Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Melhor hora para postar no Instagram em 2021

Celular com o Instagram aberto e xícara de café ao lado. Texto da imagem: melhor hora para postar no Instagram

Saber a melhor hora para postar no Instagram é importante para quem quer crescer no Instagram. Porém, essa continua sendo uma dúvida comum entre empreendedores e profissionais que trabalham com mídias sociais.

Com as mudanças frequentes no algoritmo, está cada vez mais difícil alcançar as pessoas organicamente. Tendo isso em vista, desenvolver estratégias para aumentar o alcance é fundamental. Saber qual é a melhor hora para postar no Instagram é uma delas!

 

Qual a melhor hora para postar no Instagram?

Um estudo da Sprout Social trouxe informações interessantes, que podem ser a partida inicial no processo de descoberta da melhor hora para postar no Instagram. Os dados obtidos foram:

 

  • Segunda-feira: entre 11h e 12h
  • Terça-feira: entre 11h e 14h
  • Quarta-feira: entre 11h e 12h
  • Quinta-feira: às 11h
  • Sexta-feira: entre 11h e 12h
  • Sábado: entre 10h e 12h
  • Domingo: entre 9h e 15h.

A pesquisa também mostrou os dias da semana com maior engajamento, sendo que o melhor é terça-feira e o pior é domingo. Veja a imagem abaixo:


Como é possível observar, o engajamento durante a semana inicia às 5h da manhã, o que provavelmente acontece porque, ao acordar, as pessoas costumam pegar o celular para checar as redes sociais.

Além disso, as maiores taxas de engajamento ocorrem entre 10h e 14h, o que nos leva a relacionar ao horário de almoço da maioria das pessoas, momento em que também costumam acessar o Instagram.

Apesar de pesquisas como essa contribuírem muito para termos uma noção de qual o melhor horário para postar um conteúdo, elas não são tudo.

É importante ter em mente que o horário ideal depende muito da base de fãs que seguem a sua conta. Afinal, personas diferentes possuem hábitos diferentes. Para se obter uma resposta assertiva, é preciso conhecer os seus seguidores para, assim, aproveitar o timing do marketing. 

Se o seu conteúdo é relacionado à educação, por exemplo, o horário de postagem provavelmente não é o mesmo de quem produz conteúdo para a área da saúde.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar no estudo sobre os seus seguidores. Confira!

 

Coloque-se no lugar dos seus seguidores

Aqui, a ideia é tentar entender o que os seus seguidores estão fazendo em determinada hora do dia para, então, publicar quando eles estiverem usando o smartphone.

Por exemplo, se você fala com professores de ensino infantil ou estudantes do colegial, é quase óbvio que, durante a manhã e/ou à tarde eles estarão ocupados na aula. 

A maioria das pessoas trabalham e/ou estudam em horário comercial, ou seja, entre às 9h e às 18h. Publicar nesses horários nem sempre é uma boa ideia, pois os usuários costumam estar ocupados em outras tarefas da rotina, sem ter tempo para checar o Instagram.

Uma boa estratégia é focar nos horários que compreendem o intervalo de almoço, que vai das 11h às 14h.

 

Aproveite as informações fornecidas pelo próprio Instagram

Os perfis empresariais do Instagram têm uma vantagem, que é ter acesso às principais métricas da sua conta fornecidas pela própria rede social. 

Com o Instagram for Business, no Instagram Insights, na aba “Informações” (disponível os três pontinhos na parte superior direita da tela) e depois em “Público”, é possível ter acesso a informações como alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores.

Clicando em “Horas” você pode conferir em quais horários seus seguidores mais interagem com suas publicações, com base nas suas postagens.

 

Faça testes

Esta talvez seja a dica mais importante de todas. Testar é a melhor forma de encontrar informações assertivas sobre a melhor hora para postar no seu Instagram.

É claro que esse processo pode ser demorado. Afinal, você terá que fazer várias postagens, ao longo de semanas e até meses, para, assim, tirar conclusões que façam sentido.

Organize-se para registrar o horário de cada uma das suas publicações, marcando a quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos.

Lembre-se, também, de registrar o tema e o formato de cada post. Esses fatores também influenciam muito no engajamento de uma publicação.

67 headlines para páginas de vendas

Mesmo que pareça algo complexo, isso possibilita que você faça uma análise real sobre o seu público, o que pode te ajudar a conquistar a melhor performance em suas publicações e, consequentemente, ter sucesso em sua estratégia de marketing digital.

 

Utilize ferramentas de Instagram Analytics

Atualmente, existem diversas ferramentas que apresentam métricas para te ajudar a mensurar seus resultados no Instagram. Selecionamos três delas para você experimentar:

 

Iconosquare

O Iconosquare é uma plataforma bastante completa em fornecimento de métricas. Ela apresenta gráficos sobre crescimento do público, perdas e ganhos de seguidores diariamente, localização dos seguidores, entre outros.

Para começar, a ferramenta te ajuda a entender como a frequência das suas publicações está relacionada à obtenção ou perda de seguidores.

Com o Iconosquare você também conta com um calendário editorial, que te ajuda a planejar e programar suas publicações com antecedência.

Outra funcionalidade é o acervo de mídias disponíveis para uso, para que você possa escolher as imagens que mais te interessam e usar da sua maneira.

Você também pode usar a ferramenta para procurar influenciadores que possam te ajudar a divulgar suas campanhas e produtos. Nessa mesma funcionalidade, é possível comparar influenciadores conforme as métricas e o engajamento deles, o que te ajuda a fazer a melhor escolha.

 

Sprout Social

O Sprout Social, citado no início deste artigo, também é uma plataforma que pode te ajudar a encontrar as melhores métricas do seu Instagram. 

Assim como o Iconosquare, ele disponibiliza um calendário editorial que te permite planejar e programar as publicações.

O Sprout Social é ótimo, também, para agências ou grupos criativos que buscam um processo de criação e compartilhamento de conteúdos. Isso porque ele oferece diversos formatos de comunicação entre as partes envolvidas.

A ferramenta de notificação push é uma forma de comunicar o outro profissional envolvido no processo de criação do post.

Além disso, ele oferece um histórico de comunicação completo com cada usuário do Instagram. Você pode, inclusive, notificar outros integrantes da sua equipe para que deem continuidade à conversa, o que contribui para que você mantenha uma comunicação instantânea e efetiva com os seus fãs.

 

Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta que tem como principal atributo oferecer relatórios em tempo real. Com ele, você pode inserir uma hashtag, palavra-chave ou conta específica para ver quais tendências estão começando a surgir relacionadas a elas.

A ferramenta te ajuda a rastrear todas as métricas que você precisa para provar o impacto e o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas.

Com ela, você consegue reunir todas as métricas que precisa: alcance, impressões e pontos de dados relacionados aos Stories, para, depois, calcular o impacto das suas ações na rede social.

Entre muitas outras funcionalidades, o Keyhole também te ajuda a descobrir quais tendências internas estão trazendo mais resultados, com dados instantâneos.

Além disso, você pode criar um feed que irá rastrear automaticamente as contas do Instagram do seu concorrente, para que você possa saber o que está ou não trazendo resultados para ele.

 

Neste artigo você aprendeu como descobrir a hora ideal para postar no seu Instagram. Além disso, teve acesso a ferramentas que tornam esse processo ainda mais automatizado, facilitado e assertivo. Se você quiser se aprofundar mais em conteúdo sobre como melhorar seu engajamento, confira esse vídeo: 

 

 

E, é claro, nos siga no Instagram! Lá você tem acesso a diversas dicas sobre produção de conteúdo para Instagram, marketing digital e muito mais. Siga e acompanhe tudo em primeira mão!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …