Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como fazer um ebook no Canva em poucos passos

ebook em dispositivo virtual

Hoje em dia para ser autor é preciso ser produtor de conteúdo e ainda empreendedor. Escrever livros não é o suficiente, é necessário também os produzir e publicá-los por conta própria, em especial na forma digital. Então aprenda agora como fazer um ebook no Canva.

 

Além disso, se faz muito importante ter contato contínuo com as pessoas que vão ler, ou as que potencialmente podem ler o que você produziu, e isso vai te obrigar a produzir mais conteúdo.

 

Coisa que, antigamente, era o papel das editoras.

 

Durante esse processo, além de ter que controlar a sua carreira, você também terá que começar a lidar com circunstâncias que não tinha o costume de lidar. É claro que será um período de aprendizado forçado, mas com um pouco de esforço conseguirá passar por ele.

 

Um bom exemplo disso são os ebooks, eles estão se tornando cada vez mais necessários para fazer com que o conteúdo publicado em redes sociais, blogs ou sites sejam complementados com um projeto literário.

 

Em conclusão, criamos este artigo com o intuito de ajudar você, que não sabe muito bem como utilizar os recursos digitais para criação de um novo projeto, como um ebook, e não tem total domínio sobre isso.

 

Existem vários softwares que você pode utilizar para produzir o seu conteúdo, mas aqui falaremos sobre o Canva.

 

Como fazer um ebook no Canva – Produção

aplicativo de edição de imagem

Produzir um livro digital pode gerar muitas expectativas sobre aqueles que acompanham as suas redes sociais, blog ou site. Com um ebook você pode, além de se aprofundar em um conteúdo específico, produzir ele no formato de um curso online.

 

São muitas as possibilidades, mas para isso é necessário cumprir muitas funções que envolvem a preparação do ebook. Entre elas estão:

 

  1. Infográfico;
  2. Tutorial;
  3. Posters;
  4. Imagens e muito mais.

Em resumo, todos esses recursos são utilizados para facilitar o aprendizado do seu leitor, você pode produzir esse conteúdo sem utilizar softwares profissionais, que exigiriam tempo para aprender a utilizar, além de muito esforço.

 

Em alguns casos talvez até você teria que pagar alguém com experiência para utilizar um software como esse.

 

Mas se você quer fazer você mesmo a produção do seu conteúdo e não sabe mexer em softwares profissionais, não se preocupe! O Canva é uma ótima ferramenta que proporciona excelentes resultados, podendo te ajudar muito na produção do seu material.

 

O que o Canva faz

Antes de falar sobre como o Canva funciona, é importante você saber exatamente o que o Canva faz.

 

Portanto, para começar devemos dizer que ele é um software de design gráfico, que é totalmente gratuito, super simples, intuitivo e fácil de usar.

 

Em primeiro lugar, o melhor de tudo é que ele é online, isso quer dizer que você não vai precisar fazer o download de nenhum outro programa.

 

A partir do Canva você pode criar diversas peças no formato digital, entre algumas dessas peças podemos citar:

 

  1. Publicidades;
  2. Banner;
  3. Infográficos;
  4. Convites;
  5. Cartão de visitas;
  6. Apresentações;
  7. Postagens para redes sociais;
  8. Ebooks e mais o que a sua criatividade permitir.

Ele foi desenvolvido há pouco menos de 5 anos e mesmo tendo pouco tempo no mercado, já tem 11,4 milhões de usuários em quase 179 países.

 

E não podemos esquecer que o Canva proporciona a possibilidade de ser utilizado em um desktop, a maioria das pessoas utiliza o Canva no formato de aplicativo em seus celulares seja ele Android ou iOs.

 

De acordo com os desenvolvedores do Canva, a cada segundo, 8 novos designs são criados pelos usuários com o aplicativo.

 

E é muito simples entender o porquê disso, tendo em vista que o Canva é super intuitivo. Ou seja, você não precisa ter um longo conhecimento sobre softwares para utilizá-lo, você pode começar a usar imediatamente mesmo sem ter conhecimento algum.

 

As possibilidades do Canva

Além disso, com o Canva você terá muitas possibilidades e opções para personalizar um design perfeito para sua obra. Você tem opção de começar do zero ou escolher um template como tema e ir adequando ele as necessidades do seu ebook.

 

Então, você pode alterar a cor do template, a fonte, o estilo e pode até mudar a imagem do fundo. Caso prefira utilizar a mesma imagem que é sugerida pelo Canva, basta não alterar.

 

Além disso, quando abordamos o assunto “como fazer um ebook no Canva”, existem muitos templates com os formatos já pré montados e disponíveis entre eles estão:

 

  • Capa de livro ou revista;
  • Capa de livro para o wattpad;
  • Menu;
  • Flyer;
  • Logo;
  • Banner para blog;
  • Banner para LinkedIn;
  • Capa de Facebook
  • Post para Facebook;
  • Post para Instagram;
  • Para Twitter;
  • Gráfico para Pinterest;
  • Para Tumblr;

Você também pode criar:

  1. Certificados;
  2. Currículos;
  3. Anúncios;
  4. Infográfico;
  5. Capa para seu ebook;
  6. Apresentações e logo.

Como você mesmo pode ver são inúmeras as possibilidades, basta você utilizar da forma que deseja para cumprir o seu propósito.

 

Além de criar a capa para o seu ebook e personalizar as imagens e os infográficos, você pode utilizar o Canva para fazer o post de divulgação do seu novo ebook nas plataformas que você mais utiliza.

 

Como fazer um ebook no Canva

Layout de ebook no canva

Depois que escrever todo o seu ebook e ele estiver dentro dos conformes, você pode ir para o Canva para fazer a diagramação dele.

 

Dentro da plataforma do Canva existem inúmeros modelos de capas para ebooks, o que significa ter uma variedade de possibilidades que você pode utilizar.

 

Mas como já dissemos anteriormente, você pode decidir fazer do zero, basta abrir um documento no formato de A4 ou na forma horizontal. Escolha da maneira que preferir.

 

É importante que você vá testando qual o modelo e qual tipo de formato vai mais agradar você e cativar o seu público.

 

Ilustrando com o Canva

 

A próxima coisa que você pode fazer no Canva é deixar o seu ebook mais atrativo e divertido utilizando ilustrações, isso vai fazer com que a leitura seja muito mais dinâmica e que os leitores e sintam mais motivados a consumir todo o material.

 

Portanto, explore a sua criatividade para montar as ilustrações, você pode até utilizar prints capturados pelo seu celular nessas ilustrações para compartilhar com os leitores os seus resultados.

 

Ao ver isso as pessoas se sentem muito mais motivadas a acreditar naquilo que está dizendo.

 

Não deixe de revisar

 

E, por último, não deixe de passar um “pente fino” e fazer uma segunda revisão depois que o ebook já estiver pronto. Analise minuciosamente todo o conteúdo, veja se existem erros de digitação, gramática ou qualquer outro tipo de erro.

 

Ao revisar o material pela segunda vez é possível que você veja erros que talvez sejam imperceptíveis na primeira olhada, sem falar que pode até ver se faz sentido adicionar ou remover algum parágrafo em alguns dos subtítulos.

 

Agora que você já sabe como fazer um ebook no Canva, conte para a gente nos comentários o que achou e qual foi o seu resultado.

Mais artigos para você

O que é um webinar e como fazer um de sucesso?

Um webinar é um evento online em vídeo, que pode ser ao vivo ou gravado, onde você pode compartilhar conteúdos …

7 Ideias de negócios para trabalhar na internet

Se você está em busca de como ganhar dinheiro na internet, saiba que quando falamos em começar um negocio digital, …

Como se tornar um afiliado de produtos digitais?

Uma das coisas que são mais procuradas pelas pessoas sobre como ganhar dinheiro e aumentar a sua renda é o …

Como precificar um produto digital?

Como precificar o seu produto digital de forma que não prejudique a saúde financeira do seu negócio?   Se você …

Copy: como pode te ajudar a vender mais como afiliado?

Como conseguir escrever uma copy irresistível que fará com que você impacte cada vez mais pessoas e venda mais todos os …

Como vender produtos digitais e faturar alto com seu infoproduto?

Talvez você não saiba, mas o mercado de produtos digitais é altamente lucrativo e apresenta um crescimento constante. Esse mercado …