Persona: O que é e como criar para seu negócio digital?

Imagem de blocos formando a palavra persona
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Um dos primeiros passos no momento de criar um negócio é entender para quem você vai vender. Afinal, um empreendimento não sobrevive sem clientes. É aí que entra a persona.

Mais do que seu público-alvo, a persona deve se tornar uma figura palpável, muitas vezes com nome, endereço e uma rotina diária. O resultado disso é uma comunicação mais assertiva e maiores possibilidades de conversão.

Para saber mais sobre o que é uma persona, como criá-la e as vantagens desse processo continue lendo este artigo – ou, se preferir, veja este vídeo:

Crie seus produtos digitais de forma simples e de acordo com sua persona. Tenha sua área de membros integrada e checkout otimizado. Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e comprove na prática.

O que é uma persona?

Persona é a construção do cliente ideal, isto é, a personificação do seu público-alvo

Literalmente, são personagens semi-fictícios construídos com base em dados que servem para delimitar melhor as estratégias de comunicação da sua marca com o público.

 Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Embora apresentem conceitos semelhantes, o público-alvo se difere ao ser mais abrangente do que a persona.

O público-alvo define-se através das principais características de um determinado grupo de pessoas, como gênero, faixa etária e hábitos de consumo. Porém, não é exemplificado para uma pessoa só, como é o caso da persona. 

Por que definir uma persona?

A história do amigo imaginário pode soar infantil, mas ajuda a ilustrar o que se pretende. 

Está claro que o ponto de partida não será sua mente criativa, mas a persona precisa ser uma imagem tangível. Você precisa conhecê-la tão bem e ter tanta intimidade quanto tinha com seu amigo imaginário.

Há empresas que utilizam até fotos ou ilustrações com a descrição da persona (nome, idade, histórico, medos e aspirações) em lugares visíveis para que todos os envolvidos na organização possam conhecê-la. 

Assim, as vantagens de saber com quem se fala são muitas. Entre elas podemos citar:

Comunicação mais eficiente

Ao conhecer o público com mais profundidade, é possível adotar estratégias de marketing que vão proporcionar uma entrega de mensagem mais eficiente.

Isso porque desenvolve-se uma visão mais clara e objetiva do que a persona quer receber como conteúdo e ouvir da marca. Então, a comunicação se torna mais assertiva. 

Ajuste do tom de voz da marca

Para saber de qual maneira falar, se será mais formal ou informal, por exemplo, a definição da persona é essencial.

Afinal, é por meio dela que entendemos como devemos escrever textos e fazer campanhas de vídeo de forma que chame a atenção do cliente ideal.

Humanização

Definir seu conteúdo e produto com alguém em mente torna o processo de criação muito mais fácil, assertivo e personalizado. 

Com isso, o lead sabe que está sendo bem representado, o que traz a humanização como um ótimo benefício para sua marca. 

Como definir sua persona?

Se você já tem um negócio, mas ainda não definiu a sua persona, use todos os dados à sua disposição para isso. 

copy com chat gpt , herocreator

O ponto de partida é fazer um levantamento socioeconômico a partir da sua base de clientes. Nesse sentido, os principais itens a serem identificados são:

  • Faixa-etária;
  • Bairro de residência;
  • Bairro de trabalho;
  • Gênero;
  • Escolaridade.

Além dos dados quantitativos, se possível, é interessante aprofundar sua pesquisa. Assim, se estiver ao seu alcance, invista em grupos focais de 3 a 5 pessoas para angariar outras informações que sejam relevantes. 

Lembre-se: o foco é entender como essa pessoa pensa e em que baseia suas decisões. 

Veja abaixo uma pequena lista de itens importantes para levantar:

Hábitos de consumo

Identifique os hábitos de consumo do seu cliente, não apenas do seu produto, mas também de outras mercadorias e serviços.

Além disso, verifique se o público está disposto a pagar frete, como enxergam o custo do seu produto, entre outros pontos. 

Hábitos sociais

Analise o que a sua persona faz aos finais de semana, quem são seus amigos, como se locomove e o tempo gasto de casa ao trabalho.

Levante também:

  • Estado civil;
  • Se tem filhos;
  • Hábitos na internet, como quais redes sociais usa e porquê;
  • Quem são seus influenciadores favoritos;
  • Os canais que segue.

Essas são algumas perguntas que vão ajudar a entender também os valores dessa persona e o que influencia diretamente nas suas escolhas.

Caso não seja possível fazer a pesquisa pessoalmente, use formulários on-line ou por e-mail. Poste-os em grupos nas redes sociais. 

E para aumentar a participação, você pode usar bônus, como:

  • Cupons de desconto;
  • E-books grátis;
  • Amostra grátis do seu produto ou serviço.

Exemplo de Persona

Para ilustrar o conceito de persona, vamos abordar um exemplo fictício.

Digamos que o seu produto digital é um curso on-line, onde você explica tudo sobre bebês: banhos, rotinas, introdução alimentar, entre outros. 

O primeiro passo é identificar que o curso é para uma mulher e mãe, certo? Agora veja a seguir como podemos desenvolver a persona:

Emilly tem 26 anos e está grávida. Ela trabalha em um escritório de advocacia e seus dias de licença estão prestes a chegar. Emilly não tem irmãos, e não teve oportunidade de cuidar de nenhum bebê quando era mais nova.

Ela não quer ficar pedindo ajuda para seus familiares o tempo todo, e está com medo de como é ser mãe. Tem muitas coisas a se pensar em relação ao bebezinho e ela se sente perdida desde já. Mas não quer estar despreparada quando o seu filho nascer e precisa de uma solução que seja fácil de entender e rápida de visualizar. 

Seu marido a apoia em suas decisões, mas ele está um pouco ausente por causa do trabalho. Ela também não deseja sobrecarregá-lo. Emilly se sente sozinha mas está disposta a fazer tudo o que for necessário para ser uma boa mãe desde o princípio. 

Conseguiu perceber que, depois de definir a persona, fica mais fácil entender seus desejos e pode trabalhar em cima disso? 

[BÔNUS] Gerador de persona gratuito

Pensando em facilitar essa etapa tão importante, que é a construção do perfil do cliente ideal, a HeroSpark criou uma ferramenta geradora de personas, totalmente gratuita. 

Ela possui opções de preenchimento que vão te auxiliar a desenvolver perfeitamente a persona do seu negócio. Assim, você fará campanhas mais persuasivas e que atinjam a audiência necessária. E o melhor: ela é simples e fácil de usar. 

Portanto, confira mais sobre ela aqui!

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *