Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


5 dicas do que considerar na hora de montar sua estratégia de marketing de conteúdo

estratégia de marketing de conteúdo

 

Descubra quais são as principais informações que você precisa ter no momento em que for começar a criar o sua estratégia de marketing de conteúdo.

 

Atualmente, existem diversas oportunidades quando se trata de Marketing Digital, por isso, elaborar um plano bem estruturado da sua estratégia de marketing de conteúdo desde a identificação do mercado em potencial até o fechamento das ações é essencial para toda a empresa que deseja obter bons resultados, seja ela um negócio digital ou não.

 

Por mais que pareça algo complexo, uma estratégia de marketing de conteúdo baseia-se em uma descrição clara e concisa dos fatores essenciais que toda a equipe precisa saber no momento de um planejamento de comunicação. 

Porque criar uma estratégia de marketing de conteúdo?

 

Para que uma empresa possua um bom funcionamento, é preciso de que todos estejam alinhados. Por isso, é muito importante que haja uma boa estratégia de marketing de conteúdo. 

 

Uma vez que ao registrar os objetivos e as decisões tomadas em determinado momento, todos os integrantes do time conseguirão estar na mesma página e quando houver mudanças de colaboradores, os novos membros poderão consultá-lo. 

 

E esta é uma das maiores vantagens ao se ter uma estratégia de marketing: o aumento da taxa de assertividade. Certamente, toda empresa gosta de obter bons resultados. 

 

Por isso, separamos uma lista com as 5 melhores dicas para te auxiliar a criar o seu plano estratégico. Vamos lá?! 

 

1. Conheça o seu mercado

É muito provável que você já conheça qual é o mercado em que o seu serviço/produto está alocado e quais são as oportunidades e ameaças, certo?! Caso não tenha clareza, aproveite para fazer um estudo e entenda qual o mercado em que você está presente.

Faça um resumo de toda a situação com tópicos como o problema que você quer resolver,  o que esta estratégia vai fazer com esse problema e o que você quer ter de diferencial quando comparado aos concorrentes. 

2. Tenha suas metas traçadas

Quando você faz uma viagem, antes de pegar estrada é preciso saber qual o destino final, correto?! Para criar uma estratégia de marketing de conteúdo é preciso ter esse mesmo pensamento. 

 

Ao conhecer o seu mercado, você tem a ciência de qual é o seu ponto de partida, mas também, é preciso detalhar onde você quer chegar. O principal é conseguir guiar você e seu time para os próximos passos e tenham clareza de qual o propósito desta estratégia. 

 

Imagine que você faz parte do time de uma clínica de odontologia, mas não estão conseguindo ter um bom posicionamento online. Um bom objetivo pode ser: aumentar a taxa de relevância do blog. 

 

3. Saiba qual é o seu público

É fundamental saber quem são as pessoas na qual você está se comunicando. Por isso, é preciso que você defina quem são as personas que consomem o seu produto. 

 

Dessa forma, você conseguirá criar conteúdos direcionados e mais atrativos para as pessoas que você deseja atingir. 

 

No caso do consultório de odontologia, uma possível persona seria: mulheres de 20 a 30 anos, solteiras e que têm o hábito de gastar pouco.

4. Entenda a jornada de compra 

Agora que você já sabe quem é o seu consumidor, é preciso entender qual é a jornada que esta pessoa faz até comprar o seu produto.

 

O seu conteúdo precisa ser o principal incentivador para que sua persona consuma aquilo o que você oferece. Para que isso aconteça, é preciso que você identifique todo o caminho que normalmente, um cliente faz. 

 

Comece respondendo perguntas como: Quais são as dores iniciais que o seu cliente tem no momento que chega até a sua empresa? Como ele te encontra? Em quais canais ele busca informações sobre o seu produto? 

 

Vamos tentar ilustrar este passo. Ainda no exemplo da clínica de odontologia, quais os comportamentos possíveis que minha persona têm até chegar ao seu negócio? 

Um fato possível de se acontecer é: Ela está com um problema em seus dentes e precisa de um reparo. Por isso, a primeira coisa que ela faz é utilizar um buscador para fazer as seguintes pesquisas: restauracao de dente quanto custa ou quanto custa um implante dentário

 

Entendeu? Você começa a traçar toda a trajetória da sua persona, com o máximo de detalhamento possível. 

5. Faça a definição das palavras-chave

Antes de começar produzir o conteúdo, é importante que você saiba quais são os principais termos utilizados pelo seu cliente e utilizar essas palavras a seu favor. Essa prática recebe o nome de SEO – um termo comumente utilizado entre as redações.

 

Suponhamos que você já definiu a jornada de compra da sua persona. Logo, você já deve ter uma ideia do que ela busca encontrar em relação a conteúdos. 

 

Por isso, é recomendado que você defina quais as palavras-chave que você quer que a sua empresa esteja associada. No caso da clínica, boas opções seriam quanto custa um clareamento e também clareamento dental valor

 

Essas palavras precisam ser utilizadas no corpo de textos disponibilizados em blogs ou nos demais canais utilizados pela sua marca. Para defini-las, sempre se pergunte: Através de quais termos as personas podem chegar até mim?

 

Chegou o momento de aplicar sua estratégia de marketing de conteúdo!

 

Agora que você possui um panorama geral do que é preciso conter em uma estratégia de marketing de conteúdo, você já pode começar a produzi-la. 

 

Junte a sua equipe e comecem a determinar todos os fatores necessários. No início, você pode pensar que irá levar muito tempo, mas conforme as coisas forem se desenvolvendo, você irá perceber como isso poderá economizar o seu tempo futuramente por já ter todas essas informações registradas. 

 

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é um investimento que toda a empresa que deseja se destacar precisa fazer. Agora chegou a sua hora, vamos lá?! 

 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …