Livros para empreendedores iniciantes: os 6 melhores

livros para empreendedores
livros para empreendedores
Extensão plano basic

O empreendedorismo vai muito além da abertura de um negócio próprio. Pode ser entendido como a capacidade de identificação de problemas, coordenação de projetos inovadores e criação, além da implementação de mudanças pertinentes a um mercado.  Para quem está iniciando, pode se até assustador. A sorte é que há livros para empreendedores que podem ajudar – e muito! 

Para se tornar um verdadeiro empreendedor, é necessário desenvolver diversas habilidades e características comuns ao perfil em questão, que vão desde a criatividade até a autoconfiança.

É imprescindível investir sempre na busca por conhecimento, visto que através dele os erros não farão parte do processo eficiente de planejamento e execução dos projetos.

Portanto, pensando em guiar os primeiros passos, selecionamos 6 notáveis livros para empreendedores iniciantes, com muito conteúdo ricos em ensinamentos e exemplos a serem seguidos.

Boa leitura!

1. Incansáveis – Maurício Benvenutti

Conhecer e entender as transformações do mundo do empreendedorismo, bem como os impactos da inovação tecnológica para a sociedade e as novas formas de se fazer negócio, é essencial para a formação da carreira profissional do empreendedor iniciante.

Em razão disso, a primeira indicação de leitura da nossa lista é o best-sellerIncansáveis”, escrito por Maurício Benvenutti, empreendedor brasileiro e sócio do StartSe.

O livro traça um paralelo entre o passado e o futuro do empreendedorismo, no qual o autor revela como as empresas disruptivas estão substituindo as grandes corporações tradicionais por meio da inovação e criação de produtos mais competitivos e atraentes.

Vale ressaltar que a obra é grande fonte de inspiração para todos os tipos de empreendedores, empresários e executivos, pois aborda ideais que quebram paradigmas da indústria e apresenta várias cases de sucesso, dentre elas Uber, Google e Airbnb.

É um livros para empreendedores mais interessantes, tanto iniciantes quando experientes. 

 

livros para empreendedores

 

2. Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

Para que o empreendimento se torne viável, é primordial utilizar ferramentas de organização e planejamento estratégico do negócio, a fim de direcionar recursos e obter os lucros desejados.

No livro Business Model Generation, o renomado consultor e palestrante Alexander Osterwalder, em parceria com Yves Pigneur, desenvolve o Business Model Canvas (BMC), definido como um método sistemático para visualizar e esboçar modelos de negócios, sejam eles novos ou existentes.

O foco dos autores é ensinar todos os aspectos que constituem o Canvas, explicando como a aplicação dessa técnica revolucionária influencia positivamente na atuação de inúmeras empresas líderes do mercado.

Portanto, através dessa leitura, você terá acesso a um manual completo, que disponibiliza o passo a passo para projetar os empreendimentos de amanhã e implementar a inovação como diferencial competitivo dos tempos modernos.  

 

livros para empreendedores

 

3. Negócios Digitais – Alan Pakes 

Como dar início ao empreendedorismo digital? O livro “Negócios Digitais – Aprenda a usar o real poder da Internet” é uma leitura que todo empreendedor iniciante deve fazer. 

O livro reúne ensinamentos do autor Alan Pakes e de outros 17 empreendedores, que vão servir de inspiração e ajudar o leitor a entender como funciona o mundo do empreendedorismo digital

Durante a leitura da obra, é ensinado o primeiro passo para quem quer construir um negócio online, mas ainda se sente perdido. Além disso, é uma fonte de inspiração para que empreendedores com negócios físicos migrem para os digitais. 

Qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor digital e para isso é interessante saber por onde começar. Se você ficou curioso em saber mais sobre esse caminho, esse livro é a sua porta de entrada rumo a uma carreira de empreendedor de sucesso.

 

livros para empreendedores

 

4. Nasce um Empreendedor – Bob Wollheim e Dony De Nuccio

Se você almeja iniciar a sua carreira no empreendedorismo e abrir um negócio próprio, que seja reconhecido e lucrativo, deve conhecer mais a fundo o livro “Nasce um Empreendedor”.

Na obra, o especialista em mercado digital, Bob Wollheim, em coautoria com Dony De Nuccio, concede para seus leitores uma visão realista do empreendedorismo no Brasil, indicando todos os percalços e desafios que podem surgir ao longo dessa trajetória, até que uma ideia inovadora seja concretizada.

Neste contexto, os autores apontam, por meio de uma linguagem agradável e de fácil entendimento, dados históricos referentes ao empreendedorismo, citando diversos depoimentos dos maiores empreendedores do país, que enriquecem os ensinamentos do livro.

copy com chat gpt , herocreator

Sem dúvidas, essa leitura fará você refletir sobre a complexidade de ser um empreendedor, e irá motivar a sua caminhada rumo à realização profissional!

 

livros para empreendedores

 

5. A Mente do Empreendedor – Kevin D. Johnson

Para que o empreendedor iniciante consiga programar o seu cérebro para o sucesso nos negócios, é muito importante que ele se aprofunde nos pensamentos e crenças de empreendedores que são referências mundiais, como Bill Gates e Steve Jobs.

Portanto, a nossa quinta sugestão de leitura é o best-sellerA Mente do Empreendedor”, de autoria do presidente e CEO da Johnson Media Inc., Kevin D. Johnson.

Esse é um dos livros para empreendedores que reúne as experiências do próprio autor, com os cem hábitos e comportamentos de empresários notórios, e extrai de cada um deles valiosas lições que preparam seus leitores para empreender em cenários instáveis.

A partir daí, Johnson elabora os sete elementos que constituem a mente do verdadeiro empreendedor, que são:

 

  • Estratégia,
  • Educação,
  • Pessoas,
  • Finanças,
  • Marketing e vendas,
  • Liderança e motivação.

Todos são vitais para uma vida empresarial próspera.

 

 

livros para empreendedores

 

6. #VQD: Vai Que Dá! – Joaquim Castanheira

Empreender no Brasil é um processo desafiador devido a diversos aspectos desestimulantes, como a burocracia e os altos impostos.

No entanto, histórias de empreendedores que conseguiram criar negócios rentáveis podem servir como grande fonte de inspiração para os empreendedores iniciantes.

Dado isso, a última recomendação da nossa lista é o livro “#VQD: Vai Que Dá!”, do jornalista Joaquim Castanheira, que narra dez cases de sucesso de empreendedores brasileiros que transformaram seus sonhos em empresas de alto impacto.

Mais do que relatos de triunfos, a obra apresenta os desafios, erros e obstáculos que marcaram a trajetória de cada uma das empresas retratadas, dentre elas: Arizona, Grupo Prepara e Acesso Digital.

Concluímos que essa leitura será uma ótima opção de livro para empreendedores que desejam aprender a gerir recursos financeiros, entender sobre investimentos, otimizar as relações de trabalho e, o mais importante, empreender por paixão!

 

livros para empreendedores

 

Conte com livros para empreendedores para começar o seu negócio

O conhecimento será a peça-chave para você iniciar o empreendimento dos seus sonhos.

Por isso, esperamos que os livros para empreendedores escolhidos impulsionem a sua carreira e sejam, de fato, grandes contribuidores para a sua jornada de sucesso!

Conheça também o MonsterSales. O programa de aceleração de negócios digitais criado pela Herospark é 100% gratuito. O curso é feito para você que:

  • Está cansado de ter um chefe
  • Não tem tempo livre para passar com sua família e amigos
  • Ganha pouco para o tanto que trabalha
  • Tem conhecimento em alguma área, mas não consegue fazer dinheiro com ele na internet.

O MonsterSales foi idealizado a partir dos conhecimentos de Rafael Carvalho, co-fundador e COO da Herospark. O empresário tem mais de 16 anos de carreira no mundo do empreendedorismo digital e seu método já é validado no mercado.

Com o curso, você finalmente saberá o caminho certo a percorrer até atingir o sucesso com seu negócio que começou do zero. As aulas são pautadas em 4 pontos principais:

  • Tirar sua ideia do papel
  • Estruturar seu negócio digital
  • Criar seu produto digital de sucesso
  • Começar a ter as suas primeiras vendas

 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros para empreendedores (ou não) dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *