Funil de conteúdo: saiba o que postar em cada etapa

Funil de conteudo
Saiba como usar o funil de conteúdo

O funil de conteúdo consiste em uma ferramenta que busca auxiliar na jornada de compra dos internautas, desde o momento em que conhecem a marca em questão, até o momento em que se tornam clientes.

Esse recurso é muito utilizado entre os vendedores, mas também se tornou algo fundamental no marketing digital.

A partir do funil de conteúdo, é possível identificar em que parte da jornada se encontra o cliente. Isso facilita a produção de postagens com conteúdo topo de funil.

A ferramenta é dividida em três etapas, cada uma com características específicas e que precisam ser trabalhadas estrategicamente, sobre as quais falaremos, a seguir. Boa leitura!

Quais são os conteúdos de topo de funil?

O conteúdo topo de funil é aquele pensado para atrair visitantes para sua mídia social.

Com esse conteúdo, você dará o máximo de informações sobre o seu negócio para que os internautas se sintam interessados e continuem em sua jornada até a compra, mesmo que não estejam 100% focados em adquirir algum produto ou serviço específico.

Os conteúdos de topo de funil são aqueles que conseguem atrair o maior número de visitantes. Para isso, eles devem ser relevantes e de qualidade, mas abrangendo termos mais gerais, para que os possíveis clientes se identifiquem e se aproximem de seu negócio.

Seguem alguns exemplos de conteúdo topo de funil:

  • Para uma consultora de imagem: vídeos de provador em fast fashion;
  • Para um perfil de marketing: memes falando sobre o trabalho;
  • Para uma professora de confeitaria: receitas ensinando doces para o dia a dia.

Quais são os conteúdos de meio de funil?

Essa etapa exige um pouco mais do pensamento vendedor de uma empresa.

Quando pensamos em conteúdos para o meio de funil, o usuário já não é mais um simples visitante que apenas rolou o feed de sua rede social. Agora, ele já conhece o conteúdo de sua empresa e como isso pode favorecê-lo.

Por isso, essa é a oportunidade perfeita de aprofundar um pouco mais esse relacionamento, mostrando que você tem aquilo pelo que o internauta está procurando.

Seguem exemplos de conteúdo meio de funil:

  • Para uma consultora de imagem: resultados dos serviços prestados a clientes;
  • Para um perfil de marketing: a importância de gerenciar seu perfil nas redes sociais;
  • Para uma professora de confeitaria: a mudança de vida depois que começou a vender doces.

Quais são os conteúdos de fundo de funil?

Quando o usuário já tem a sua atenção voltada para a sua mídia social e interesse pelo conteúdo que ela oferece, é chegado o momento de mostrar porque a sua empresa deve ser escolhida como a solução que ele busca.

Então, seguindo um funil de marketing previsível, podemos dizer que, nessa etapa, o internauta está avaliando os fatores positivos e negativos de fechar uma compra. 

E isso acontece tanto com sua empresa, quanto com possíveis concorrentes.

Por isso, nessa etapa de fundo de funil, você precisa ser ainda mais objetivo e mostrar para ele que o seu negócio é a melhor opção.

Seguem alguns exemplos de conteúdo fundo de funil:

  • Para uma consultora de imagem: a importância da transformação do seu guarda-roupas e o aumento da autoestima, com chamada para ação (clicar no link da bio, por exemplo);
  • Para um perfil de marketing: resultados dos clientes que participaram da última mentoria;
  • Para uma professora de confeitaria: todos os módulos disponíveis no curso online.

Aprenda mais sobre os conteúdos de topo de funil. Afinal, eles serão os responsáveis pela maior parte do seu tráfego:

Quais são os benefícios do funil de conteúdo?

É possível analisar que o funil de conteúdo é de extrema utilidade dentro de uma estratégia de marketing, que traz benefícios como:

  • Auxilia o cliente a entender melhor seu negócio e o que você faz;
  • Aproxima e conecta o seu negócio com o público;
  • Aumenta o engajamento orgânico e traz pessoas que realmente estão interessadas no seu conteúdo como um todo;
  • Aumenta a interação dos usuários, fazendo com que seja mais fácil e intuitivo desenvolver mais conteúdos, com base em todo feedback recebido;
  • Melhora as taxas de conversão, além de ser possível entender qual conteúdo está de fato convertendo, e se ele vem da estratégia elaborada para fundo de funil, por exemplo;
  • Otimiza a gestão de todo o conteúdo, por conter uma meta diferente para cada etapa do funil;
  • Aumenta sua autoridade no mercado. 

Como criar um funil de conteúdo?

Existem algumas etapas que devem ser seguidas para criar um funil de conteúdo eficiente e de sucesso e que ajude a sua empresa.

Assim, em primeiro lugar, você deve definir o seu produto, aquilo que você deseja vender, e criar o seu avatar.

Em seguida, a empresa deve produzir conteúdo, seguindo as etapas do funil e pensando na mensagem que procura transmitir aos visitantes. Nesse sentido, é essencial pensar em conteúdos para cada etapa do funil.

Baixe agora 77 headlines prontas

Veja grátis 77 modelos de chamadas atrativas para usar no seu negócio e vender mais. Confira clicando no botão abaixo.

Baixar grátis agora

Os conteúdos mais gerais são para pessoas que ainda estão conhecendo a sua marca, isto é, que estão no topo do funil. Alguns mais nichados são de meio de funil. Por fim, conteúdos que realmente mostram o que você oferece estão no fundo de funil.

No entanto, é evidente que, com um número alto de demandas, não será possível se comunicar manualmente com os potenciais clientes. 

Pensando nisso, é importante automatizar os fluxos de e-mail e mensagens, que entreguem recados personalizados conforme o comportamento de um grupo de usuários. 

Além disso, saiba que existem diversas outras estratégias que precisam ser analisadas para que o seu negócio no digital dê certo. 

Pensando nisso, a HeroSpark elaborou um Kit de Marketing Digital completo, no qual você poderá aprender tudo o que precisa para ter sucesso nas redes e fazer páginas que realmente convertem. 

Esse material tem o valor de R$47, porém, estamos disponibilizando-o gratuitamente, por tempo limitado. Por isso, aproveite e baixe todo esse conteúdo de graça agora mesmo!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *