Como fazer um e-book no Canva em poucos passos

ebook em dispositivo virtual
Extensão plano basic

Produzir um e-book é uma ótima forma de captar leads qualificados para o seu negócio. Nesse sentido, saiba que existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo no processo de criação, e uma delas é o Canva. 

Aprender como fazer um e-book no Canva é muito mais fácil do que você pode imaginar! Isso porque a plataforma possui uma interface intuitiva e dinâmica.  

Por isso, criamos este artigo com o intuito de ajudar você, que não tem um completo domínio sobre a diagramação, a criar um novo projeto de sucesso. Portanto, boa leitura!

A HeroSpark te poupa tempo e dinheiro entregando tudo o que você precisa para começar a vender na internet em um lugar só. Inscreva-se gratuitamente agora mesmo!

O que o Canva faz?

Para quem não sabe, o Canva é um software de design gráfico, totalmente gratuito, super simples, intuitivo e fácil de usar.

Além disso, ele é online. Isso quer dizer que você não vai precisar fazer o download de nenhum outro programa, apenas acessá-lo através do link: canva.com.

A partir do Canva, você pode criar diversas peças no formato digital. Entre algumas dessas peças podemos citar:

  1. Publicidades;
  2. Banner;
  3. Infográficos;
  4. Convites;
  5. Cartão de visitas;
  6. Apresentações;
  7. Postagens para redes sociais;
  8. E-books e mais o que a sua criatividade permitir.

Além de poder utilizar o Canva no próprio browser, sem a necessidade de instalá-lo no PC, você também tem a opção de realizar o download do aplicativo no próprio smartphone, Android ou iOs.

De acordo com os desenvolvedores do Canva, a cada segundo, 8 novos designs são criados pelos usuários com o aplicativo.

Dessa forma, é possível criar um design, tanto no PC quanto no smartphone, sem precisar de conhecimentos sobre softwares para utilizá-lo. 

Logo, você pode começar a usá-lo imediatamente, mesmo sem dominar programas complexos voltados para a criação de designs.

 As possibilidades do Canva

Com o Canva, você terá muitas possibilidades e opções para personalizar um design perfeito à sua obra. Existe a opção de começar do zero ou escolher um template como tema e ir adequando ele às necessidades do seu e-book.

Então, você pode alterar a cor do template, a fonte, o estilo e pode até mudar a imagem do fundo. Caso prefira utilizar a mesma imagem que é sugerida pelo Canva, basta não alterar.

Além disso, quando abordamos o assunto “como fazer um e-book no Canva”, existem muitos templates com os formatos já pré-montados e disponíveis, entre eles estão:

  • Capa de livro ou revista;
  • Capa de livro para o wattpad;
  • Menu;
  • Flyer;
  • Logo;
  • Banner para blog;
  • Banner para LinkedIn;
  • Capa de Facebook
  • Post para Facebook;
  • Post para Instagram;
  • Post para Twitter;
  • Gráfico para Pinterest;
  • Artes para Tumblr.

Você também pode criar:

  1. Certificados;
  2. Currículos;
  3. Anúncios;
  4. Infográficos;
  5. Capas para seu e-book;
  6. Apresentações e logo.

Como você pode ver, são inúmeras as possibilidades em uma estratégia de lançamento de e-book.

Além de criar a capa para o seu e-book e personalizar as imagens e os infográficos, você pode utilizar o Canva para fazer o post de divulgação do seu novo livro digital nas plataformas que mais utiliza.

Veja em vídeo como criar um e-book do zero, desde o planejamento até a prática:

Como fazer um e-book no Canva: 9 passos

Produzir um livro digital pode gerar muitas expectativas sobre aqueles que acompanham as suas redes sociais, blog ou site. Afinal, o e-book é uma importante ferramenta de aprendizado.

Trata-se de um material com várias possibilidades além do texto, como por exemplo:

  1. Infográfico;
  2. Tutorial;
  3. Posters;
  4. Imagens e muito mais.

Felizmente, você pode produzir esse conteúdo sem utilizar softwares profissionais, que exigiriam tempo e esforço para aprender. Ou até dinheiro, caso você pagasse alguém para fazer o e-book.

Mas se quiser fazer você mesmo a produção do seu conteúdo e não sabe mexer em softwares profissionais, não se preocupe!

O Canva é uma ótima ferramenta e proporciona excelentes resultados, podendo te ajudar muito na produção do seu material.

O primeiro passo é escrever e revisar o conteúdo do e-book. É importante fazer isso fora do Canva, porque dá menos trabalho e fica mais fácil perceber os erros de digitação. Assim, na hora de editar o material, você apenas copia e cola para o editor de imagens.

Acompanhe o passo a passo abaixo:

1. Crie uma conta no Canva

Criar uma conta no Canva é muito fácil. Além da opção de se cadastrar com o seu e-mail, você pode facilitar esse processo usando o Facebook ou o Gmail para logar. 

2. Abra um documento em branco

Para executar essa ação, basta tocar no botão “Criar um design” no canto superior direito. 

3. Selecione o modelo de capa

Pesquise o termo “e-book” na barra de pesquisa e clique em “Capa para e-book”.

copy com chat gpt , herocreator

4. Escolha um template ou crie do zero

Quando clicar no modelo de capa para e-book, você será direcionado para a tela abaixo:

Ele é o editor do Canva. Você pode selecionar modelos prontos ou criar uma página em branco.

Se você estiver começando agora, recomendamos escolher um modelo pronto e alterar as imagens, fontes, cores e afins. Fica mais fácil do que começar do zero. 

5. Comece a editar

Após escolher o template, comece a editar o seu e-book. Para isso, basta clicar nos ícones disponíveis.

Assim, aparecem automaticamente as opções de edição na barra acima, como marcado na imagem abaixo.

6. Adicione páginas ao seu e-book

Após concluir a capa, você pode começar a editar as páginas seguintes do seu e-book. Por isso, clique no botão “Adicionar página”.

Se não sabe como fazer, busque referências e inspirações em outros e-books do mercado. Não faça cópias exatas, mas tente replicar os elementos que mais gostar.

Depois de publicar o e-book, é importante ir testando o modelo e tipos de formato para descobrir o que mais cativa o público-alvo.

7. Crie o design das páginas

Agora é a hora de criar o e-book com base nas referências que você observou no passo anterior.

Comece incluindo o conteúdo da página, clicando no botão “Texto” no menu da esquerda.

Depois, use os diversos elementos disponíveis para tornar o e-book mais atrativo. Formas, ilustrações, ícones e fotografias são algumas das possibilidades.

Capriche nas cores, escolha a fonte e lembre-se de deixar alguns centímetros de espaço em branco nas margens, para facilitar a leitura.

Explore a criatividade para tornar o seu livro visualmente atrativo!

8. Revise o e-book

Não deixe de passar um “pente fino” e fazer uma segunda revisão depois que o e-book já estiver pronto. Analise minuciosamente todo o conteúdo e veja se existem erros de digitação, gramática ou qualquer outro tipo de erro.

Ao revisar o material pela segunda vez, é possível que você veja erros que talvez sejam imperceptíveis na primeira olhada. Sem falar que você pode até ver se faz sentido adicionar ou remover algum parágrafo em alguns dos subtítulos.

9. Hospede o seu e-book na HeroSpark

Com o e-book finalizado, você precisa iniciar a divulgação do seu produto. Por isso, usar uma plataforma para publicar o seu produto é essencial. 

Na plataforma da HeroSpark, você pode publicar o seu e-book gratuitamente e ainda centralizar todas as suas ações de marketing em um só lugar.

Nesse sentido, na HeroSpark é possível:

  • Hospedar e fazer download de e-books;
  • Criar landing pages para divulgá-lo;
  • Enviar e-mails marketing para a sua base de e-mails divulgando seu novo e-book;
  • Criar uma base de contatos que se interessaram no seu material;
  • E muito mais!

Hospede grátis na HeroSpark

Dê novos rumos ao seu e-book com ferramentas para criação de landing pages, automação de e-mail marketing, hospedagem e vendas.

Experimente agora grátis

Perguntas frequentes sobre como fazer um e-book

Como escrever um e-book?

Além da diagramação e design, focar no processo de escrita é crucial. Afinal, o conteúdo do e-book é importantíssimo para o sucesso dele. Portanto, antes de escrever, realize um planejamento minucioso

Algumas dicas que você pode incluir no seu planejamento são: 

  • Tema do material;
  • Pesquisa de referências;
  • Definição de tópicos;
  • Seleção de imagens, vídeos e gifs;
  • Criação de gráficos;
  • Levantamento de dados;
  • Entre outros.

Assim, o conteúdo do seu e-book se tornará ainda mais rico e fidelizará seus leitores. 

Por isso, procure sempre manter o foco no tema proposto. Dessa forma, a leitura será mais interessante e a escrita mais fluida. 

Temos um conteúdo completo que ensina tudo o que você precisa saber para escrever um e-book de sucesso. Portanto, confira o artigo “Como criar e-book para vender pela internet [2022]”.

É possível fazer um e-book em pdf no Canva?

Sim, é totalmente possível. O Canva é tão completo que pensou em tudo para facilitar o processo de criação, uma vez que você também pode escolher o formato no qual deseja baixar seu documento. 

Para fazer um e-book em pdf no Canva, clique no botão “Baixar” que fica do lado superior direito.

Depois, clique em “Formato de arquivo”.

Por fim, selecione a opção “PDF Padrão” e clique em “Baixar”.

Agora que você já sabe como fazer um e-book no Canva, que tal começar a lucrar com ele? Na HeroSpark, é simples, rápido e seguro! Comece gratuitamente agora mesmo!

Banner_blog_herospark
9 comments
  1. Olá, gostei da postagem e me inscrevi no Canva, mas não consigo criar um ebook, não me dão essa opção, creio que por eu ter escolhido a opção “pessoal” no início, quando fiz minha inscrição, pois perguntava para que uso eu o destinava. Você pode me ajudar?

  2. Olá, adorei o conteúdo. Poderia me tirar uma dúvida? O fato do Canva ser uma ferramenta gratuita, nos permite vender materiais com seus elementos de imagens? Se puder me ajudar agradeço. Abraços.

  3. Olá,
    Primeiramente, parabenizo o excelente conteúdo!
    Gostaria de fazer uma sugestão para este post.
    Poderia me passar uma forma de contato?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *