Marketing de Conteúdo e SEO: Como conseguir milhares de visitas para o seu blog

marketing de conteúdo
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Marketing de Conteúdo e SEO são duas ferramentas que não podem faltar na hora de gerenciar um blog. No post de hoje falaremos como utilizá-las corretamente para alcançar milhares de pessoas com os seus artigos. Confira!

 

“O Marketing de Conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”. É assim que o Content Marketing Institute define o que vamos falar hoje. 

 

Antes de darmos continuidade no conteúdo e detalharmos como utilizar essa técnica para bombar o seu site, é preciso esclarecer alguns pontos e colocar os pingos nos is. 

 

Diferentemente do anúncio, o Marketing de Conteúdo tem como função produzir conteúdos para o seu público-alvo, que o atraia de forma espontânea e o auxilie no processo de compra. 

 

Porém, não basta ter um bom conteúdo se ele não ocupa as melhores posições nos rankings dos buscadores. E é aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), uma das principais estratégias que contribui na divulgação, relevância e autoridade do seu conteúdo. 

 

Vamos entender como esses processos funcionam? Continue lendo esse artigo até o final  e fique craque nessas técnicas! 

Desmembrando o Marketing de Conteúdo 

 

A ideia desta estratégia de marketing é construir um conteúdo que além de útil, seja a mensagem certa ao público-alvo no momento que ele mais precisa. Entender as dores e desejos do leitor para superar as suas expectativas cria uma concepção positiva da sua marca e eleva a taxa de novos negócios.

 

Empresas mundialmente conhecidas, como McDonald’s, Walmart, Samsung e Red Bull, já entenderam como essa estratégia funciona. 

 

Não foi só o marketing que passou por modificações: mais do que nunca, o público cobra posicionamento e interação das marcas. Ou seja, a mensagem não deve ser de venda, mas sim uma conversa com o consumidor.

 

Produzir conteúdo de qualidade faz com que o seu negócio se torne uma autoridade no mercado e, principalmente, ganhe confiança e credibilidade. 

 

Uma empresa que investe tempo para produzir conteúdo de qualidade entrega valor aos seus clientes e será lembrada com muito mais força em comparação às concorrentes. 

 

Em 2017, a pesquisa ContentTrends divulgou alguns dados interessantes:

 

  • 71% das empresas entrevistadas adotam estratégias de Marketing de Conteúdo;
  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2x mais visitas e 3x mais leads;
  • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;
  • 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia. 

 

Quando falamos em mais visitas e mais leads, invariavelmente falamos de um agente que é imprescindível nesse processo e já foi citado nesse material: o SEO. 

 

O algoritmo de busca do Google consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto influenciam diretamente no rankeamento. 

Para entender de vez: o papel do SEO 

Cerca de 90% das experiências online começam com uma pesquisa. E o que isso significa? É exatamente nesses casos que ter um site no topo da página de resultados do buscador pode ser um fator decisivo entre alavancar ou estagnar. 

 

Resumidamente, o SEO envolve três agentes: você, que otimiza o conteúdo; os mecanismos de busca, predominantemente o Google; e o usuário, que faz a pesquisa. 

 

Apesar do Google ser um fator que influencia diretamente e completamente a posição do seu texto, o buscador sabe que o melhor conteúdo é aquele responde às necessidades do usuário. Sendo assim, nunca esqueça da importância do usuário. 

Mas como aplicar na prática?

 

SEO on-page, SEO off-page, palavra-chave, H1 e H2, meta description, meta title, link interno e externo, design, tempo de permanência na página…Ufa! Pode parecer complicado, mas nós vamos destrinchar todos esses pontos pra ficar ainda mais fácil de você aplicar no seu blog e entendê-los de uma vez por todas.

 

O SEO on-page são boas práticas, que podem ser realizadas no próprio conteúdo, para deixá-lo mais otimizado, para conseguir mais destaque e receber mais visitantes.Aqui entra o conteúdo em si e tudo o que ele vai apresentar para o público: 

 

  • Se resolve o problema; 
  • Se é relevante; 
  • Se tem ritmo e linguagem adequada;
  • Se é visualmente agradável;
  • Se traz links de referência;
  • Se é gramaticalmente correto;
  • Entre outros pontos.

 

copy com chat gpt , herocreator

Dentro desse aparato, as heading tags – popularmente conhecidas como H1, H2, H3 e assim por diante – ajudam a montar a estrutura do texto propriamente dito. Elas contribuem para que o leitor não se perca e separa o conteúdo em assuntos relacionados, tornando-o mais organizado e aumentando a legibilidade.

 

Muito conhecida e comentada no universo do marketing digital, a palavra-chave são termos que também ajudam a posicionar melhor o conteúdo. O mais recomendado é que ela seja usada no título do artigo, nos subtítulos e ao longo do texto, sem exagerar, é claro. 

 

Diferente das heading tags e da palavra-chave, a meta description não é um fator de rankeamento do Google, mas a mesma influencia diretamente na decisão do usuário. 

 

Sabe quando pesquisamos algo e antes de entrar no link, vemos uma espécie de pequena descrição do assunto embaixo do título do conteúdo? A meta description é exatamente esse “resumo” do que o leitor irá encontrar naquele material. O ideal é que a meta não ultrapasse 150 caracteres e seja clara sobre o conteúdo. 

 

Além dos fatores internos que influenciam o rankeamento, também há os fatores externos e é aí que falamos do SEO off-page. Entre as principais estratégias, daremos destaque a uma que tem ganhado cada vez mais popularidade: o Link Building

 

Imagine que um blog especializado em determinado tema oferece um link para sua página, de forma que os visitantes te encontrem através de outro site. Isso não só contribuirá para o aumento das visitas no seu blog, como confirmará que você é uma verdadeira referência no assunto. 

 

Mas cuidado! Se for você que estiver fazendo link building para outro site, certifique-se que o link não esteja quebrado e redireciona corretamente para o conteúdo que você quer divulgar. Da mesma forma, se esta falha acontecer em sites alheios, que tenham ligação com a sua página, você deve entrar em contato com o autor e sugerir que substitua o link. 

Voltando para o Marketing: Como fazer no seu blog

 

O blog é uma página na internet que concentra diversos conteúdos e compartilha informação em uma determinada área. Amplamente utilizado por empresas, eles são inseridos nos sites e oferecem ao cliente uma lista de textos informativos. 

 

Quem já possui um blog sabe que essa plataforma contribui e muito para aumentar a visibilidade na rede, tem baixo custo no início, aumenta a cartela de clientes e ainda pode gerar renda extra

 

Mas além de todas as vantagens de gerenciar um blog, é preciso frisar quais estratégias de Marketing devem ser utilizadas para se destacar entre TANTOS conteúdos digitais que encontramos por aí. 

Periodicidade das postagens

 

A frequência das publicações deve levar em consideração a equipe disponível para produzir os textos, o tamanho da sua empresa e a concorrência dela. O ideal é manter um padrão nos posts, seja ele qual for.

 

Faça o seu público compreender o seu calendário de postagens: se as publicações acontecem duas vezes por semana ou um dia sim e um dia não. E claro, nunca deixe que a quantidade fale mais alto que a qualidade. 

Planejamento de temas

 

Os temas que serão abordados não podem ser aleatórios. Não deixe que seu blog aborde assuntos repetitivos, e se o nicho for muito fechado, procure ser ainda mais capacitado para falar do assunto. 

 

A principal dica é criar um planejamento de pautas com antecedência, baseado nos problemas que sua persona enfrenta. 

Não esquece do SEO!

 

Defina a palavra-chave e siga as técnicas de SEO on-page e off-page apresentadas acima. 

 

Vale relembrar: título do post; URL do post; meta description; imagens; heading tags. Não produza o conteúdo pensando apenas na otimização dos buscadores, mas também – e principalmente – na experiência do público-alvo. 

Estrutura textual é importante

 

Blocos de textos muito grandes podem causar desconforto no leitor. Enriqueça o material com subtítulos, listas, bullet points, negritos e itálicos, imagens, infográficos e até vídeos. 

 

Esses atrativos não só agradam o usuário, mas também são valorizados pelo Google. 

 

Quer ter acesso a mais de 120 mil cursos online e se tornar um empreendedor de sucesso? A HeroSpark  fornece tudo o que você precisa para transformar conhecimento em negócios digitais de alto impacto. Vem descobrir!

 

Com a participação no contéudo de Alex Vargas, empreendedor digital de sucesso e ganhador do prêmio de melhor profissional de SEO no Afiliados Brasil de 2019. 

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *