Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer um ebook no PowerPoint

como criar um ebook no powerpoint

Aprender como fazer um ebook no PowerPoint é muito importante para empreendedores digitais. E para aqueles que desejam ser produtor, além dos que querem atrair mais pessoas aos seus serviços ou para suas campanhas de afiliado.

 

E podemos citar dois bons motivos do porquê ele é uma boa opção:

 

O primeiro motivo é porque ele é muito bem aceito pelo mercado;

O segundo motivo é porque criar um ebook é muito simples e fácil, se você já tiver um modelo é ainda melhor.

 

Ter um conteúdo já diagramado e preparado é um bom pontapé inicial para começar a criar um ebook. Aqui nós iremos dar algumas dicas de como fazer um ebook no PowerPoint.

 

Preparado para as nossas dicas valiosas? Continue lendo este artigo até o fim e fique por dentro de tudo!

 

Estrutura do ebook

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que todo ebook precisa seguir uma estrutura específica, essa estrutura é muito parecida com a estrutura de um livro normal, entretanto existem características que são estruturais e específicas de um ebook.

 

Veja agora como deve ser a estrutura de um livro digital.

 

  1. Capa

O primeiro ponto de como fazer um ebook no PowerPoint é focar no desenvolvimento da capa. É muito importante que você faça uma capa que seja bonita e atraente para os seus leitores, até porque grande parte das pessoas “julga o livro pela capa”, infelizmente. Então pode investir em uma capa legal e bonita que chame a atenção dos leitores, o design precisa ser atraente para atrair as pessoas ao seu livro.

 

Escolha um estilo artístico adequado para o tema do seu livro, você pode usar uma foto de autoria própria ou pode comprar uma imagem dos diversos bancos de imagem para chamar atenção dos leitores.

 

O estilo artístico não se resume apenas a uma fotografia, você também pode utilizar ilustrações vetoriais, fundos abstratos, montagens do Photoshop, cartuns ou pinturas clássicas.

 

Tudo isso poderá ser usado de acordo com a sua criatividade e de acordo com o que você deseja passar para os leitores.

 

  1. Folha de rosto

A segunda parte de uma estrutura de um ebook são as folhas de rosto. É nessa parte do livro que fica o título, com o subtítulo, é nela também que vai vir o nome do autor e em que ano o ebook foi publicado.

 

  1. Créditos

A terceira parte da estrutura é a folha dos créditos, é nessa parte que vai estar registrado algumas informações que são de responsabilidade e direito do autor como: copyright e créditos em geral.

 

  1. Dedicatória

A quarta parte da estrutura de como fazer um ebook no PowerPoint é a dedicatória. Não é necessariamente uma obrigação colocar a dedicatória, mas é interessante que as pessoas saibam quais foram as suas motivações para escrever aquele ebook. Quem sabe as suas motivações não motivem o seu leitor também?

 

Muitos escritores colocam nessa parte uma dedicação para alguém especial, para família ou para o que motivou e o inspirou a produzir e criar aquele conteúdo.

 

  1. Texto

Essa é a parte principal do ebook, nela vão estar todo o seu conhecimento a respeito do assunto que será abordado.

 

Você pode começar o assunto fazendo uma breve introdução e, logo depois, pode partir para a parte dos capítulos.

 

O que também pode ter na estrutura

Uma outra parte que pode vir na estrutura de um ebook é deixar uma parte específica para trazer algumas informações sobre o autor do ebook.

 

Nós recomendamos que você faça isso nas últimas páginas, após finalizá-lo. Nessas informações é interessante colocar sobre a sua especialidade, seu trabalho, outros trabalhos que você já tenha feito e muito mais.

 

Por um ebook ser algo mais interativo que um livro físico, você pode também adicionar informações como as suas redes sociais e outros livros que talvez já tenha feito.

 

Uma outra opção é adicionar links clicáveis que direcionam o leitor para o site do seu negócio ou para seu email. É um bom jeito de fazer com que o leitor conheça mais sobre o nicho que você atua.

 

O legal disso tudo é que você pode fazer cada uma dessas partes da estrutura, tudo no PowerPoint de uma maneira super fácil e intuitiva.

 

O que normalmente não tem em um ebook

Agora que você já sabe como fazer um ebook no PowerPoint e qual sua estrutura ideal, descubra o que não precisa ter necessariamente em um livro digital.

 

Entre as coisas que não são uma obrigatoriedade ter em um e-book temos:

 

1.Sumário

Não é uma obrigação colocar um sumário no seu livro digital. Para decidir se deve colocar ou não, você precisa avaliar sobre o tema do seu ebook e avaliar também as necessidades do seu público, já que cada pessoa possui necessidades diferentes.

 

  1. Páginas fixas

É muito comum que os ebooks não tenham páginas fixas, isso porque é comum que as páginas se adequem às necessidades de quem está lendo.

 

  1. Numeração

Outra coisa que não é uma necessidade ter um livro digital é numeração nas páginas.

 

  1. Cabeçalho e rodapé

Outro ponto que não é obrigatoriedade ter em um livro digital são os cabeçalhos e os rodapés. Isso porque o programa que o leitor vai utilizar para fazer a leitura do ebook vai situá-lo onde é o início e o final de cada página.

 

Escolha um layout

Depois que entrar na ferramenta PowerPoint, você pode escolher um layout para ser a capa e o tema do seu ebook, tem várias possibilidades e você pode escolher qualquer uma delas.

 

Veja que existem vários tons e formatos para o layout, escolha o que se adéqua melhor a sua necessidade e que vai agradar mais ao seu público.

 

Você pode fazer seu ebook no modelo horizontal e no modelo vertical ou, caso prefira, pode personalizar o tamanho que você quer.

 

Utilize imagens

O fato de o PowerPoint ser um aplicativo que tem como foco fazer apresentação com imagens, ele é bastante indicado caso o seu ebook seja em um estilo mais despojado.

 

Com ele você pode adicionar diversas imagens utilizando apenas a sua criatividade, posicione essas imagens da melhor forma e se quiser brinque um pouco com elas usando o Photoshop.

 

Índice

Crie um índice no PowerPoint inserindo o texto. Agora fique ligado(a), pois não é em todo e qualquer conteúdo que o índice é indicado, a depender do conteúdo do seu ebook talvez não seja necessário colocar um índice.

 

Formatação

Depois de já ter colocado tudo que precisava e ter deixado o seu ebook totalmente estruturado, formate as páginas ao seu gosto.

 

Salve seu trabalho

E por último, não esqueça de salvar o seu e-book no formato que deseja. Você pode salvá-lo tanto em PDF como em epub.

 

E então, o que achou de todas as etapas de como fazer um ebook no PowerPoint? Caso você prefira, também é possível fazer um ebook no Canva! Percebeu como é simples e fácil e mesmo assim o resultado final é excelente? Deixe sua opinião nos comentários.

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …