Autoresponder: por que investir neste recurso?

Close de pessoa segurando um celular e usando o WhatsApp. Texto da imagem: autoresponder
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito vantajoso para empreendedores que costumam divulgar seus trabalhos aos clientes através do e-mail ou comunicam-se pelo WhatsApp.

Afinal, você com certeza não tem tempo de ficar respondendo a todas as pessoas, assim, o autoresponder é muito útil para o seu negócio. Leia mais sobre o assunto a seguir! 

 

O que é autoresponder?

Autoresponder é nada mais do que um programa feito para responder mensagens automaticamente no e-mail ou WhatsApp Business, por exemplo. Essa é uma ferramenta de uso muito comum para empresas que procuram usar o marketing para alavancar sua visibilidade, empresas que trabalham na área e até mesmo para pequenos negócios.

Hoje em dia, é muito frequente receber esse tipo de resposta automatizada – você mesmo já deve ter recebido alguma ao tentar entrar em contato com alguma empresa ou empreendimento.

O autoresponder permite que você selecione uma mensagem específica para ser enviada a todas as pessoas que tentarem entrar em contato com você até que haja a possibilidade de respondê-las particularmente. 

Alguns benefícios dessa ferramenta são a agilidade de atendimento, a comunicação mais eficiente com o público e a satisfação do cliente, já que ele terá a resposta automaticamente, sem necessidade de esperar.

 

Como autoresponder funciona no e-mail e por que ele é importante?

A procura por produtos digitais cresceu e o mesmo aconteceu com as ferramentas de e-mail marketing. Como consequência, ficou ainda mais difícil poder responder os clientes rapidamente.

É aí que o autoresponder te ajuda. Isso porque ele promove um atendimento rápido e faz com que sua empresa acabe tendo uma boa reputação com os clientes e prospects.

Assim, ele é importante porque te ajuda a expandir o funil de vendas e, também, a gerar novos leads

A função de autoresponder fica dentro de outro programa já existente de disparo de e-mails. As mensagens podem ser simples ou complexas, longas ou curtas. Ele será um e-mail programado para ser disparado automaticamente toda vez que houver uma interação. 

Um bom exemplo é o e-mail de boas-vindas enviado toda vez que uma pessoa nova se inscreve para receber notícias sobre uma empresa ou produto.

Existem outros tipos, claro, como o de agradecimento, o transacional, o pós-venda (em que você pode perguntar como está a satisfação do cliente com o produto, serviço ou atendimento), o de contagem regressiva e o que é ativado pelas datas festivas (Natal, Páscoa, aniversário, entre outros).

 

Autoresponder funciona no WhatsApp? 

Por mais que seu uso seja mais comum no e-mail marketing, o recurso também pode ser usado para WhatsApps Business, um aplicativo que tem sido muito usado durante a pandemia por empresários para conversarem com clientes. Logo, se faz útil um programa que ajude a mandar respostas automáticas quando você não está disponível.

copy com chat gpt , herocreator

Um exemplo muito frequente da ferramenta autoresponder no WhatsApp Business, é uma mensagem automática que informe seu horário de trabalho, enviada em um momento em que você não está em horário comercial. 

 

Mais exemplos de uso da ferramenta autoresponder

O programa autoresponder foi criado justamente para otimizar o tempo dos empresários, que antes era gasto para responder mensagens.

Utilizar essa ferramenta é melhorar a forma como você trabalha e como você entra em contato com os seus clientes, assim, é uma alternativa perfeita para pequenas ou grandes empresas.

Você pode criar através do autoresponder, por exemplo, uma mensagem de boas-vindas a todos os clientes que te mandarem um e-mail ou uma mensagem de texto.

Ou então pode escrever um texto maior e mais completo, com mais informações, explicando que entrará em contato assim que possível. É para isso que serve a mensagem automática.

É muito útil para ser usado também quando você tira umas férias ou por algum outro motivo ficará indisponível por algum tempo.

O autoresponder irá mandar uma mensagem automática a todos que entrarem em contato com você, explicando o motivo da sua ausência e dizendo quem eles podem contatar enquanto você não está trabalhando.

 

Autoresponder é útil para o marketing digital?

Antes de pensar em utilizar uma ferramenta para autoresponder, você precisa ter uma boa plataforma e estratégia de e-mail marketing.

Dessa forma, no marketing digital, uma ferramenta se conecta a outra para agilizar e otimizar seu tempo, suas economias e sua vida.

Assim, é preciso investir em ferramentas que realmente trarão bons resultados ao seu negócio, e o autoresponder para WhatsApp Business ou e-mail é uma delas.

Se você ainda não conhece as estratégias de marketing digital, o SparkStart é um programa de aceleração gratuito com estratégias para criação de produtos digitais lucrativos.

Você terá aulas sobre marketing digital, e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes sociais e muito mais. Através dela, você irá conseguir criar um funil de vendas de alta conversão, gerando resultados reais para sua empresa.

Ainda, com SparkStart, você aprende tudo isso em pouco tempo e melhora a reputação de seu negócio. O curso é gratuito e vai te ajudar a tirar suas ideias que estão há muitos anos escritas num pedaço de papel.

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *