Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Dicas para desenvolver seu curso de enfermagem online e tê-lo como negócio

curso de enfermagem

Se, ao ouvir o termo “empreendedorismo” na área da saúde, você pensa apenas em clínicas e hospitais, preciso dizer que você está um pouco equivocado. O mercado da saúde no Brasil vem se tornando cada vez mais amplo e tendo pessoas atuando de diversas formas. Por isso, hoje eu vou falar sobre curso de enfermagem online!

 

 

Empreender na área da saúde pode ser muito fácil por um lado, mas é preciso tomar alguns cuidados. O conhecimento técnico na área de atuação é apenas metade do que você precisa. Existem ainda o conhecimento de gestão de um negócio, noções de finanças, o espírito empreendedor e outras questões pertinentes a uma empresa. 

 

 

Mesmo assim, criar cursos online de enfermagem é menos complexo do que criar um curso presencial ou, até mesmo, uma clínica. Se o assunto é transformar o seu conhecimento em algo rentável financeiramente através de um curso, o mundo digital sempre será a melhor opção. 

 

 

Hoje eu vou falar hoje sobre como criar um negócio digital na área da saúde, mais especificamente sobre como desenvolver seu curso online próprio de enfermagem e tê-lo como negócio.

 

 

 

Cenário x Oportunidades

 

A união da teoria e prática é a receita do sucesso quando aplicadas de maneira adequada. Existem situações em que a teoria precisa ser estudada muitas e muitas vezes para criar uma boa base antes de partir para a prática em si. Mas também existe o contrário. 

 

 

Quando falamos de um curso de enfermagem online, estamos falando da teoria do conhecimento técnico com exemplos práticos. A melhor maneira de aplicar o que foi aprendido sobre enfermagem é realmente praticando com a supervisão de alguém com mais experiência. Afinal, estamos falando sobre vidas. 

 

 

Ainda sim, o conhecimento técnico é indispensável e precisa ser aprendido de verdade para não haver erros e prejudicar a vida de outros seres humanos.

 

 

Mas então como você pode oferecer um curso de enfermagem online?

 

 

Bem, existem muitos assuntos exclusivamente teóricos que podem ser abordados em cursos online. Pois nem todas as pessoas que buscam curso de enfermagem estão interessadas em um assunto específico oferecido a parte. 

 

 

Por isso, pensando nesses conteúdos mais ligados a conceitos, existe aí uma oportunidade. Para citar apenas uma das possibilidades, você pode disponibilizar um módulo sobre fundamentos da enfermagem. É um conteúdo bastante presente na graduação, mas que muitos alunos acham chato por ser ministrado de forma acadêmica. 

 

 

A partir disso, existe uma outra oportunidade: fazer cursos em que o ensino seja mais dinâmico, com formatos mais engajadores, como vídeos, por exemplo. Dessa forma, seu curso pode servir como apoio para estudantes de graduação também, além de ser útil para outros segmentos do seu público.

 

Vantagens de investir em um curso de enfermagem online

 

 

Já identifiquei algumas oportunidades de mercado em que você pode se inserir. Agora eu vou falar de algumas vantagens de criar o seu curso de enfermagem online e se tornar um empreendedor online.

 

 

Primeiramente, a maioria dos profissionais da área de enfermagem ou pessoas que detém esse conhecimento técnico não estão pensando em criar um curso. Estão focadas em trabalhar na área ou lecionar de forma presencial. Enquanto isso, apesar de haver ofertas de cursos online de enfermagem, a sua missão será produzir algo que se destaque dos concorrentes. 

 

Guia do planejamento do curso online

 

A vantagem, nesse caso, será para você, novo empreendedor digital. Ao produzir um curso de qualidade e que se diferencie no mercado, seus concorrentes se reduzirão e você terá mais chances de ter sucesso com o seu curso de enfermagem online. 

 

 

Outro benefício para você que quer criar o seu negócio digital é o baixo custo para manter a estrutura do curso online e as demais despesas se comparado a modalidade presencial. 

 

 

Sendo assim, investir na criação e desenvolvimento do seu curso, transformando-o um negócio digital, como uma fonte de renda extra ou fonte de renda principal, pode ser uma ótima opção.  

Vantagens para o aluno

 

Para o aluno o saldo também é positivo: flexibilidade para estudar, no dia e horário que for melhor, sem necessidade de deslocamento para um local específico. Isso impacta também no possível gasto que ele teria com transporte ou combustível. 

 

 

Mas o recurso mais precioso que seu aluno estará poupando, sem dúvidas, é o tempo. Muitos já estão no mercado de trabalho, em uma área diferente da área da saúde, mas gostariam de fazer a migração profissional para enfermagem, porém não tem tempo de fazer um curso técnico presencial. 

 

 

Nesse cenário, por exemplo, você oferece a base e os conceitos teóricos, estimulando-o assim a continuar os seus estudos. E, consequentemente, que ele ingresse na carreira, realizando treinamentos da parte prática a partir do que aprendeu com você.

 

Viu como todo mundo ganha?

 

Primeiros passos para começar a criar meu curso 

 

Após entendermos o cenário, as oportunidade e as vantagens de ter um curso de enfermagem online como seu negócio digital, vamos falar sobre como começar?

 

Primeiramente, é preciso realizar o planejamento. Como falei a respeito do cenário, você deve definir o seu objetivo em termos de conteúdo que irá oferecer. Depois, determine qual será o seu público.

 

Com essas duas etapas, você já conseguirá desenhar melhor o seu curso. 

 

Após isso, o segundo passo é pensar em como você irá distribuir o seu conteúdo, pois assim será mais fácil pensar nos formatos dos conteúdos que você irá produzir. 

 

Existem plataformas de ensino online especializadas em empreendedorismo digital. A HeroSpark é uma delas, porém é a principal solução com mais de 1.600 clientes e 6,5 milhões de usuários ativos em mais de 20 países. 

 

A plataforma da HeroSpark oferece infraestrutura para vários formatos de conteúdo, além de fóruns e outras funcionalidades. Você não precisa se prender apenas a vídeos ou a apostilas em PDF e ainda engaja melhor seus alunos.

 

Agora sim, é a hora de começar a pensar em como os conteúdos serão organizados e produzidos.

Essas foram algumas instruções básicas e gerais, apenas para você ter uma noção do que precisará para ter o seu curso de enfermagem online no mercado. Mas, aqui no blog, tem um artigo bem detalhado ensinando como criar seu próprio negócio de cursos online de sucesso.

 

 

Espero que tenha gostado do artigo. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo e eu vou ficar bem feliz em respondê-lo.

 

 

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …