Como gravar vídeo para aula online: 5 dicas essenciais

Como gravar vídeo para aula online
Como gravar vídeo para aula online
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Nas aulas online, assim como nos cursos presenciais, as pessoas esperam qualidade e boa didática. Por isso, saber como gravar vídeo é o primeiro passo para quem deseja ter um curso online de sucesso.

Afinal, imagine assistir a uma aula com ruídos, o cenário bagunçado e uma baixa iluminação? A experiência não vai ser prazerosa e esses aspectos podem dificultar a concentração e a aprendizagem, fazendo com que o aluno procure por outros cursos.

Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para quem deseja ter cursos online impecáveis, mas com recursos que estão ao seu alcance. Continue a leitura e aprenda como fazer!

1. Cuide da iluminação 

O primeiro passo é tomar cuidado com a iluminação. Isso porque ela pode ser crucial para a qualidade da imagem do seu vídeo. Portanto, se possível, invista em softbox, ring light, painel de LED ou outros equipamentos. 

No entanto, se não puder, recomendamos realizar as gravações em um ambiente que possua uma boa incidência de luz solar. Um bom abajur pode auxiliar na luz.

 

2. Atente-se para o cenário

Independente de qual seja o seu público, é imprescindível transmitir organização e profissionalismo nos seus vídeos.

Para isso, pense em um cenário com elementos que remetam ao que você faz. Ou, caso prefira, realize as gravações em um lugar neutro, com o fundo branco. 

Além disso, escolha um ambiente silencioso e sem a interferência de ruídos externos, como, por exemplo, o som de pássaros e carros. 

 

3. Confira o microfone

Também é preciso ter algumas precauções no uso do microfone. Nesse sentido, embora você possa fazer a gravação utilizando o do próprio celular, é preciso ter cuidado para não abafá-lo quando for posicionar o telefone. 

Já se for um microfone de lapela ou aquele do fone de ouvido, certifique-se de que ele está bem conectado, para não correr o risco da sua gravação sair sem áudio.

 

4. Preste atenção na sua postura

O professor precisa ter atenção com o enquadramento da sua imagem na câmera. Por isso, o ideal é deixar o mais focado e próximo possível do seu rosto e não mostrar elementos desnecessários do cenário. Assim, ele consegue maior atenção do aluno.

copy com chat gpt , herocreator

Atente-se também aos seus movimentos, para não acabar cortando a sua imagem durante a aula. Afinal, é horrível assistir a um vídeo onde a pessoa está com metade do rosto fora do enquadramento. 

E para causar uma conexão com o espectador, você pode gravar sempre olhando para a câmera, e não para a sua própria imagem. 

Lembre-se também de falar pausadamente e com uma boa oratória, pois quando a fala é muito rápida, alguns termos podem não ser bem entendidos.

 

5. Utilize bons programas de gravação

Aparecer no vídeo, gravar a tela ou ambos? Existem estratégias em que o ideal é somente gravar a tela com o conteúdo e adicionar o som com a explicação, principalmente se não tiver tantos recursos para mostrar você e a sua tela em simultâneo, por exemplo.

Por outro lado, há outras situações em que é interessante utilizar programas que permitam a visualização da sua imagem e dos slides ao mesmo tempo. 

Para esse último caso, separamos alguns programas que vão auxiliar nesta jornada de gravar vídeos. 

Como gravar vídeo no CamStudio

O CamStudio é compatível com o Windows e pode ser baixado gratuitamente pela internet. É um programa fácil de usar, grava nos formatos mais populares (.SWF e .AVI) e tem um bom desempenho.

Ele permite gravar a tela do computador ao mesmo tempo que captura a imagem e o áudio do apresentador. É uma ótima alternativa para quem não quer investir em recursos pagos e não tem familiaridade com editores de vídeo.

Como gravar vídeo no OBS Studio

O OBS Studio é compatível com Windows, Mac e Linux e também pode ser baixado gratuitamente. Ele permite tanto realizar a gravação de vídeos quanto fazer transmissões ao vivo. E, assim como o CamStudio, também é possível gravar a tela.

Nele, o usuário consegue alterar várias configurações de acordo com a sua necessidade, pois há funcionalidades como inserir efeitos visuais e adicionar trilha sonora. O programa é fácil de usar, apesar de poder apresentar lentidão em alguns computadores.

Caso queira saber mais sobre esse programa de edição de vídeos, veja este vídeo:

Todas essas dicas sobre como gravar vídeo, em parceria com conteúdos de qualidade e o uso da didática ideal, podem ajudar a aperfeiçoar as suas aulas online. 

Lembre-se que fazer um vídeo não é algo de outro mundo. É possível atingir uma qualidade profissional, mesmo se tiver poucos recursos. Com um pouco de determinação e dedicação, você vai conseguir apresentar aulas excelentes.

Gravar vídeo com pouco orçamento

Veja quais equipamentos são mais viáveis para a produção de seus vídeos de acordo com o seu orçamento

Baixe o e-book grátis
Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *