Como fazer um ebook no PowerPoint [atualizado]

como criar um ebook no powerpoint
Extensão plano basic

Aprender como fazer um ebook no PowerPoint é muito importante para campanhas de afiliados. E o melhor é que você não precisa ser um designer profissional para fazer isso! 

Sim, usando essa ferramenta, é possível criar facilmente um ebook com imagens, textos e recursos interativos. Quer saber como?

Neste artigo, vamos ensinar os passos simples e práticos para você saber como fazer um ebook no PowerPoint.

Preparado para as nossas dicas valiosas? Continue lendo este artigo até o fim e fique por dentro de tudo!

A HeroSpark possui uma plataforma incrível para ajudar você a desenvolver o seu e-book e a vendê-lo muito! Crie seu perfil gratuitamente agora mesmo, teste e alcance o sucesso!

O que deve ter na estrutura do ebook? 

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que todo ebook precisa seguir uma estrutura específica. Por isso, listamos abaixo quais componentes fazem parte dessa estrutura e, portanto, não podem faltar no seu livro digital. 

Capa

O primeiro ponto de como fazer um ebook no PowerPoint é focar no desenvolvimento da capa. É muito importante que você faça uma capa que seja bonita e atraente para os seus leitores, até porque grande parte das pessoas “julga o livro pela capa”.

Então, escolha um estilo artístico adequado para o tema do seu livro. Use uma foto de sua autoria ou compre uma em bancos de imagens para chamar a atenção dos leitores.

Mas vale dizer que o estilo artístico não se resume a apenas fotografias! Você também pode utilizar:

  • Ilustrações vetoriais;
  • Fundos abstratos;
  • Montagens do Photoshop;
  • Cartuns;
  • Pinturas clássicas.

Tudo isso poderá ser usado de acordo com a sua criatividade e com o que você deseja passar para os leitores.

Folha de rosto

A segunda parte de uma estrutura de um ebook são as folhas de rosto. Nessa parte do livro aparecem o título e o subtítulo.

É nela também que serão inseridas informações importantes, como o nome do autor e o ano de publicação do ebook.

Créditos

A terceira parte da estrutura de um ebook é a folha dos créditos. 

É nessa parte que estará registrado algumas informações que são de responsabilidade e direito do autor, como copyright e créditos em geral.

Dedicatória

A quarta parte da estrutura de como fazer um ebook no PowerPoint é a dedicatória. 

Não é necessariamente uma obrigação colocá-la, mas é interessante que as pessoas saibam quais foram as suas motivações para escrever aquele ebook

Inclusive, muitos escritores colocam nessa parte uma dedicação para alguém especial que os inspirou a produzir e criar aquele conteúdo.

Texto

Essa, obviamente, é a parte principal do ebook. Nela estará todo o seu conhecimento a respeito do assunto que será abordado.

Você pode começar o assunto fazendo uma breve introdução e, logo depois, pode partir para a parte dos capítulos.

Informações sobre o autor 

Apesar de ser opcional, também pode ser interessante criar uma seção específica para trazer algumas informações sobre você, o autor do ebook. Recomendamos que você faça isso nas últimas páginas, após finalizá-lo. 

Assim, nessas informações, é interessante colocar:

  • Sua especialidade;
  • Trabalhos realizados;
  • Experiência e trajetória com a infoprodução. 

Por um ebook ser algo mais interativo que um livro físico, você pode também adicionar informações como as suas redes sociais e outros livros que já tenha feito.

copy com chat gpt , herocreator

Uma boa dica é adicionar links clicáveis, que direcionam o leitor para o site do seu negócio, para seus perfis e/ou para seu email. 

O que normalmente não tem em um ebook?

Agora é hora de descobrir o que não costuma ter em um livro digital:

Páginas fixas

É muito comum que os ebooks não tenham páginas fixas. Isso porque, é comum que as páginas se adequem às necessidades de quem está lendo.

Numeração

Outra coisa que não é necessário ter em um livro digital é a numeração nas páginas. Isso porque, um ebook não costuma ter uma grande quantidade de páginas.

Nesse caso, a numeração pode criar um julgamento precipitado do seu conteúdo, como ser grande ou pequeno demais. Portanto, evite numerar. 

Cabeçalho e rodapé

Outro ponto que não é obrigatório em um livro digital são os cabeçalhos e os rodapés. Isso porque, o programa que o leitor vai utilizar para fazer a leitura do seu ebook já vai situá-lo onde é o início e o final de cada página. 

Passo a passo para construir um ebook no Powerpoint

Ao utilizar o PowerPoint para criar um ebook, é possível aproveitar as suas ferramentas de edição e personalização para tornar o projeto único, interativo e profissional. 

Afinal, com a plataforma, você pode adicionar textos, imagens, gráficos, tabelas, vídeos e outros elementos que tornam o conteúdo rico e informativo. 

Além disso, a exportação do ebook pode ser feita em diferentes formatos, como PDF ou em formato de apresentação, para ser compartilhado e visualizado em diversos dispositivos. 

Então, confira abaixo o passo a passo de como fazer um ebook no PowerPoint de maneira rápida e fácil. Veja:

1. Escolha o layout desejado

Depois que entrar na ferramenta PowerPoint, você pode escolher um layout para ser a capa e o tema do seu ebook.

Veja que existem vários tons e formatos para o layout. Então, escolha o que se adéqua melhor à sua necessidade e que vai agradar mais ao seu público.

Além disso, saiba que você pode fazer o seu ebook no modelo horizontal ou no modelo vertical ou, caso prefira, pode personalizar o tamanho que preferir.

2. Insira as imagens escolhidas

O fato de o PowerPoint ser um aplicativo que tem como foco a apresentação com imagens, o torna bastante indicado caso o seu ebook seja em um estilo mais despojado.

Assim, com essa ferramenta, você pode adicionar diversas imagens utilizando apenas a sua criatividade. Para isso, posicione-as da melhor forma e, se quiser, brinque um pouco com elas usando o Photoshop.

3. Crie um índice de acordo com o seu conteúdo

Caso você decida inserir a numeração nas páginas do seu ebook, é importante criar um índice para guiar melhor o seu leitor.

4. Faça a formatação do seu ebook

Depois de já ter colocado tudo o que precisava e ter deixado o seu ebook totalmente estruturado, formate as páginas.

Nessa etapa, você pode, inclusive, realizar a verificação ortográfica e gramatical do seu conteúdo. 

5. Salve seu trabalho

E, por último, não se esqueça de salvar o seu ebook no formato que deseja. Você pode salvá-lo tanto em PDF como em epub.

E então, o que achou de todas as etapas de como fazer um ebook no PowerPoint? 

Caso você prefira, também é possível fazer um ebook no Canva! Além de ser simples e fácil, o resultado final é excelente!

Para aprender mais sobre marketing digital, veja nosso kit de marketing digital gratuito.

Banner_blog_herospark
1 comment
  1. Vocês são anjos, que Jesus ilumine cada vez mais a cabeça de vocês.
    Estamos com vários livros escritos pra transformar em e-book e você nos deu uma luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *