Como gravar videoaula: 6 dicas e boas práticas

como gravar videoaula

Muitos alunos acabaram recorrendo à internet para estudar e, também, para aprender coisas novas. Por isso, é muito importante saber como gravar videoaula com qualidade. 

Para criar as aulas, não basta só ligar a câmera e sair falando. É necessário levar em consideração diversos pontos para que a gravação saia nítida e compreensível.

Por isso, a importância de saber gravar uma boa aula virtual se faz presente. Neste artigo, você encontrará algumas dicas que servirão como norte para a produção adequada do seu conteúdo!

A HeroSpark é uma excelente escolha! Desde a criação de landing pages, automação de e-mail marketing, até área de membros e aplicativo próprio para seus alunos consumirem o conteúdo. Inscreva-se gratuitamente!

1. Crie um checklist

O checklist é um documento que vai ditar como gravar videoaula. Em síntese, ele leva em consideração todos os aspectos que estão diretamente envolvidos na produção de conteúdo para a internet.

Ao produzir o seu checklist, lembre-se de adicionar tudo o que é necessário para gravar. Por exemplo: 

  • Pesquisa prévia de temas;
  • roteiro;
  • equipamentos necessários;
  • equipe envolvida;
  • preparação de cenário.

Por meio de todos os itens que foram acrescidos à lista, será possível atribuir uma função para cada um dos envolvidos – ou organizar melhor o tempo, caso grave sozinho. 

2. Tenha um bom roteiro

O roteiro é extremamente necessário para quem deseja aprender a como gravar vídeo aula. Isso porque é, por meio dele, que será possível compreender como a gravação irá acontecer, além de manter vivo, na memória, todos os pontos que serão abordados no conteúdo digital.

Caso possua uma equipe trabalhando ao seu lado, ela precisará do roteiro para conseguir fazer uma boa captação e edição do conteúdo.

Outro ponto importante será a sua capacidade de promover uma orientação ao longo da exposição de ideias.

Por fim, caso tenha esquecido de falar alguma coisa importante, o roteiro estará lá para lembrar.

Neste vídeo, temos boas dicas para criar um roteiro que engaje os alunos:

3. Selecione um bom cenário

A escolha do cenário também é extremamente necessária para que o conteúdo seja visto com qualidade. 

copy com chat gpt , herocreator

Uma boa ambientação influencia, diretamente, de forma negativa ou positiva para a percepção do seu vídeo. 

Sendo assim, lembre-se de deixar o ambiente o menos poluído possível.

Quando necessário, escolha uma ambientação relacionada com o tema que você está abordando. 

4. Capture boas imagens

A sua vídeo aula precisa ser muito bem captada e, por isso, uma fase de testes e ensaios deve ser feita antes mesmo de começar a gravar pra valer. Dessa maneira, fica mais simples de evitar possíveis erros.

Para que a captação de imagens seja o mais proveitosa possível, as gravações não devem estar limitadas, unicamente, ao roteiro. 

Os erros de gravação, bastidores e algumas conversas informais podem entrar na sua vídeo aula como uma forma de distrair e aproximar ainda mais o público interessado.

5. Tome cuidado com a iluminação

Além da captação de cenários, para quem deseja saber como gravar vídeo aula adequadamente, também é necessário estar atento à iluminação do ambiente. 

Ela acaba sendo um grande complemento para deixar o conteúdo ainda mais elaborado e, consequentemente, também ajudará a atrair o interesse dos espectadores.

Alguns fatores precisam ser levados em consideração para fazer com que as funções básicas e estratégicas do vídeo sejam cumpridas. São eles:

  • ângulo e posicionamento da câmera;
  • fontes de luz, sejam elas naturais ou artificiais;
  • balanço de luz;
  • equipamentos essenciais como, por exemplo, ring lights, spots ou softboxes.

Com todo o equipamento devidamente organizado, será possível alcançar os objetivos do vídeo e fazer com que ele seja visto com maior credibilidade.

6. Escolha uma boa plataforma para hospedar

Mais do que saber como gravar videoaula, você também precisa oferecer o curso da melhor maneira.

Para que o seu conteúdo seja devidamente valorizado, levando em consideração todo o esforço realizado para a produção da vídeo aula, é necessário que você encontre a plataforma correta para hospedar a gravação. 

A HeroSpark é uma excelente escolha! Ela oferece todas as ferramentas para divulgar seu curso online. Desde a criação de landing pages, automação de e-mail marketing (para divulgação), até área de membros e aplicativo próprio para seus alunos consumirem o conteúdo. Comece gratuitamente agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *