Como fazer um site responsivo: 7 dicas práticas! [GUIA]

Como fazer um site responsivo: 7 dicas! [GUIA]

Você sabe como fazer um site responsivo? Empresas dos mais variados portes e segmentos buscam compreender o tema. 

Afinal, o website é um dos locais estratégicos no qual os consumidores terão a oportunidade de conhecer os produtos e serviços desenvolvidos pelo seu negócio. 

Dessa maneira, ao desenvolver uma página responsiva, torna-se possível atrair mais visitantes, contribuindo para o aumento do número de clientes e de vendas.

Por isso, neste conteúdo, vamos te dar dicas para você criar uma página que possa ser acessada em diferentes dispositivos. Continue com a gente para saber mais!

O que é um site responsivo? 

O site responsivo refere-se à página que se adapta perfeitamente ao tamanho da tela na qual é exibida. Entre alguns dispositivos estão: smartphones, computadores, notebooks e tablets. 

Ter um site responsivo é uma demanda recente, mas que tem crescido por causa da evolução das ferramentas tecnológicas e da chegada de dispositivos com telas menores.

Afinal, as plataformas móveis têm sido cada vez mais utilizadas para acessar a internet e comercializar uma ampla variedade de produtos e serviços. 

Nesse contexto, é importante que as marcas desenvolvam páginas com layout e outros elementos que se adaptem aos diversos dispositivos utilizados para se conectar à rede. 

Assim, torna-se possível otimizar a visualização da página sem precisar de dar zoom, por exemplo. 

Por que é importante ter uma página responsiva? 

Por diferentes razões, ter uma página responsiva é fundamental para os negócios dos mais variados segmentos de mercado,uma vez que ela permite:

  • Otimização dos mecanismos de busca: ter uma página responsiva é um dos principais fatores de SEO. Assim, o seu site terá melhor posicionamento no Google, atraindo mais pessoas e melhorando o tráfego. 
  • Aumento das conversões: uma página responsiva auxilia os visitantes a fazerem uma ação indicada em qualquer dispositivo, como comprar algo, preencher um formulário, baixar um e-book etc.
  • Redução da taxa de rejeição: os sites responsivos contribuem para que os  usuários permaneçam por mais tempo na página. 
  • Redução de custos: isso acontece porque você não vai precisar criar diferentes versões do site para os mais diversos dispositivos, pois o mesmo layout será aplicado para o mobile, tablets, notebooks etc. 
  • Facilidade de acesso: ao ter um site responsivo, mais pessoas poderão acessar as páginas, independente do dispositivo que utilizem.

Quais são as adaptações necessárias para deixar uma página responsiva?

Existem pontos principais que devem receber bastante atenção se você deseja tornar a sua página responsiva. Eles são:

  • Layout: deve ser adaptável automaticamente ao tamanho da tela dos dispositivos para proporcionar uma melhor visualização. 
  • Acessibilidade: inclusão de ferramentas de acessibilidade para facilitar a navegação dos usuários. Entre algumas práticas estão: audiodescrição, auto-descrição, leitura em libras, opções de contraste de tela etc. 
  • Espaço: aumentar o espaço entre os links evita que o dedo encoste em dois links simultaneamente.

Como fazer um site responsivo?

Agora que você sabe o que é e suas vantagens, é hora de conhecer um passo a passo de como fazer um site responsivo. Confira!

1. Monitore o tráfego do seu site

Sem dúvida, o primeiro passo para ter um site responsivo é o monitoramento do tráfego da página. Afinal, por meio dessa prática, torna-se possível identificar:

  • Dispositivos;
  • Regiões;
  • Faixa etária;
  • Interesses predominantes do seu público.

Dessa maneira, a sua empresa pode direcionar os esforços de maneira otimizada para ter um site responsivo de forma que atenda a realidade do seu público.

2. Mantenha uma boa velocidade de carregamento

O tempo de carregamento é um dos principais elementos sobre como fazer um site responsivo. Isso porque, caso a sua página tenha uma boa velocidade de carregamento, torna-se possível atrair mais pessoas e otimizar a satisfação dos seus clientes.

Além disso, é importante destacar que, ao ter uma boa velocidade, a sua página terá um tráfego mais otimizado.

Por essas razões, é fundamental que a velocidade de carregamento seja rápida em diferentes dispositivos, como tablets e smartphones, notebooks etc.

3. Cuide da aparência do site

Em uma análise inicial, pode parecer um mero detalhe. No entanto, cuidar da aparência do site é uma das principais dicas sobre como fazer um site responsivo.

Afinal, ao ter uma boa aparência, a sua página vai chamar a atenção de mais pessoas, contribuindo para que um número maior de usuários conheçam os produtos e serviços desenvolvidos e divulgados pela sua empresa.

acelerador digital

4. Atente-se à acessibilidade

Outro elemento fundamental para ter um site responsivo é a questão da acessibilidade, como já falamos anteriormente. Isso porque, este elemento possibilita que um número maior de pessoas tenha acesso ao seu site.

Além disso, as empresas que prezam pela sensibilidade em suas páginas transmitem uma experiência positiva no mercado, pois estão interessadas em ajudar as pessoas.

Nesse contexto, é bastante válido colocar as principais ferramentas de acesso em seu site para facilitar a visualização em telas menores pelos usuários. 

Inclusive, uma ótima ideia é colocar funcionalidades como:

  • Leitura do site em voz alta;
  • Leitor de libras;
  • Ferramenta de zoom;
  • Alto contraste.

5. Priorize o mobile

Muitas vezes, as empresas desenvolvem sites pensando apenas em dispositivos maiores, como os computadores e notebooks. 

No entanto, devido às mudanças do comportamento do consumidor e das tecnologias, cada vez mais pessoas têm utilizado o celular para se conectar à internet e realizar compras.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua), os smartphones são o principal dispositivo utilizado para acessar a internet. Atualmente, 98,1% dos brasileiros acessam a internet por esse dispositivo.

Nesse contexto, é fundamental que a navegação e o design sejam idealizados para dispositivos móveis e, apenas depois, sejam adaptados para telas maiores.

6. Não use a tecnologia flash

A tecnologia flash tem sido abandonada no desenvolvimento de sites, uma vez que ela utiliza muitos recursos de hardware e eleva o tempo de carregamento da página. 

Com isso, podemos dizer que, ao utilizar essa tecnologia, o seu site fica mais lento e mais pessoas podem desistir de acessá-lo. 

Somada a essa questão, é importante destacar que a utilização de flash prejudica o SEO da sua página, pois o tempo de carregamento está associado ao posicionamento nos mecanismos de busca.

7. Otimize os elementos prontos

Se você já tem um site totalmente pronto, mas otimizado para notebooks e computadores, não se preocupe. É possível adaptá-lo!

Nesse caso, uma ótima estratégia sobre como fazer um site responsivo é aproveitar os recursos já prontos e utilizá-los para as telas menores. Isso pode ser feito por meio de plugins CMS ou em plataformas especializadas, como o WordPress.

Como criar uma landing page responsiva? 

Agora que você já sabe como fazer um site responsivo, pode estar se perguntando como criar uma landing page responsiva, não é mesmo? Afinal, a página única, como é conhecida, tem sido bastante utilizada para captar leads e realizar vendas. 

Nesse caso, saiba que esse processo é muito mais simples do que o anterior. Afinal, você só precisa encontrar uma plataforma intuitiva e que permita a criação de uma landing page responsiva em poucos minutos. 

A boa notícia é que a HeroSpark é essa plataforma que você precisa! 

Sim, na Hero, você consegue criar landing pages diversas, como página de captura e de vendas, totalmente responsivas e adaptáveis às mais diversas telas.  

Para isso, a plataforma disponibiliza templates pré-prontos e editáveis de alta conversão, ou seja, que já foram testados e tiveram sua eficácia comprovada. 

Assim, em menos de 30 minutos, por meio do sistema “arrasta e solta”, você consegue colocar sua landing page no ar, com todos os recursos necessários para fazer os visitantes realizarem alguma ação.

Portanto, não perca tempo e cadastre-se agora mesmo na HeroSpark para criar sua landing page totalmente otimizada e responsiva!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *