Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Buyer Persona: Conheça seu cliente ideal

persona

Crie sua persona, o consumidor para quem seu negócio existe e melhore sua comunicação

 

Um dos primeiros passos no momento de criar um negócio é entender para quem você vai vender, afinal, um empreendimento não sobrevive sem clientes. É aí que entra a buyer persona. Mais do que seu público-alvo, a persona deve se tornar uma figura palpável, muitas vezes com nome, endereço e uma rotina diária. O resultado: uma comunicação mais assertiva e maiores possibilidades de conversão.

 

Para saber mais sobre o que é uma persona, como criá-la e as vantagens desse processo continue lendo este artigo.

 

O que é uma persona

O conceito de persona surgiu há aproximadamente 5 anos na área de marketing. Trata-se da construção do cliente ideal. É a personificação do seu público-alvo. Literalmente são personagens semi-fictícios construídos com base em dados que servem para delimitar melhor as estratégias de comunicação da sua marca com o público.

 

Diferença entre persona e público-alvo

Com o tempo e a mudança de hábitos dos consumidores, sem contar a rapidez com que as faixas geracionais estão mudando, o termo público-alvo passou a se tornar demasiadamente abrangente. Se contarmos com a evolução das ferramentas de marketing, principalmente nas redes sociais, que permitem impulsionamento por faixa-etária, localização, entre outros dados específicos, faz muito mais sentido atualmente ter melhor definida a imagem do seu consumidor.

 

Mas por quê definir uma persona?

 

A história do amigo imaginário pode soar infantil, mas ajuda a ilustrar o que se pretende. Está claro que o ponto de partida não será sua mente criativa, mas a persona precisa ser uma imagem tangível. Você precisa conhecê-la tão bem e ter tanta intimidade quanto tinha com seu amigo imaginário.

 

Há empresas que utilizam até fotos ou ilustrações com a descrição da persona como nome, idade, histórico, medos e aspirações em lugares visíveis da empresa para que todos os envolvidos na organização possam conhecê-la. 

 

As vantagens de saber com quem se fala são muitas. Entre elas podemos citar:

 

Direcionamento de esforços

Toda estratégia tem um objetivo e para alcançá-lo pelo caminho mais curto é determinante conhecer os hábitos de consumo do seu cliente. Saber o que sua persona quer ouvir e quando te ajuda a planejar sua comunicação da maneira mais eficiente.   

 

Consistência nas ações

Ter um discurso coerente é essencial para estabelecer autoridade. E para construir um relacionamento duradouro entre cliente e marca é essencial entregar o que é esperado. 

 

Humanização

Definir seu conteúdo e produto com alguém em mente torna o processo de criação mais fácil e mais assertivo. Pense comigo, é mais fácil apresentar um produto e convencer um amigo ou uma pessoa desconhecida?

 

Como estabelecer sua persona

Se você já tem um negócio, mas ainda não definiu sua persona, use todos os dados à sua disposição para isso. Faça um levantamento socioeconômico a partir da sua base de clientes identificando faixa-etária, bairro de residência, bairro de trabalho, gênero e escolaridade. Esses são alguns dos pontos de partida para construção do seu cliente ideal.

 

Além dos dados quantitativos, se possível, é interessante aprofundar sua pesquisa. Se estiver ao seu alcance, invista em grupos focais de 3 a 5 pessoas para angariar outras informações que sejam relevantes. Lembre-se, o foco é entender como essa pessoa pensa e em que baseia suas decisões. Veja abaixo uma pequena lista de itens importantes para levantar:

 

Hábitos de consumo

Não só do seu produto, mas de outras mercadorias e serviços; se estão dispostos a pagar frete; como enxergam o custo do produto.

 

Hábitos sociais

O que ela faz aos finais de semana, quem são seus amigos, como se locomove, tempo gasto de casa ao trabalho;

  • estado civil;
  • se tem filhos;
  • hábitos na internet: quais redes sociais usa e porquê, quem são seus influenciadores favoritos, os canais que segue.

 

Essas são algumas perguntas que vão ajudar a entender também os valores dessa persona, o que influencia diretamente nas suas escolhas.

 

Caso não seja possível fazer a pesquisa pessoalmente, use formulários on-line ou por e-mail. Poste-os em grupos nas redes sociais. Para aumentar a participação você pode usar bônus como cupons de desconto, e-books grátis ou até uma amostra grátis do seu produto ou serviço.

 

Se você ainda está nos primeiros passos do seu negócio o mais importante a ter em mente é que SIM, determinar a sua persona é importante para o seu sucesso. Reserve um tempo para investigar mais sobre seu cliente ideal. Deixe o achismo de lado e faça consultas com pessoas próximas, amigos, familiares ou conhecidos que possuam as características que você imagina na sua persona. Tudo bem se você tiver que adaptá-la posteriormente. Inclusive é saudável reavaliar se a persona estabelecida está funcionando ou não. E só o que pode te ajudar nesse caso são, novamente, eles: os dados.

 

Quantas personas devo ter

 

Isso vai depender do seu ramo e do que você oferta. Deixe de lado os planos de dominação mundial. A gente sabe que você quer escalar suas vendas, mas tenha calma. No momento de definir sua estratégia tenha bem traçados seus objetivos de negócio. Pode ser que você queira aumentar o ticket médio, trazer mais clientes, diminuir custos de venda, ter mais conversões. Uma vez que você estabelece um objetivo fica mais claro definir os passos seguintes.

 

Quem veio primeiro a persona ou o negócio?

Como mencionamos acima, pode ser que você tenha mais de uma persona. Pode ser que você precise rever as personas estabelecidas ao longo da sua jornada como empreendedor. Para ter um negócio longevo é vital basear-se em números. São eles que determinam se o negócio está saudável ou se é o momento de reavaliar sua estratégia. E sendo assim, rever quem consome seu produto é uma ação colateral e necessária.

 

Agora que você já sabe como definir sua persona, mas ainda está buscando a ferramenta para lançar e gerir seu negócio digital, dê uma olhada na nossa área de membros. A SparkMembers é um ambiente exclusivo para disponibilizar produtos digitais através de acesso restrito, onde se requer login e senha para entrar. Saiba mais sobre o SparkMembers.

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …