empreender com a herospark

Ter e manter engajamento nas redes sociais é um desafio para todo mundo que publica conteúdo por meio delas, por isso criamos a checklist Instagram que engaja.

 

Existem práticas que, de fato, ajudam os usuários a se envolverem mais com as suas publicações. Esse envolvimento, geralmente, aumenta a visibilidade do seu negócio e, em consequência disso, a confiança.

 

Leia o artigo para entender tudo o que você precisa fazer para melhorar o engajamento do seu perfil no Instagram e conhecer a nossa checklist!

Checklist: Instagram que engaja

 

O engajamento é calculado pela soma do número de curtidas com o número de comentários dividido pelo número de seguidores. Depois, multiplica-se o resultado por 100, para obter o número em porcentagem.

 

Valores menores que 1% indicam baixo engajamento, entre 3,5 a 6% o engajamento é alto e, a partir de 6%, é excelente.

 

Afinal, quais os segredos para fazer com que os seguidores interajam com o seu perfil? Confira!

 

1. Faça postagens em horários regulares

 

A maioria dos algoritmos das redes sociais trabalham ao seu favor quando você fixa dias e horários para fazer as publicações. No cenário ideal, deve-se ter uma alta frequência de envio — pelo menos 5 posts por semana.

 

Contudo, essa necessidade pode ser relativizada quando você preza pelo conteúdo de qualidade. Logo, se você somente consegue postar 3 vezes por semana, é imprescindível que, no mínimo, esses conteúdos sejam postados nos mesmos dias e horários a cada 7 dias.

 

2. Utilize ao máximo os recursos da plataforma

 

O Instagram tem a particularidade de oferecer, frequentemente, recursos extras. Compare com o Twitter, por exemplo. Levaram anos para que lançassem a última funcionalidade, o Spaces. Já o Instagram, vez ou outra, aparece com novidades.

 

Por isso, sempre experimente-as. Seja simples adesivos novos para os stories, seja um pincel a mais para desenhar na tela da câmera. Teste e acompanhe o algoritmo ajudando o seu conteúdo.

 

Sempre que o Instagram lança novos recursos, ele tende a entregar bastante o conteúdo que os usuários criam usando-o. Por exemplo, funcionalidades como o reels têm alta taxa de engajamento e uma maior possibilidade de aparecer na aba “Explorar”.

 

Ao mesmo tempo, as pessoas gostam do conteúdo que é entregue pelo reels e engajam bastante. Então, não deixe de testar essas opções se você deseja crescer dentro da rede social.

 

3. Interaja com os seguidores

 

Se o objetivo é fazer com que os seguidores interajam com você, a lógica é que você interaja com eles também, não é mesmo?

 

Sobretudo se o seu perfil é institucional, eles podem até se sentir receosos para entrarem em contato. Então comente nas publicações deles, reaja aos seus stories e responda todos os comentários que fizerem no seu feed.

 

4. Publique conteúdos excelentes

 

Conteúdo ‘chato’ não engaja. A realidade é que o Instagram é um campo de disputa de atenção: se a sua publicação for mais do mesmo ela não terá espaço.

 

Dessa forma, consuma conteúdo de alto nível para processá-lo, interpretá-lo e compartilhá-lo com a sua visão para os seus seguidores. Além disso, conecte-se com a realidade: sobre o que as pessoas estão falando? É sobre o Big Brother Brasil? Sobre um evento nacional? Atualize-se.

 

5. Faça lives

 

As lives funcionam como um upgrade dos stories: você liga a câmera para bater um papo ao vivo, de forma mais íntima que no feed.

 

Para potencializar isso, se for compatível com a sua estratégia de conteúdo, convide seguidores para participar das lives com você. Adicionalmente, separe dias e horários fixos para fazer as suas lives e, assim, os seguidores vão se lembrar delas mais facilmente.

 

6. Reposte os melhores conteúdos

 

Você não precisa inventar a roda a cada publicação, até porque o Instagram não entrega todos os posts para todos os seguidores.

 

Então se um grupo X viu determinado post pela primeira vez, essa mesma imagem ou vídeo, ao ser publicado pela segunda vez, pode ser exibido por um grupo Y e receber uma chuva de likes também.

 

7. Crie stories com geotags

 

Nos stories, é possível adicionar um adesivo que indique a localização do conteúdo e quanto mais específico, melhor. Por exemplo: em vez de indicar a cidade, indique o shopping em que seu negócio está. Inclusive, acrescente call to action a esses stories para melhorar o engajamento.

 

Nos posts do feed, é permitido também adicionar o local e, inclusive, estima-se que essa prática aumenta o engajamento em até 79%.

 

Quer mais dicas de como aumentar o engajamento no Instagram? Veja o vídeo abaixo:

 

 

Você curtiu nosso checklist Instagram que engaja? Essas foram só algumas das ações que podem impulsionar a sua conta. Fique atento no nosso blog porque logo mais vamos trazer mais dicas sobre a rede social.

 

Aproveite para acompanhar nosso conteúdo também pelo Instagram!

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *