Melhor hora para postar no Instagram em 2024

Celular com o Instagram aberto e xícara de café ao lado. Texto da imagem: melhor hora para postar no Instagram
Descubra qual é a melhor hora para postar no Instagram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Saber a melhor hora para postar no Instagram é importante para quem quer crescer no Instagram. Porém, essa continua sendo uma dúvida comum entre empreendedores e profissionais que trabalham com mídias sociais.

Com as mudanças frequentes no algoritmo, está cada vez mais difícil alcançar engajamento no Instagram de maneira orgânica. Tendo isso em vista, desenvolver estratégias para aumentar o alcance é fundamental. Saber qual é a melhor hora para postar no Instagram é uma delas!

Uma plataforma completa como nenhuma outra para impulsionar suas vendas nas redes sociais. Experimente agora mesmo, crie sua conta!

Inscreva-se gratuitamente!

Qual a melhor hora para postar no Instagram?

Segundo dados da Sprout Social:

  • Segunda-feira: entre 11h e 12h
  • Terça-feira: entre 11h e 14h
  • Quarta-feira: entre 11h e 12h
  • Quinta-feira: às 11h
  • Sexta-feira: entre 11h e 12h
  • Sábado: entre 10h e 12h
  • Domingo: entre 9h e 15h.

A pesquisa também mostrou os dias da semana com maior engajamento no Instagram, sendo que o melhor é terça-feira e o pior dia é domingo. Veja a imagem abaixo:

Gráfico que mostra a melhor hora para postar no Instagram em cada dia


Como é possível observar, o engajamento no Instagram durante a semana inicia às 5h da manhã, o que provavelmente acontece porque, ao acordar, as pessoas costumam pegar o celular para checar as redes sociais.

Além disso, as maiores taxas de engajamento ocorrem entre 10h e 14h, o que nos leva a relacionar ao horário de almoço da maioria das pessoas, momento em que também costumam acessar o Instagram.

Apesar de pesquisas como essa contribuírem muito para termos uma noção de qual o melhor horário para postar um conteúdo, elas não são tudo.

É importante ter em mente que o horário ideal depende muito da base de fãs que seguem a sua conta. Afinal, personas diferentes possuem hábitos diferentes. Para se obter uma resposta assertiva, é preciso conhecer os seus seguidores para, assim, aproveitar o timing do marketing. 

Se o seu conteúdo é relacionado à educação, por exemplo, o horário de postagem provavelmente não é o mesmo de quem produz conteúdo para a área da saúde.

Se você quer se aprofundar em suas estratégias de redes sociais, temos um e-book gratuito com o passo a passo para iniciar neste universo: Como criar as suas redes sociais?

Baixe gratuitamente agora mesmo!

Coloque-se no lugar dos seus seguidores

Aqui, a ideia é tentar entender o que os seus seguidores estão fazendo em determinada hora do dia para, então, publicar quando eles estiverem usando o smartphone.

Por exemplo, se seu público-alvo são professores de ensino infantil ou estudantes do colegial, é quase óbvio que, durante a manhã e/ou à tarde eles estarão ocupados na aula. 

A maioria das pessoas trabalham e/ou estudam em horário comercial, ou seja, entre às 9h e às 18h. Publicar nesses horários nem sempre é uma boa ideia, pois os usuários costumam estar ocupados em outras tarefas da rotina, sem ter tempo para checar o Instagram.

Uma boa estratégia é focar nos horários que compreendem o intervalo de almoço, que vai das 11h às 14h e nos finais de semana.

Faça testes

Esta talvez seja a dica mais importante de todas. Testar é a melhor forma de encontrar informações assertivas sobre a melhor hora para postar no seu Instagram.

É claro que esse processo pode ser demorado. Afinal, você terá que fazer várias postagens, ao longo de semanas e até meses, para, assim, tirar conclusões que façam sentido.

Organize-se para registrar o horário de cada uma das suas publicações, marcando a quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos.

Lembre-se, também, de registrar o tema e o formato de cada post. Esses fatores também influenciam muito no engajamento de uma publicação.

Mesmo que pareça algo complexo, isso possibilita que você faça uma análise real sobre o seu público, o que pode te ajudar a conquistar a melhor performance em suas publicações e, consequentemente, ter sucesso em sua estratégia de marketing digital.

Como saber o horário de pico no meu Instagram?

Para descobrir o horário de pico do seu Instagram, você pode recorrer à ferramentas ou aos recursos do próprio Instagram. Além disso, também existe a possibilidade de fazer testes para entender como sua audiência interage com o seu conteúdo. 

Sendo assim, listamos abaixo algumas opções, desde dicas até ferramentas, com o intuito de você descobrir qual é o horário de pico do seu Instagram. Confira!

Faça testes

Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Testar é a melhor forma de encontrar informações assertivas sobre a melhor hora para postar no seu Instagram.

É claro que esse processo pode ser demorado. Afinal, você terá que fazer várias postagens ao longo de semanas ou até meses para, assim, tirar conclusões que façam sentido. Sem contar a necessidade considerar os fusos horários do seu público. 

Desse modo, organize-se para registrar o horário de cada uma das suas publicações, marcando a quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos.

copy com chat gpt , herocreator

Lembre-se, ainda, de registrar o tema e o formato de cada post. Esses fatores também influenciam muito no engajamento de uma publicação.

Mesmo que pareça algo complexo, o teste possibilita que você faça uma análise real sobre o seu público. Ele pode te ajudar a conquistar a melhor performance em suas publicações e a ter sucesso em sua estratégia de marketing digital.

Analytics do Instagram Business

O próprio Instagram possui uma funcionalidade que pode te ajudar a descobrir o seu horário de pico. No entanto, é preciso ter o perfil na conta comercial para acessá-la. 

De qualquer forma, é bem fácil acessar essas informações. Por conta disso, preparamos um passo a passo para você abaixo:

1. No seu perfil comercial do Instagram, acesse os 4 traços do lado superior direito, conforme marcado na figura abaixo;

2. Toque na opção “Insights”;

3. Clique em “Total de seguidores”;

4. Arraste a tela até o final, selecione “Horas” e confira o período de maior atividade no seu Instagram.

De forma fácil, o Instagram disponibiliza essas informações. Assim, você evita riscos e otimiza sua estratégia nessa rede social sem precisar recorrer à diversas ferramentas. 

Utilize ferramentas de Instagram Analytics

Atualmente, existem diversas ferramentas que apresentam métricas para te ajudar a mensurar seus resultados no Instagram. Selecionamos três delas para você experimentar:

Iconosquare

O Iconosquare é uma plataforma bastante completa em fornecimento de métricas. Ela apresenta gráficos sobre crescimento do público, perdas e ganhos de seguidores diariamente, localização dos seguidores, entre outros.

Para começar, a ferramenta te ajuda a entender como a frequência das suas publicações está relacionada à obtenção ou perda de seguidores.

Com o Iconosquare você também conta com um calendário editorial, que te ajuda a planejar e programar suas publicações com antecedência.

Outra funcionalidade é o acervo de mídias disponíveis para uso, para que você possa escolher as imagens que mais te interessam e usar da sua maneira.

Você também pode usar a ferramenta para procurar influenciadores que possam te ajudar a divulgar suas campanhas e produtos. Nessa mesma funcionalidade, é possível comparar influenciadores conforme as métricas e o engajamento deles, o que te ajuda a fazer a melhor escolha.

Sprout Social

O Sprout Social, citado no início deste artigo, também é uma plataforma que pode te ajudar a encontrar as melhores métricas do seu Instagram. 

Assim como o Iconosquare, ele disponibiliza um calendário editorial que te permite planejar e programar as publicações.

O Sprout Social é ótimo, também, para agências ou grupos criativos que buscam um processo de criação e compartilhamento de conteúdos. Isso porque ele oferece diversos formatos de comunicação entre as partes envolvidas.

A ferramenta de notificação push é uma forma de comunicar o outro profissional envolvido no processo de criação do post.

Além disso, ele oferece um histórico de comunicação completo com cada usuário do Instagram. Você pode, inclusive, notificar outros integrantes da sua equipe para que deem continuidade à conversa, o que contribui para que você mantenha uma comunicação instantânea e efetiva com os seus fãs.

Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta que tem como principal atributo oferecer relatórios em tempo real. Com ele, você pode inserir uma hashtag, palavra-chave ou conta específica para ver quais tendências estão começando a surgir relacionadas a elas.

A ferramenta te ajuda a rastrear todas as métricas que você precisa para provar o impacto e o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas.

Com ela, você consegue reunir todas as métricas que precisa: alcance, impressões e pontos de dados relacionados aos Stories, para, depois, calcular o impacto das suas ações na rede social.

Entre muitas outras funcionalidades, o Keyhole também te ajuda a descobrir quais tendências internas estão trazendo mais resultados, com dados instantâneos.

Além disso, você pode criar um feed que irá rastrear automaticamente as contas do Instagram do seu concorrente, para que você possa saber o que está ou não trazendo resultados para ele.

Neste artigo você aprendeu como descobrir a hora ideal para postar no seu Instagram. Além disso, teve acesso a ferramentas que tornam esse processo ainda mais automatizado, facilitado e assertivo. Se você quiser se aprofundar mais em conteúdo sobre como melhorar seu engajamento, confira esse vídeo: 

Se você quer ficar por dentro das melhores práticas do mercado digital e conhecer todos os detalhes sobre métricas e estratégias de vendas, você precisa conhecer o Glossário de Marketing Digital.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *