Vantagens de ter cursos gratuitos com certificado na sua estratégia

cursos gratuitos com certificado
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Ter cursos gratuitos com certificado é uma forma excelente de vender produtos digitais com maior valor agregado ou percebido. Para cursos online mais longos, esse documento que comprova sua conclusão é indispensável. Mas quem faz cursos curtos também se sente motivado a conclui-los quando sabe que receberá um certificado.

 

 

Se você pensa que para um curso online ter sucesso basta que ele seja barato, você está bastante enganado. As próprias teorias sobre motivação descartam a ideia de retorno financeiro como algo motivador no meio profissional. 

 

 

Nós, geralmente, nos motivamos mais pela conquista, realização e pela visualização de um propósito. O certificado funciona exatamente assim: uma recompensa por horas de estudo e uma forma do aluno se mostrar competente e chegar mais perto da carreira dos sonhos.

 

 

Entenda mais sobre os benefícios dos certificados no artigo a seguir!

Quais as vantagens de produzir cursos gratuitos com certificado? 

Contribuir com a autoridade do produtor no mercado

Fornecer uma certificação aos alunos contribui significativamente com a sua autoridade no mercado como empreendedor. Afinal, não é todo mundo que se propõe a ser um certificador. Se o certificado for emitido apenas com uma nota mínima, você demonstra ainda mais critério como profissional. 

Influenciar o aluno a realizar o curso mais de uma vez

Impor um escore necessário para a obtenção do certificado pode ser visto também como uma forma estratégica de motivar o aluno a explorar todo o potencial do seu curso. Porque se ele não obtém os pontos imediatamente ele terá que refazer as aulas. Se você teve tanto trabalho para estruturar, gravar editar e vender o curso, por que não obter essa façanha com o público? Assim, eles também captam insights que podem ter passado despercebidos.

Integrar o certificado nas redes sociais

Imagine a situação: seu curso está no ar e, pelos relatórios, você percebe que 100 pessoas estão cursando-o no momento. Em alguns dias, 30 alunos concluem as aulas, recebem o certificado e o compartilham nas redes sociais — como uma conquista. Se algum dos outros 70 clientes veem essa conquista, o desejo pelo certificado e, consequentemente, pela conclusão do concurso aumenta. Quanto mais os clientes concluem o curso, mais vantagens para o seu negócio.

Divulgar no LinkedIn

Mais uma vantagem dos cursos gratuitos com certificado que envolvem as redes sociais. O LinkedIn é uma rede bastante voltada a profissionais e estudantes que a utilizam como ferramenta de networking e, principalmente, como um currículo secundário. Se o seu certificado é integrado à página, mais pessoas o visualizam e podem buscar do que se trata o seu curso.

Motivar a conclusão do curso, mesmo quando de curta duração

Às vezes, mesmo um curso de curta duração pode ser visto como trabalhoso para o cliente mais ocupado com outras atividades do dia a dia. Receber um certificado é um meio de incentivo e até de competição (dependendo da faixa etária do seu público-alvo ou se você utiliza gamificação no curso). 

copy com chat gpt , herocreator

Utilizar como isca para quem se atrai por certificados

Existe uma parcela de consumidores de cursos online que, fazem o curso pelo certificado. Claro que não é um público necessariamente desejável, já que os melhores desfechos são resultados reais obtidos com o seu produto digital. Mas, a partir do momento que eles começam o seu curso pelo certificado e, na verdade, descobrem a qualidade do seu material, haverá chances de prosseguirem e serem conquistados pelo conteúdo, não pela certificação.

Seguir a preferência do mercado por cursos gratuitos com certificado

Segundo a pesquisa Ibope Conecta de 2019, com 2000 pessoas por todo o Brasil, 48% dos usuários da internet já realizaram algum curso online e 52% dos mais procurados eram cursos livres. Esse tipo de curso é justamente aquele realizado por um empreendedor ou instituição que, não necessariamente são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas o são pela legislação e podem oferecer certificados normalmente.

Obter mais feedbacks e poder melhorar o infoproduto mais rápido

Acompanhe a lógica: se você oferece um certificado mais pessoas tendem a concluir o curso, certo? Quanto mais pessoas concluem, mais rápido você recebe os feedbacks ao fim do curso. Isso é excelente porque sempre aparece alguém emitindo uma opinião construtiva, sobre os pontos que devem ser melhorados. Assim você aplica esses ajustes, tem um produto aperfeiçoado e pode cobrar bem mais por ele.

Oferecer um recurso que tem o mesmo valor que o obtido em cursos presenciais

Você já observou que os certificados obtidos em cursos online não precisam informar que o curso foi realizado à distância? Isso acontece porque desde 1996, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esse documento tem a mesma validade que a de um curso presencial. Mas para o aluno permanecem as vantagens de ser uma certificação obtida sem sair de casa, com redução de custos com transporte, flexibilidade de horários etc.

Ajudar com as atividades complementares do aluno

Ainda como consequência da LDB, o certificado que você oferece ao seu cliente pode ser utilizado como comprovação de carga horária complementar nas instituições de ensino. As atividades complementares são requisitos obrigatórios para que os alunos obtenham seus diplomas formais e você pode contribuir com isso.

Participar da economia sustentável

Vamos supor que você já trabalha com um curso de contabilidade na sua cidade, em uma empresa com salas de aula alugadas e com emissão de certificados impressos. Então você resolve oferecer esse mesmo curso, mas em uma plataforma online. Em primeiro lugar, a demanda provavelmente será mais alta online e, em segundo, o certificado online é mais barato e não utiliza papel — o 5º produto que mais consome energia no mundo.

 

 

Dessa forma, são muitos e amplos os benefícios de criar cursos gratuitos com certificado. Eles trabalham a motivação dos clientes, a resolução dos problemas dele (como certificações baratas e válidas em instituições de ensino tradicionais), a sua autoridade e competitividade, dentre outros.

 

Esse conteúdo ajudou? Não deixe de compartilhá-lo com amigos! E se você quer saber mais sobre cursos online e os possíveis resultados, confira o case da Conquer com a HeroSpark!

 

E veja também este vídeo,  sobre como estruturar um curso online:

 

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *