertado ao consumidor. E fez isso com base em uma oportunidade de mercado: a má qualidade dos filmes baixados pela internet. A partir daí, desenvolveu esforços para vender todos os dias.

Acompanhe o raciocínio: se a forma como as pessoas consomem filmes e séries está mudando, então uma empresa deveria identificar essa nova forma de consumo e oferecer algo que tenha aderência a um médio ou longo prazo. 

 

3. Encontre o seu tom de voz

Case máximo de sucesso em comunicação na internet, a Netflix tornou-se uma marca amada pelo público dentro e fora das redes sociais. E esse amor dura até os dias de hoje. Mas, qual é o segredo?

É simples! Fale a mesma língua que o seu público. Para vender todos os dias, é preciso conhecê-lo bem. Saber dos seus gostos, da sua faixa etária, como ele se comunica na internet com outras pessoas nas redes sociais, entre outros aspectos. 

Uma boa maneira de encontrar o tom de voz perfeito para a sua marca é construir uma persona, ou seja, um avatar do seu cliente ideal. Assim, além de descobrir informações valiosas sobre o público que você quer atingir, também é possível criar estratégias de marketing assertivas para ele.

 

4 – Faça um atendimento eficiente e empático

De nada adianta uma marca ser super querida nas redes sociais e ter um atendimento ao consumidor frio e distante. Por isso, é importante dar a mesma atenção para todos os pontos de contato da sua empresa e alinhar entre eles o mesmo tom de voz. 

Sua empresa é como um indivíduo, para gerar confiança e simpatia do público, ela precisa ser a mesma em todos os lugares. Seja na internet, nas redes sociais ou na sua comunicação offline. E o atendimento ao cliente é uma das estratégias mais importantes para o seu posicionamento e retenção de clientes.

Tenha uma equipe bem treinada, que entenda os valores da empresa e os reproduza no dia a dia do trabalho. Com a Netflix, basta fazer um teste e ligar para o suporte técnico e você perceberá a mesma simpatia que a empresa possui nas redes sociais.

Este deve ser seu foco mesmo que você não tenha uma equipe trabalhando com você. A tarefa é complexa, mas essencial para vender todos os dias.

 

5 – Saiba onde a sua audiência está

A Netflix entendeu exatamente onde o seu público estava e foi atrás dele.

Criou estratégias pautadas nas redes sociais e se relacionou com o consumidor como uma pessoa nova chegando para fazer amizade.

De um jeito natural, descolado e criativo, bem no estilo de como a internet funciona.

Faça o mesmo com a sua empresa. Descubra em quais lugares o seu cliente está e desenvolva estratégias focadas nesses espaços, sejam eles redes sociais ou espaços offline, como jornais ou revistas.

Aproxime-se ao máximo da sua audiência e as chances de vender todos os dias aumentarão.

 

6 – Crie um modelo de assinatura para o seu negócio

A Netflix, desde os seus primórdios, entendeu a necessidade de ter clientes fidelizados, garantindo sua receita mês a mês.

Sendo assim, já criou diferenciação oferecendo um modelo de assinatura de DVDs. Mesmo com as transformações no mercado, a ideia de venda por recorrência se manteve. 

Mais vale um índice de lucros constantes do que altos e baixos para o seu negócio, não é mesmo? Se você não sabe como funciona um modelo de assinatura, nós explicamos!

Através deste modelo, é possível vender todos os dias, já que novas assinaturas são geradas com frequência.

 

Como funciona o modelo de assinatura?

Com o modelo de assinatura, é possível que um empreendedor tenha um lucro recorrente e crie diversas vantagens para seus consumidores. 

Nesse tipo de modelo, os clientes optam por um plano de assinatura e o pagamento é cobrado todos os meses. Assim, os clientes recebem em cada um box de produtos ou têm acesso a um serviço, algo que seria bem mais caro se fosse consumido fora desse modelo.

Esse modelo de negócio pode ser utilizado em empresas de qualquer segmento de mercado. O mais importante é que você ofereça exclusividade, praticidade, bons preços e, principalmente, experiência de consumo personalizada.

Quais são as vantagens de um modelo de assinatura? 

Além da previsibilidade de lucro e receita mensal, um modelo de assinatura também possibilita benefícios como:

  • Flexibilidade dos preços: Um modelo de assinatura ajuda, e muito, a sua empresa a tornar os preços cada vez mais vantajosos para o seu cliente. Você pode criar planos desde os mais baratos até os mais caros, sempre de acordo com as necessidades do consumidor.
  • Controle do seu estoque: A previsibilidade dos lucros possibilita que você produza apenas o que será vendido. Evitando perdas desnecessárias para o seu negócio.
  • Redução da inadimplência: Para obter o seu produto no mês seguinte, seu cliente deve estar com a mensalidade em dia. Sem contar que uma experiência irresistível o consumo mês a mês.
  • Fidelização do cliente: Afinal, cliente fidelizado é que faz o seu negócio crescer. 

 

Como fazer um modelo de assinatura eficiente? 

Para isso, conte com a HeroSpark! A plataforma oferece soluções completas para lançar negócios na internet, inclusive por modelo de recorrência e assinatura.

Funciona assim: você tem o seu produto e o publica na plataforma da HeroSpark. Em seguida, é só criar uma oferta do tipo assinatura, onde a cobrança é feita mensalmente até que você ou o seu cliente cancele.

Além disso, a plataforma também permite hospedar produtos, criar funis e páginas de venda e automatizar envios de e-mail.

Utilize o modelo de assinatura para escalar o seu negócio! Comece gratuitamente agora mesmo!

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *