Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Topo de funil: como produzir conteúdo para esta etapa

Topo de funil é a primeira etapa que você deve planejar no Inbound Marketing

No mercado digital, o funil de vendas é um modelo que representa todos os pontos de contato que um possível cliente tem com o seu negócio, do fundo ao topo de funil. Sendo que o topo é o estado no qual, idealmente, alguém descobre, se sente atraído e interessado pela sua marca.

 

Qual a característica mais marcante de um funil? Certamente, é o fato de o conteúdo do quer que seja colocado nele vá diminuindo em quantidade — daí o verbo “afunilar”. 

 

O mesmo acontece com o seu negócio digital: no topo, há uma imensa quantidade de pessoas conscientes do seu produto ou serviço e, com o passar do tempo, menos pessoas permanecem até a conclusão da compra. 

 

Por isso, se houver poucas pessoas no topo de funil, menos pessoas ainda chegarão ao fundo. Daí a motivação para você apostar no marketing de conteúdo. Busque atrair o máximo de visitantes para que, no fundo de funil, mais pessoas optem pela compra.

 

Mas o que fazer para atrair o máximo de pessoas para o topo de funil? É o que você vai ler neste artigo!

 

Por que criar conteúdo para o topo de funil

Como já citamos, o momento ideal para cultivar interesse na audiência pela sua solução e atraí-la é o topo de funil. Para acompanhar o quão próximo ou distante você está desse objetivo, a métrica principal que vai ajudar é a da relação alcance x impressões. 

 

 

  • Alcance 

Tão intuitivo quanto o próprio termo ‘topo de funil’, quer dizer o número de pessoas que o seu conteúdo alcançou em determinado período. As melhores práticas para aumentar o alcance do seu conteúdo em uma rede social é a de fazer perguntas, sempre utilizar imagens, postar em horários e com frequência regulares e aproveitar tendências e virais. 

 

Para conteúdos de blog, atualize-os com infográficos e vídeos curtos, crie uma newsletter com os conteúdos da semana, compartilhe o material no SlideShare ou Pinterest, entre outros. Teste as estratégias e acompanhe o que mais ajuda no desempenho do alcance. 

 

  • Impressões

Representa o número de vezes que seu conteúdo aparece para alguém, incluindo a mesma pessoa — o que diferencia do alcance. Se as impressões estiverem mais altas que o alcance, nas redes sociais, é porque provavelmente seu conteúdo está sendo consultado várias vezes, o que é ótimo. 

 

Sempre que o seu objetivo for aumentar a consciência dos consumidores sobre a sua marca, priorize as impressões. Quando você consome conteúdo de alguém, o que faz você visualizá-lo várias vezes? Seria a relevância e o quão informativo é? O design? Responda e aplique os princípios que você descobrir, adaptando para o seu público, de preferência.

 

67 headlines para páginas de vendas

Seguir estas dicas para otimizar seu conteúdo de topo de funil, acima de tudo, pode diminuir seu CPA (Custo por Aquisição), em até 56%. Ao conduzir seus possíveis clientes, desde o topo de funil, se torna mais fácil convertê-los de forma orgânica, e não baseado em cliques de anúncios e custo financeiro. 

 

Onde criar conteúdo de topo de funil

Até agora, você percebeu que é possível criar conteúdo de topo de funil:

 

 

O que nem todos se atentam ainda é que você também pode atrair clientes com landing pages (LP) e anúncios, webinários e parcerias com influencers também. 

 

  • LP e anúncios

Se você estiver trabalhando com anúncios pagos, as landing pages são para onde você enviará a maior parte do tráfego, certo? Assim, a melhor saída é focar em uma única mensagem para que as pessoas que nunca viram seu conteúdo na vida compreendam de primeira e avancem no funil de vendas.

 

  • Webinários

Webinars educacionais podem ser ótimas fontes de conteúdos e que despertam interesse nos seus possíveis clientes. Com o foco em algum problema da persona, priorize um conteúdo informativo, mas dinâmico, como se fosse um diálogo, no planejamento da live. 

 

  • Parcerias com influenciadores

Se existe um grupo de pessoas cujo forte é o alcance são os influenciadores digitais. Somado a isso, periodicamente acontecem eventos que podem se associarem ao seu negócio e, normalmente, há um influenciador do segmento. Aproveite esses momentos estratégicos e feche parcerias de co-marketing para que novos públicos sejam alcançados com o seu conteúdo. 

 

Dicas para criar um conteúdo de topo de funil atrativo

Agora que você já sabe por que e onde empenhar sua energia na criação de conteúdo de topo, confira algumas dicas para otimizar este processo:

Evite promover seu negócio

Se você ao menos mencionar seu produto ou serviço logo na primeira conversa, o conteúdo deixa de ser de topo. Mas também não se transforma em conteúdo de fundo de funil porque o usuário não está qualificado para isso, assim, a estratégia se perde. 

Busque ser o mais claro possível

Quando você encontra um amigo para contar alguma novidade que aconteceu com você, é necessário explicar tudo do começo e com calma, certo? Pense nisso ao produzir seu conteúdo para o topo do funil. O público-alvo não descobriu seu negócio ainda, explique sua mensagem da melhor forma possível.

Facilite a vida do público

Uma das melhores maneiras de se mostrar interessante na internet é ajudando alguém, facilitando a vida de um usuário. O que ajuda você na internet? A maioria das pessoas gosta de tabelas resumo, listas, checklists de alguma tarefa mais complexa de executar, posts de tira-dúvidas etc.

Disponibilize o conteúdo no máximo de canais possíveis

Você quer ser realmente descoberto? Então apareça, elenque todos os canais que existem chances da sua audiência estar presente. Mas lembre-se que cada um tem suas dicas e atributos próprios, revise nossas orientações acima sobre onde criar conteúdo e aplique nos canais escolhidos.

 

Produzir conteúdo de topo de funil é praticamente quando você bate a porta da casa de um cliente em potencial. Esse material é o que vai determinar se determinado usuário vai manter contato ou não com a sua marca, até comprar algo. 

 

Você sabia que é possível testar de graça uma ferramenta de funil de vendas? Se trata do SparkFunnels, aproveite e experimente hoje mesmo!

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …