Roteiro de vídeo: por que e como fazer um

Roteiro de vídeo
Uma boa produção se inicia com um bom roteiro de vídeo
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

A criação de um roteiro de vídeo é importante para facilitar a produção do conteúdo. Nele contém todas as suas falas, indicações técnicas, músicas que serão utilizadas, dicas para a edição, entre outros elementos que facilitam na hora de gravar e editar o seu vídeo.

Por isso, para te ajudar a criar um bom roteiro de vídeo, trouxemos alguns elementos que devem aparecer durante a sua roteirização. 

Além disso, vamos explicar os motivos de investir um tempo nesse planejamento. Afinal, apesar de parecer desnecessário, é ele que vai guiar toda a sua produção. 

E então, quer saber como fazer um roteiro de vídeo? Veja mais a seguir!

Inscreva-se abaixo e garanta 30 dias de acesso gratuito ao melhor conteúdo para acelerar a criação e a performance do seu produto digital.

3 Motivos para fazer um roteiro de vídeo

1. Medir a duração da produção

As pessoas querem ver vídeos que não tomem muito do seu tempo. Logo, roteirizar as informações é importante para saber se a sua produção irá se adequar nos formatos mais preferidos pelo público.

2. Minimizar imprevistos

Ao fazer uma produção, sempre pode ocorrer algo que não era esperado, não é verdade? No entanto, com um roteiro de vídeo, isso fica mais difícil de ocorrer, o que otimiza seu tempo e diminui os gastos.

3. Padronizar produções

É possível criar um roteiro padrão, no qual todos os seus vídeos devem se encaixar. Dessa maneira, será possível construir uma identidade visual que irá diferenciar seu conteúdo e mostrar uma maior preocupação e organização com aqueles que assistirão.

Como fazer um roteiro de vídeo?

1. Estabeleça o público-alvo

É importante estabelecer qual público-alvo você deseja atingir com o vídeo. Assim, vai ser possível definir o melhor formato e a linguagem mais apropriada para utilizar.

Isso, por sua vez, fará com que o vídeo seja um sucesso nas redes sociais e obtenha muitas visualizações e aumente o engajamento.

2. Escolha um bom tema

Atualmente, é necessário pensar em um tema que se distinga da enxurrada de conteúdos existentes. Por isso, antes de começar a escrever o seu roteiro, escolha um tema que, além de ser do seu interesse, seja diferente e fuja do senso comum.

Uma boa ideia para se destacar é restringir o nicho. Por exemplo: no lugar de criar um vídeo de marketing digital no geral, escolha um nicho, como design, para se destacar. Dessa forma, as pessoas já saberão a quem buscar quando quiserem saber sobre design.

3. Faça um briefing

Depois de escolher o tema do seu vídeo, anote o que você quer tratar na gravação, pesquise sobre o assunto escolhido e reúna suas ideias. Isso será o briefing, um material que abordará tudo que deve ser feito.

Lembre-se de destacar os pontos que você deseja realçar no vídeo, principalmente aquilo que não pode deixar de ser citado. Dessa maneira, você não correrá o risco de esquecer de citar algo e ter que regravar o conteúdo.

4. Esclareça como será a edição

É fundamental seu roteiro ter algumas dicas de como será feita a edição do vídeo. Isso vai poupar tempo na hora de mexer no vídeo, já que o editor terá uma base para se guiar, ainda que seja a mesma pessoa que criou o roteiro. 

Por isso, é importante que o roteiro contenha todas as informações de maneira clara. Se houver algum diálogo, anote as falas de cada um. Caso haja uma entrevista, escreva as perguntas que você pretende fazer. Se o vídeo contar com alguma narração, deixe claro qual será a fala e a entonação de voz necessária.

Especifique cada ação e parte do vídeo, como a introdução, os tópicos abordados e o CTA. Além disso, aponte ideias das músicas a serem tocadas, entre outras coisas. 

Dessa maneira você aproveitará melhor o seu tempo e minimizará os problemas na hora da gravação. Pense em cada detalhe!

5. Determine um Call to Action (CTA)

Para manter seu seguidor mais envolvido e engajado com seus conteúdos, direcione a pessoa para uma outra plataforma na qual você esteja ativo. Por exemplo: newsletter, outro vídeo, suas redes sociais, entre outras possibilidades.

copy com chat gpt , herocreator

Fazendo isso, você implementa um Call to Action e consegue que as pessoas vejam mais do seu conteúdo. 

Vale ressaltar que os seguidores prezam muito pela interatividade e essa é uma ótima maneira de ter um contato mais direto com aqueles que gostam das suas produções.

6. Utilize ferramentas de mensuração de tempo

Um vídeo precisa ser bem estruturado para entregar o conteúdo que pretende ao público. Devido a isso, é importante mensurar o tempo do vídeo, assim como o tempo dos tópicos abordados em seu conteúdo.

Para ajudá-lo nessa etapa, você pode recorrer à ferramentas de mensuração de tempo. Assim, quem assistir ao vídeo, irá manter-se motivado em assistir até o final. Além disso, é possível manter um equilíbrio, evitando estender-se em determinados tópicos.

Exemplo de roteiro de vídeo

A fim de te ajudá-lo a escolher o roteiro mais adequado para o seu vídeo, trouxemos alguns exemplos práticos!

Roteiro de texto direto

Esse roteiro é escrito na forma de texto corrido, como se fosse uma redação. Nele, são descritas todas as narrações, falas e diálogos presentes no vídeo. Ele é ideal para produções que não exigem muita edição e recursos diversos. 

Segue um exemplo:

Cena 1

Contexto: fundo branco, luz branca suave, enquadramento até o pescoço, cenário no fundo, falar da importância do roteiro, dar dicas de como produzir um bom roteiro, tela preta, exemplos de roteiros, escrita na tela.

Texto: — Fala galera do meu canal! No vídeo de hoje eu vim ensinar vocês sobre a importância de um bom roteiro para o sucesso do seu vídeo. Além disso, darei algumas dicas de roteirização e, claro, mostrarei exemplos práticos!

Roteiro técnico ou duas colunas

Esse roteiro é muito utilizado, principalmente por sua praticidade de escrita e organização. Ele é dividido em duas colunas, uma de áudio e uma de vídeo, que separam o que será feito em cada cena. 

Esse modelo é bom para produções que se utilizam de muitos recursos visuais. Além disso, ele ajuda e facilita o trabalho da pessoa encarregada da edição, uma vez que terá, de maneira bem clara, um apoio na hora de realizar a edição.

ÁudioEfeitos/vídeo
— E ai, galera do meu canal. No vídeo de hoje irei mostrar como fazer um bom roteiro para seu vídeo!Enquadramento até o pescoço, fundo branco, música em volume baixo, nome do vídeo aparecendo na tela.
— Para começar, irei falar da importância de escrever um bom roteiro.Mudar a cor do fundo, tirar a música, escrever na tela “importância de um bom roteiro”.
— Também trarei algumas dicas para ajudar na criação do roteiro, como a de fazer um briefing.Mudar a cor do fundo, escrever “dicas criação roteiro”, colocar as dicas em forma de tópicos.
— Espero que vocês tenham gostado do vídeo de hoje. Não se esqueçam de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos e família.Voltar para o fundo branco, colocar na tela os sinais de curtir, comentar e compartilhar, fade out com uma tela preta.

Roteiro de vídeo de cinco colunas

Esse roteiro é mais complicado de fazer, pois toma mais tempo devido à grande quantidade de detalhes envolvidos. No geral, é mais utilizado para produções com diversas cenas, personagens e falas.

Número da cenaTexto faladoIndicação da fonte de falaLetteringDescrição da cena
1Fala galera, no vídeo de hoje iremos falar sobre a produção de um roteiro de vídeo.A própria pessoa que está gravando.Importância de um roteiro de vídeo.Fundo branco, cenário com livros, música baixa, enquadramento até os ombros.

Esses são os três modelos mais usados para gravação de vídeo. As duas primeiras opções são mais utilizadas devido à sua praticidade e fácil organização, além de exigirem um menor conhecimento técnico.

Já a terceira opção, por possuir mais detalhes, não é usada tão corriqueiramente. No entanto, ela pode ser útil em diversos vídeos, principalmente nos que possuem mais detalhes e querem passar um tom mais profissional.

Versão final do roteiro

Depois de realizar todas as revisões, você estará com a versão final do seu roteiro em mãos. Ou seja, você já pode iniciar o processo de gravação do vídeo. 

Mas vale dizer que, na hora da gravação, é recomendado ter decorado pelo menos uma parte do texto. 

Uma dica é ensaiar em voz alta. Assim, além de ter um melhor desempenho, você fica mais confiante durante a gravação. 

Porém, para não deixar sua fala muito mecânica, procure mudar sua tonalidade e acrescentar algumas frases no decorrer da gravação. 

Escrever um roteiro de vídeo não é um processo tão complicado quanto parece. Conforme você for colocando em prática, seus roteiros se tornarão cada vez melhores. 

No entanto, para ter resultados ainda melhores com o seu vídeo, conheça o nosso material que ensina a montar um estúdio de gravação de acordo com o seu orçamento! Baixe-o gratuitamente e torne os seus vídeos mais profissionais gastando muito pouco!

Banner_blog_herospark
3 comments
  1. Valeu pela dica Pedro. Vou colocar em prática e espero que fique bom. Assim que estiver pronto, passo aqui para te dizer. Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *