Tudo o que você precisa saber sobre landing page

Uma estratégia de marketing digital bem sucedida começa por uma landing page. Independentemente da natureza do seu negócio, se você oferece um produto digital ou físico, ela é essencial como ponto de partida para conectar-se com o seu futuro cliente.

Crie suas landing page com a HeroSpark, de graça!

Por isso, neste artigo, você vai entender tudo sobre landing page e conferir uma seleção de conteúdos para aprofundar o seu conhecimento. Vamos começar?

O que é landing page? 


A landing page é uma página que tem o objetivo de direcionar o usuário a tomar alguma ação. Essa página contém poucos elementos, geralmente: headline ou título, formulário e CTA. Aqui, o segredo está na comunicação: a escrita deve ser persuasiva e convencer o seu lead.

Você pode abordar os benefícios do seu produto/serviço com recursos como os gatilhos mentais, como o da escassez ou da prova social, por exemplo. O importante é conectar-se com a dor do usuário e propor uma solução.

Entenda o significado de landing page

Quais são os tipos de landing page?

Entre os modelos de landing page, existem três principais tipos que podem ser usados dentro de uma estratégia de marketing digital. O modelo vai depender do seu objetivo, bem como da etapa do funil em que ele se encontra.

Você pode usar uma página para agradecer após o download de um conteúdo rico ou, ainda, usá-la para divulgar uma ação promocional do seu infoproduto. A escolha precisa considerar em qual momento da estratégia ela será aplicada.

Conheça os tipos de landing page

Quais são os benefícios de criar uma landing page?

A landing page é essencial para o crescimento de um negócio. Afinal, é por meio dela que há um reconhecimento melhor do público-alvo e da fase do funil de vendas em que o lead se encontra. 

Mas não é só isso! A seguir, você encontra outros benefícios de criar uma landing page:

  • Conhecimento da persona, pois é possível identificar em qual conteúdo ela mais engaja;
  • É mais eficiente para conversão do que as páginas comuns de um site institucional;
  • Permite testes A/B, como mudar cores, chamadas, imagens e avaliar qual traz melhores resultados;
  • Facilita para o lead encontrar o que estava procurando;
  • Gera dados precisos e confiáveis para avaliações da campanha.

Como criar landing page?

Algumas pessoas ainda acreditam que é necessário um trabalho de desenvolvimento para criar uma landing page. No entanto, já existem ferramentas que permitem criar uma página do zero, sem precisar de programação e investimento financeiro.

Crie uma landing page gratuitamente

Veja outras plataformas para criar landing page

Além disso, também existem outras ferramentas que exigem apenas um computador. Em algumas opções disponíveis no mercado, é possível criar a sua página gratuitamente, ainda que tenha recursos limitados, como serviços integrados de e-mail marketing.

Por isso, é importante conhecer quais ferramentas e funcionalidades as demais opções oferecem, para entender se a escolha é a ideal para a sua estratégia e se, com os recursos disponíveis, você será capaz de aproveitar as vantagens que a landing page oferece.

Quais elementos devem ter em uma landing page?

Como dito anteriormente, a landing page possui uma estrutura básica, mas com alguns elementos muito importantes, como:

  • Headline;
  • Formulário;
  • CTA.

Todos eles precisam trazer uma linguagem persuasiva para que o lead sinta-se mais à vontade de concluir a ação desejada, seja ela uma compra ou a inscrição em um evento, por exemplo.

Além desses elementos, é importante trazer uma imagem que represente o conteúdo da landing page e também a sua logo, para trabalhar o reconhecimento de marca e deixar a página mais atraente para o lead.

Confira mais sobre os elementos essenciais de uma landing page:

Como deixar a landing page responsiva?

Não é novidade que as pessoas usam mais de um dispositivo para navegar na internet. Assim, desde o computador até celulares e tablets, você precisa considerar este aspecto no momento de criar a sua landing page.

Por isso, é essencial contar com uma landing page responsiva, capaz de adaptar-se de acordo com o dispositivo do usuário, sem comprometer a sua experiência com a página. 

Entenda o que é uma landing page responsiva

Modelos de landing page

Dentro do universo de landing pages, existem diversos modelos que podem ser utilizados dentro de uma estratégia de marketing digital. Essa é uma ótima opção para pessoas que preferem um template pronto, sem a necessidade de criar do zero.

Assim, com os modelos prontos, basta adaptar para a identidade visual da sua marca, ou seja, deixar com a “cara” do seu negócio e apostar na escrita persuasiva para guiar o seu usuário a clicar no botão CTA.

Veja modelos de landing page de diferentes tipos

Como monitorar?

Agora que você já sabe como criar a sua landing page, é chegada uma das etapas mais importantes: o acompanhamento. Afinal, de nada adianta implementar uma landing page ideal para o seu usuário sem acompanhar os números.

Para isso, é essencial rastrear a origem do tráfego da sua landing page para identificar por qual página estão chegando até você e por onde os seus futuros leads estão acessando (celular ou computador, por exemplo).

Entender o que é uma landing page e como ela funciona é importante para traçar uma estratégia que faça sentido para o seu público-alvo. Entretanto, escolher a ferramenta certa pode ajudar a determinar o sucesso – ou não – das suas vendas.

Por isso, conheça a plataforma da HeroSpark para criar a sua landing page sem precisar de conhecimentos de programação, usufruindo de templates prontos e o melhor de tudo: de maneira gratuita, sem pesar no seu bolso.