Consultor online: Benefícios e como se tornar um

Consultor online
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

O trabalho em home-office veio para ficar. E a cada dia mais pessoas decidem tornar-se empreendedoras digitais e trilhar o caminho da liberdade profissional. Entre as opções de negócios digitais e trabalho em casa está a atuação como consultor online.

Um consultor é um especialista cujo objetivo é fornecer diagnósticos e elaborar metas para que seus clientes obtenham melhores resultados em suas áreas de atuação.

Sendo assim, é possível oferecer consultoria em praticamente qualquer ramo de negócios e, com o avanço na tecnologia de comunicações, tudo isso pode ser feito online.

Se você se considera um expert em sua área, gosta de se manter atualizado, de lidar com pessoas e é didático, ser um consultor online pode se tornar seu novo plano de carreira.

Para te ajudar a identificar os benefícios de ser um consultor online e como se tornar um vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é um consultor
  • Benefcíos de ser um consultor online
  • Como se tornar um consultor online

O que é um consultor online?

Como adiantamos na introdução deste texto: consultor é um profissional cujo conhecimento e experiência o tornam uma referência em sua área de atuação. E isso pode se aplicar a uma gama enorme de setores, sobre as quais falaremos mais no último tópico.

O papel do consultor é auxiliar os clientes (desde grandes empresas a pessoas físicas) a identificar processos falhos, propor melhorias e, assim, atingir objetivos.

Entre as principais funções desempenhadas pelo consultor estão:

  • Mapear processos para diagnosticar falhas
  • Propor melhorias
  • Sugerir metas de acordo com os objetivos esperados pelo cliente
  • Indicar estratégias para o alcance dos resultados

Como é possível perceber, o trabalho do consultor exige contato direto e constante com os membros da organização. É isso que gera o entendimento da rotina do cliente, que seria o ponto de partida, e das expectativas para que se possa traçar um plano de ação.

Com o avanço da tecnologia de comunicações fica cada dia mais fácil manter um contato direto sem estar fisicamente com o cliente.

Quais são os benefícios de ser um consultor online?

Seja você um consultor que pensa em migrar para o atendimento online ou caso esteja pensando em usar seu talento e expertise para começar a empreender digitalmente na área, listamos alguns dos benefícios de ser um consultor online.

Ampliar área de atuação

Ter presença online não significa apenas que você está no século XXI, mas também amplia os horizontes. Seja para se atualizar na área, participar de eventos, fazer networking e, porque não, conquistar clientes? A internet é uma grande vitrine e suas habilidades podem ser exatamente o que alguém no outro canto do país precise.

copy com chat gpt , herocreator

 

Menor custo de investimento

E se o potencial cliente no outro canto do país quiser fechar negócio, o fato de trabalhar online te dá a tranquilidade de fechar negócio sem se preocupar com preço de passagens de avião, hospedagem e outros gastos colaterais.

Seu custo de investimento cai consideravelmente mesmo que você atenda clientes na sua própria cidade. Ou seja, deslocamentos em geral se tornam desnecessários, ou menos necessários, dependendo do plano de atendimento ofertado.

Comodidade

Esse benefício é uma via de mão dupla. Uma das marcas dos tempos atuais é a conveniência. Trabalhar de casa é positivo para você, mas também para o seu cliente. Conciliar os horários fica mais fácil quando a sala de reunião está “dentro do computador”.

Como se tornar um consultor online?

Se você leu até aqui e se interessou pela possibilidade de se tornar um consultor online, continue lendo para saber quais são os primeiro passos para ingressar no fantástico mundo do empreendedorismo digital.

Características de um consultor online

Além de trazer uma visão externa e a experiência prévia em lidar com a mesma situação em diversas empresas, existem outras características que devem fazer parte do perfil de um consultor. 

  • Isenção e neutralidade: que trazem mais clareza na análise da situação
  • Liderança: você será responsável por mostrar o caminho da mudança. Para isso é preciso saber se comunicar, ser paciente e motivar as pessoas a acreditarem que as propostas são executáveis
  • Experiência: Perícia, capacidade técnica e legal além de conhecimento aplicado e também teórico (sobre novas ferramentas, por exemplo) são essenciais para o profissional cuja meta é apresentar soluções
  • Didatismo: ser claro e transparente, entender que cada público tem suas especificidades
  • Profissionalismo: Trabalhar de maneira ética, cumprir prazos e estar sempre atualizado são características básicas, mas não custa rememorar.

Áreas de atuação

O mercado é amplo para quem deseja ser consultor online. Em todos os campos existem pessoas ou empresas que precisam recorrer a profissionais mais experientes para obter melhores resultados.

Entre as áreas de atuação podemos citar: Empresarial, Jurídica, Marketing, Contábil, Engenharia e até de saúde como médica e qualidade de vida.

Ferramentas de trabalho do consultor online

Uma vez que você já possua os conhecimentos e as características pessoais necessárias, é hora de organizar as ferramentas de trabalho. Softwares de gestão e de comunicação com clientes, até mesmo helpdesk que permite rastreabilidade e registro das demandas de solução de dúvidas são importantes.

Por lidar com informação sensível e, muitas vezes, confidencial dos clientes é estritamente necessário investir em segurança na transmissão de dados, como criptografia, e sistemas de segurança para servidores. Isso vale também para seu sistema de pagamento.

 

Organização

Se os ganhos do trabalho serão todos seus, a responsabilidade de manter as coisas em ordem também é. Nesse caso dominar técnicas de administração do tempo, de finanças, organizar um calendário com metas mensais e diárias são vitais para um bom funcionamento do negócio. Ter um dashboard para gestão de indicadores é um grande auxílio para a tomada de decisões.

Marketing digital

O último tópico não é menos importante. Ao contrário. Ter presença digital não é apenas criar sua página ou landing page e atualizá-la com uma frequência mínima. Entender como o marketing digital funciona e como ele pode ajudar a alavancar a sua visibilidade e, consequentemente, seu negócio é uma vantagem em relação à concorrência.

Gostou das dicas? Deixe seus comentário se você já é consultor online ou pensa em iniciar essa jornada. Nós queremos conhecer sua experiência!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *