Como fazer um roteiro encantador para o seu curso online

como fazer um roteiro
Muitas pessoas possuem um conhecimento avançado em determinada área, mas na hora de sentar e começar a criar, trava. Como fazer um roteiro que encante os alunos?
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

A pandemia trouxe uma nova visão para as pessoas: sim, é possível adquirir conhecimento através da internet. Com essa visão, as pessoas começaram a consumir muito mais cursos online. Por essa alta demanda, várias outras começaram a criar cursos. Mas uma pergunta sempre surge: como fazer um roteiro capaz de engajar os alunos e tornar esse curso memorável?

Obviamente, isso vai depender de uma série de fatores. No entanto, no artigo de hoje eu vou trazer algumas dicas práticas que podem ser facilmente aplicadas em seu negócio.

E o mais legal de tudo é que essas dicas não foram inventadas por mim ou retiradas de algum site, essas dicas foram passadas pelo Gustavo Duarte, da Kilogram Studios. Vem comigo!

Inscreva-se abaixo e garanta 30 dias de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

Como fazer um roteiro: O Início

Se você quer saber como fazer um roteiro que vá tornar o seu curso algo memorável, você precisa ter conhecimento em algumas técnicas de storytelling. Para exemplificar isso, o Gustavo usa o exemplo de uma animação que muitas pessoas já assistiram, que é Procurando Nemo.

O que é mais importante no começo do filme? A escolha do tema, ou seja, na hora de começar a criar um roteiro, você precisa ver se o tema é relevante. Faça uma pesquisa secundária usando ferramentas como o Google Trends ou o SEMrush, dessa forma você pode ver se aquele tema está em alta.

Com uma pesquisa bem feita e dados concretos, as chances de o seu conteúdo ter uma relevância para o seu público e você ter um engajamento maior, é grande. Logo, essa pesquisa é muito importante.

A partir do momento que você escolheu esse tema, pense na estrutura desse roteiro. A primeira entrada, que é o início do roteiro, é a apresentação do personagem. Você pode ver que no começo da animação do Nemo é apresentado quem é o Nemo, quem é o pai dele, o que aconteceu, a história do Nemo.

Além disso, o Gustavo recomenda que você coloque no seu curso ou material de divulgação quais temas que você vai abordar. Um breve resumo desses temas para depois ampliar, realmente, e começar a falar sobre essas soluções.

Por último, mas não menos importante, todo filme precisa ter uma conclusão, certo? Então, além de apresentar todas as soluções, no final você tem que concluir o raciocínio. Seja dando continuidade para um novo material, um novo conteúdo, ou uma interação também com o seu público, perguntando pra ele o que ele gostaria de saber sobre determinado tema. É muito legal que você tenha esse feedback do público, escutar o cliente é o melhor negócio para todo mundo.

Como fazer um roteiro: Gravação e Edição

Se engana quem pensar que um bom roteiro envolve apenas a produção do conteúdo escrito. Na verdade, como a gravação é feita e, posteriormente, como ela é editada, fazem toda a diferença para um curso ser, ou não, memorável.

copy com chat gpt , herocreator

Segundo o Gustavo, para você precisa ter para uma boa uma boa edição é o timing e o feeling que você vai desenvolvendo com o tempo. Mas o que você precisa saber logo de início? Cortar o vídeo. Cortar e colar. Muitas vezes, quando a gente começa a falar, percebemos que fomos redundante. Então, é importante você saber cortar essas imagens que você não quer ver no seu conteúdo.

Uma técnica que é muito utilizada na Kilogram Studios é o crop, que é diminuir o tamanho do enquadramento de um conteúdo para ele ter ritmo. Então, como funciona: vamos supor que você fez um plano médio, que é da cintura para cima. Você ficou lá falando “blá blá blá” e não gostou, aí você cortou. Aí quando você passar para a outra parte que você tem interesse, é interessante você trabalhar com o crop, porque aí você deixa a câmera um pouquinho mais fechada. Então até parece que você tem duas câmeras.

A técnica de crop também pode ser usada quando você quer falar de um tema importante e quer dar um foco maior, então você fecha mais no seu rosto. Outra coisa que é importante também é inserir textos, textos de base que são os letterings. Com o seu nome, qual a sua função, palavras-chave que você gostaria de destacar, etc.

Por último, para deixar seu roteiro mais encorpado e seu conteúdo mais fluído, é legal você usar imagens de cobertura, o que é comum em filmes e youtubers, até mesmo em youtubers de nicho de mercado financeiro, que eles colocam os memes e GIFs no meio de uma fala só para divertir.

Como equilibrar qualidade de conteúdo e equipamento

Na internet tem um ditado que diz que “conteúdo é rei”. Isso significa que, se você tiver um bom conteúdo, está tudo ok. Só que, às vezes, na gravação você mal consegue o que está sendo dito ou a pessoa está em uma lugar horrível, muito barulhento, etc. Segundo o Gustavo, isso é muito comum, então ele passou as seguintes dicas para equilibrar o fator conteúdo com o fator qualidade de gravação.

“O que eu sempre recomendo, quando falo em áudio, é: se você for gravar dentro da sua casa, tente gravar num horário que não tenha tanto fluxo de trânsito, tente gravar longe da janela”, disse Gustavo. Uma outra dica super valiosa é não gravar, por exemplo, perto da janela de casa em um horário de pico.

Além disso, quando você terminar de produzir seu conteúdo, assista a ele. Mesmo que tenha ficado bom, faça-o novamente. Pois assim ele ficará ainda melhor.

Se você for gravar na rua, evite de gravar em horários com grande fluxo. Às vezes, dá para assumir o risco, mas é preciso ter o equipamento adequado para isso. Por exemplo, você está gravando e passa um avião, com certeza, vai pegar esse áudio e você terá que refazer a gravação.

Se você entrou nesse artigo de hoje sem saber como fazer um roteiro incrível para o seu curso online, tenho certeza que você está saindo dele com outra visão e pronto(a) para criar uma história memorável.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema, não hesite em nos procurar em nossas redes sociais ou deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima, herói.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *