Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como montar um curso online de sucesso?

como montar um curso online

Se você chegou até aqui significa que tem  o desejo de aprender como montar um curso online que seja um sucesso. Se esse é o seu objetivo, continue aqui.

 

Nós, da HeroSpark, temos como objetivo te ajudar a trilhar esse caminho e chegar ao fim da sua jornada com um curso que fará bastante sucesso. Quando você chegar ao patamar de ser um empreendedor online, vai chegar o momento em que decidirá criar seu próprio conteúdo e lucrar com isso.

 

Ainda assim, se você não tiver nenhum tipo de conhecimento ou pouco conhecimento sobre essa modalidade de ensino, não precisa ficar preocupado. Vamos te ajudar a entender mais sobre como montar um curso online e o passo a passo que você precisa seguir para fazer isso.

 

Costumamos dizer que qualquer pessoa que tenha conhecimento e domínio sobre um determinado tema, pode montar um curso online em cima disso, vender na internet e ser um tremendo sucesso. Mas a maior dificuldade da maioria dos empreendedores digitais é não saber em que parte deve começar.

 

Aqui neste artigo separamos sete passos que vão te ajudar bastante a chegar ao fim dessa jogada com um curso online de sucesso.

 

Como montar um curso online – Nicho

 

O primeiro passo que você deve tomar rumo ao sucesso do seu curso online é escolher em qual nicho irá atuar. A partir dessa escolha é que você vai ter um guia para as estratégias de todo o seu negócio.

 

Nicho é o segmento que você vai atuar, nesse segmento você trará os seus conhecimentos sobre aquele determinado tema. Podemos citar, por exemplo, emagrecimento, redes sociais, marketing digital, como tipos de nicho.

 

Quando for escolher o tema para montar seu curso online o nicho que vai atuar é importante, por isso pensar cuidadosamente naquilo que você mais gosta ou o que faz de melhor é essencial. Sem falar que precisa ser algo que você sente constante vontade de aprender e estudar, para estar sempre se atualizando e atualizando aqueles que sentirem vontade de comprar o seu curso.

 

Para escolher a área de atuação na qual você vai atuar é importante ter passagem por algumas etapas antes de ter uma decisão final.

 

As etapas  da escolha de nicho

 

  1. Análise de ganho-resultado;
  2. Avaliação da procura no mercado sobre o material;
  3. Estar sempre a par das tendências do nicho escolhido;
  4. Ter um olho crítico para concorrência e decidir se o que produzirá vai ser algo com qualidade superior ou igual ao que já existe;
  5. Escolher um tema específico dentro do nicho.

Não esqueça que você precisa estudar bastante e dominar o assunto que pretende ensinar quando for montar seu curso online. Para o seu curso ser 100% completo você pode pesquisar conteúdos em sites estrangeiros e ver se não há algo de novidade que ainda não tinha chegado aqui.

 

Você pode passar essas novidades em primeira mão para aqueles que comprarem o seu curso, imagine o quanto sucesso iria fazer. Lembrando que os alunos, ao comprar um curso online, esperam que aquele curso traga soluções para os seus possíveis problemas.

 

Ao ver que o curso é completo e além de trazer soluções para os seus problemas, ainda descobrem coisas novas, pode ter certeza que ficarão satisfeitos com seu material. É muito provável que não próximo curso que você montar eles comprem novamente, fazendo do seu curso um sucesso.

 

Criando um roteiro

 

Chegou a parte em que você vai precisar colocar a mão na massa. Não é preciso que você saiba como fazer um roteiro de cinema, mas esse roteiro precisa ser funcional para o seu curso.

 

Depois de já ter definido qual nicho vai atuar e qual será o tema que vai abordar em seu curso online, é hora de trabalhar duro. É muito comum que os cursos online tenham produção no formato de vídeo, sendo esse formato o mais consumido pelos usuários.

 

Guia do planejamento do curso online

Mas caso queira montar o seu curso online de uma maneira diferente você pode utilizar o formato de e-book. Independente de qual seja o formato escolhido por você para montar o seu curso online, é importantíssimo criar um roteiro para que nenhuma informação importante e relevante seja esquecida pelo caminho.

 

Sendo que o roteiro vai te auxiliar a fazer com que o seu curso tenha uma ordem lógica dos fatos, sem que os usuários fiquem perdidos ao consumir o material.

 

Como montar um curso online – Equipamento de gravação

 

Graças aos avanços da tecnologia, as pessoas se importam cada vez mais com a qualidade do material do produto que compram. É claro que, ao comprar um produto, você sempre vai escolher por aquele que vai te fornecer uma boa qualidade, com um curso não é diferente!

 

Quanto melhor for a qualidade do seu curso online é mais provável que as pessoas consumam o seu produto, por isso montar ele de maneira apropriada é indispensável. Então invista o que puder em equipamento de gravação de para que seus vídeos sejam de boa qualidade e agrade os seus clientes.

 

É muito importante fazer uma pesquisa no mercado para ver quais câmeras entregam boas imagens com preço que caiba no seu bolso. O microfone também é uma outra parte importante e que muitas vezes acaba sendo esquecida no momento da compra do equipamento para gravação.

 

Mas não esqueça que o seu público quer ouvir com clareza tudo o que você está dizendo e talvez os ruídos do ambiente impeçam isso. Por isso, investir em um microfone é uma excelente jogada

 

Cenário

 

Mais uma parte importante para montar um curso online de sucesso é escolher em qual lugar você vai gravar ou seja decidir onde será seu cenário.

 

De preferência que esse cenário seja em um lugar silencioso e distante de ruídos, não esquecendo que quanto mais iluminado for local melhor será a qualidade do vídeo.

 

Como montar um curso online – Preparação

 

Já falamos de algumas das partes técnicas para criação de um curso online, mas não podemos esquecer que uma outra parte tão importante quanto é a preparação pessoal. Essa preparação envolve ter uma boa performance na frente das câmeras, talvez você esteja se perguntando porque isso seria importante.

 

Mas podemos dizer com total certeza que a linguagem corporal fala muito sem precisar de palavras e ela é essencial na hora de montar um curso online. É importante que tenha confiança para que os seus alunos sintam confiança em você e você se torne uma autoridade no tema.

 

Para conseguir isso você vai precisar treinar bastante e gravar quantas vezes forem necessárias para que um material fique da melhor maneira. A mensagem que o seu curso vai passar precisa ser de maneira natural enfeita da forma correta. Montar um curso online de sucesso não é fácil, mas se você quer alcançar seus objetivos, siga nossos passos! 

 

Confira também este vídeo:

 

 

Compartilhe com a gente o que deu certo para você, gostaríamos muito de saber. E qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo.

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …