Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como identificar tendências do mercado em 7 passos

como identificar tendências do mercado_HeroSpark

Se você é um empreendedor digital, precisa ficar atento às novidades relacionadas ao seu nicho de atuação. Dessa forma, é possível sair na frente da concorrência e conquistar cada vez mais clientes. Mas, afinal, como identificar as tendências do mercado?

Existem alguns passos que precisam ser adotados no seu dia a dia para que você possa acompanhar as mudanças do mercado. Para ajudar você nesta tarefa, separamos neste texto as principais maneiras para identificar essas tendências. Diante disso, continue a leitura e confira!

O que são tendências de mercado?

As tendências de mercado indicam um comportamento de consumo futuro, que, por sua vez, é duradouro e consistente. Ou seja, tem grande potencial de se tornar uma realidade. Em contrapartida, um modismo é algo imprevisível que vem na mesma velocidade na qual desaparece. Por isso, é essencial que você saiba diferenciar as tendências dos modismos passageiros.

Mas, por que é indispensável acompanhar as tendências do mercado? Imagine que você pretende lançar um infoproduto e existe uma nova tendência no seu nicho. Se não aproveitar esse novo conceito na construção do seu produto digital, é possível que você perca clientes para a concorrência que estava antenada nas novidades.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como identificar tendências do mercado em 7 passos?

Agora vamos apresentar os principais passos para que você saiba como identificar tendências do mercado. Continue a leitura e acompanhe!

1. Acompanhe os influenciadores do seu nicho

É essencial que você identifique e acompanhe os influenciadores que movimentam o seu nicho de mercado. Para isso, verifique constantemente as redes sociais, o podcast, o blog, entre outros canais de contato dessas pessoas para identificar as possíveis tendências de mercado.

Lembre-se de que os influenciadores lançam as novidades e elas podem virar tendências de uma noite para outra. Por isso, é imprescindível que você esteja antenado nas postagens que eles publicam no dia a dia.

2. Faça pesquisas com os clientes

Você sabia que os clientes podem ser indicadores de tendências? Isso mesmo! O feedback deles coletado por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas ajuda a identificar as suas expectativas em relação aos seus infoprodutos.

Isso porque quando os clientes estão insatisfeitos com alguma funcionalidade ou característica do produto digital, você pode fazer os ajustes necessários para que o seu próximo lançamento tenha maior aceitabilidade diante do mercado.

3. Aplique pesquisas de mercado

Também é possível identificar as tendências por meio de pesquisas de mercado. Essa ferramenta ajuda a coletar dados relacionados ao nicho, aos concorrentes e aos clientes. Elas podem ser aplicadas por você ou por uma empresa especializada.

Dessa forma, fica mais fácil compreender os movimentos do mercado e as possíveis tendências que estão por vir. Ou seja, você consegue identificar as oportunidades que podem ser aproveitadas. A partir dessas informações, podem ser criadas estratégias mais eficientes.

4. Acompanhe os concorrentes

Outro passo importante na identificação das tendências do mercado, é verificar o que os concorrentes estão fazendo. Para isso, você pode acompanhar as redes sociais, o blog, o site, entre outros meios de comunicação utilizados por eles.

Diante disso, é possível verificar quais são as estratégias usadas, bem como qual é a avaliação que os clientes fazem deles. Esses dados coletados podem ajudar a compreender melhor o mercado e as suas nuances.

5. Observe os padrões de consumo

É importante observar os padrões de consumo para evitar cair na tentação de usar as modinhas como referência para a criação de novos produtos digitais. Além disso, você precisa criar mecanismos para conseguir diferenciar o que é uma moda passageira e o que é uma tendência de mercado. Dessa forma, você não fica perdendo tempo com modismos.

6. Use sites especializados em tendências

Existem sites que são especializados em acompanhar, estudar e fornecer dados sobre as tendências do mercado. Dessa forma, você pode usar essas informações no momento da criação de estratégias para a construção ou a reformulação de um infoproduto.

Nesse caso, não fique apenas restrito aos sites brasileiros. Lembre-se de que as tendências são lançadas primeiro na Europa ou nos Estados Unidos. Por isso, faça pesquisas também em sites europeus e americanos.

7. Utilize ferramentas para identificar as tendências

No mercado temos muitas ferramentas gratuitas e pagas disponíveis para que você possa identificar as tendências. Dentre elas podemos citar as principais ferramentas do Google, como o Google Analytics, o Google Alerts e o Google Trends.

Por meio delas, você pode verificar quais são as palavras-chaves ou os assuntos mais buscados na Internet, ou seja, elas indicam qual é o interesse das pessoas naquele momento. Também é possível utilizar o CRM (Customer Relationship Management) para identificar o padrão de consumo dos seus atuais clientes.

Agora que você já sabe como identificar tendências do mercado, que tal conhecer o nosso programa de aceleração SparkStart? O curso pode ajudar você a compreender as tendências do mercado e transformá-las em produtos digitais altamente lucrativos.

 

Mais artigos para você

Divulgação de cursos online: saiba como fazer

Não basta criar um infoproduto, é necessário aprender a fazer a divulgação do curso online. Lembre-se: quem não é visto, …

4 dicas para impulsionar no Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e é uma das mais estratégicas para quem …

mLabs: planos e características

Você já ouviu falar nas ferramentas de gerenciamento de redes sociais? Atualmente, existem muitas opções de ferramentas no mercado. Uma …

URL amigável: o que é e por que ter uma

Você produz ótimos conteúdos em seu site ou blog, mas recebe pouquíssimos acessos? Se esse é o seu problema, saiba …

Estratégia digital: o que é e como montar uma de sucesso

Para atuar no marketing digital é necessário investir em planejamento, caso contrário os seus objetivos não serão alcançados. Diante disso, …

Inbound e outbound: descubra as diferenças e qual usar

Se você é um infoprodutor, precisa conhecer todas as estratégias de marketing digital existentes no mercado para conseguir atrair a …