O que é engajamento e como aumentar 

O que é engajamento

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Quando falamos sobre o que é engajamento, é comum lembrar logo das redes sociais e de suas famosas métricas. Porém, vale ressaltar que o envolvimento está em todas as ferramentas de comunicação com o público. Por exemplo, as taxas de abertura de e-mails refletem o quão engajada a audiência está com o seu negócio.

Ter um público comprometido é como ter uma mina de ouro, pois as pessoas vão promover a sua empresa, tê-la como autoridade e confiar nela. Isso traz resultados surpreendentes para o negócio digital, o qual sempre tem inúmeros concorrentes no mercado, além de demandar tempo e dedicação. 

Por isso, vamos explicar o que é engajamento e como aumentar o seu. Veja, a seguir.

Comece na HeroSpark de forma simples e fature mais rápido no mercado digital. Com as funcionalidades de ponta a ponta da plataforma para fazer sua estratégia de venda online decolar. É gratuito, inscreva-se agora!

O que é engajamento

Quando falamos sobre engajamento na internet, estamos falando sobre o grau de interação dos clientes ou leads com uma determinada empresa. Então, trata-se do nível de envolvimento do público com a sua marca.

Com um alto engajamento, a tendência é que o negócio também tenha melhores resultados, chegando, até mesmo, a criar uma comunidade. Para as pessoas, não há nenhum esforço em estarem engajadas com as marcas, mas precisam ser estimuladas a isso. 

No entanto, não pode ser um estímulo visível, é preciso que acreditem que estão retribuindo voluntariamente por tudo aquilo que você oferece. Então, o público vai comentar as publicações, compartilhá-las com amigos e difundir o seu negócio como um todo.

Como aumentar o engajamento

Conheça bem o seu avatar

Não importa qual seja a sua necessidade no marketing, nada vai fluir se você não conhecer o seu cliente. Então, construa o avatar do seu negócio, pois vai permitir conhecer características mais aprofundadas sobre as pessoas que se interessam por seus produtos/serviços.

O avatar é diferente do público-alvo, tendo em vista que é mais detalhado, permitindo conhecer características, como:

Parece muita coisa, mas nós preparamos um artigo que vai te ajudar a entender melhor, no qual damos dicas para a construção do avatar. Isso vai fazer toda a diferença quando você for colocar em prática as estratégias que aumentam o engajamento.

Invista no marketing de conteúdo

Depois de entender detalhes sobre o público, é hora de pensar no marketing de conteúdo. Segundo uma pesquisa da HubSpot, 53% dos consumidores desejariam ver mais conteúdos de marcas que apreciam. Veja uma lista de conteúdos que engajam:

Atrelado a isso, invista naquilo que a sua audiência gosta ou que tem dúvidas. Digamos que você seja um infoprodutor voltado à confeitaria. Então, faça lista de produtos sem lactose, prepare memes sobre a rotina de uma confeiteira, deixe dicas para otimizar a produção, entre outros.

O segredo é entregar conteúdos gratuitos de qualidade e com constância. Isso faz com que o público identifique-se com você e queira consumir cada vez mais o que a sua marca tem para entregar. Faça tanto conteúdos mais densos, quanto coisas mais curtas e rápidas de consumir.

Crie CTAs infalíveis

O ser humano precisa ser instigado para tomar alguma atitude, ainda que tenha se interessado e visto até o final do seu conteúdo. Isso pode ser feito por meio da CTA (Call to Action), que é a chamada para ação e pode direcionar a vários caminhos. Por exemplo:

Existe uma infinidade de estímulos que podem ser aplicados em qualquer lugar, desde mídias online até às offline. No entanto, você precisa ser claro, escolher o CTA correto para cada situação e dar ênfase a ela, no intuito de que o leitor visualize-a bem. Por isso, a maioria das páginas de vendas deixam as chamadas para ação em botões com destaque. 

Para entender melhor sobre como produzir um bom Call to Action, veja este vídeo:

Dicas extras para aumentar o engajamento

Na lista de e-mails

De acordo com dados divulgados pela Rock Content, 35% das pessoas consideram o assunto do e-mail antes de abri-lo. Por isso, dedique-se bastante nas suas headlines antes de disparar os e-mails. Devem ser chamativas, mas jamais minta para o seu leitor. Prometa somente aquilo que ele irá encontrar no corpo do e-mail. 

Então, aconselhamos que deixe essa tarefa para o final e busque diferentes inspirações. Um exemplo de assunto infalível é:  

“Quer acelerar [o seu aprendizado]? Você precisa ler isto primeiro!”

Gostou? É só um exemplo de 77 modelos de headline para e-mail que temos disponível no nosso ebook. Baixe-o e comece a utilizar para aumentar o seu engajamento.

No site

Sabe quando você acessa um site pelo celular e a navegação fica ruim? Isso acontece porque não há otimização para dispositivos móveis. Nesse caso, a experiência do usuário é desagradável e a tendência é que a pessoa não volte a acessar a página daquela empresa.

Isso é muito perigoso para o seu engajamento, pois, segundo uma pesquisa realizada pelo PNAD 2018 e divulgada pela Agência Brasil, o celular é o principal meio de acesso à internet no país. Então, investir em uma boa experiência é essencial se há o objetivo de conquistar mais leads.

Nas redes sociais

O principal meio de conquistar a audiência é pelas redes sociais. Nesse universo, as pessoas buscam realmente interagir com pessoas reais e sentir-se parte de uma comunidade. Então, responda os directs, comentários e muitas caixinhas de perguntas.

Esteja presente, para que os seguidores vejam que você se importa com eles e está disponível para resolver as dores deles. Quanto mais você interage, mais as pessoas vão se engajar com o seu perfil e tê-lo como autoridade. 

Portanto, saber o que é engajamento não é o suficiente, é preciso trabalhar em estratégias que vão aumentá-lo. Apesar dos protagonistas da relação serem a audiência, você tem uma responsabilidade singular no processo.

Quer gerar leads qualificados para encurtar o trabalho de aproximação do seu negócio com as pessoas? Conheça o SparkFunnels e saiba como fazer!

Sair da versão mobile