Como gerar leads de graça para vender seu e-book?

gerar leads
Muitas pessoas estão começando a criar e-books para vendê-los e lucrar com isso. No entanto, o que essas pessoas não sabem é como podem gerar leads qualificados para esse produto.
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Você sabia que antes de lançar um e-book é recomendado gerar leads? Por mais que seja um produto digital mais simples de ser produzido, comparado a um curso online, por exemplo, se não existir uma lista bem elaborada de possíveis clientes o sucesso do negócio poderá ficar comprometido.

 

Agora em 2020, por um período de aproximadamente 50 dias, a Bookwire, distribuidora brasileira vinculada a mais de 500 editoras, vendeu 9,5 milhões de unidades de livros eletrônicos. Esse número correspondeu a quase 80% do que foi distribuído durante todo o ano anterior. A empresa também notou um crescimento notável de audiolivros, outro tipo de infoproduto.

 

Em que lado você deseja estar diante desse cenário? Se não produziu e-books ainda sobre o seu negócio, você pode estar perdendo um canal de alto rendimento. 

 

Mas se você tem interesse de qualificar as vendas do seu e-book, tire bom proveito das nossas dicas de geração de leads que virão a seguir. Vamos lá?

 

Crie uma comunidade 

 

Uma comunidade com uma rede de relacionamentos moldados em torno de uma marca tem muito potencial para gerar leads e você nem precisa de muito para criá-la. Na verdade, na maioria das vezes, você não precisará construir uma comunidade do zero. Basta acessar fóruns e grupos do Facebook mesmo e divulgar uma isca digital.

 

Faça webinars

 

Para um webinar acontecer é necessário ter data e hora marcada, ou seja, gatilho de urgência. Indiretamente, aparece o gatilho de escassez também quando o número de espectadores é limitado pela capacidade do servidor. Lembrando que, para fazer um webinar, basta ter um conteúdo definido, uma apresentação de slides sobre esse tema e a ferramenta de transmissão. 

 

Transforme artigos em versões .PDF

 

Antes de vender o seu e-book, você pode disponibilizar outros materiais sem tantos esforços de produção. Basta acessar os relatórios de desempenho do seu blog e checar um artigo que cumpra dois critérios: seja completo ou profundo e as pessoas tenham engajado com ele. Esse material pode ser refeito em um arquivo em .pdf e disponibilizado mediante preenchimento de formulário de dados pessoais do visitante.  

 

Lance desafios 

 

Você já viu pelas redes sociais aqueles desafios famosos de emagrecimento? Em 2018, até a Google lançou um desafio fit. Essas atividades são envolventes, divertidas e competitivas. Ainda é criada, normalmente, uma hashtag própria do desafio que impulsiona o marketing nas redes. Encerrado o desafio, você envia os prêmios e os conteúdo extras e, assim, gerar leads e atrair outros visitantes.

 

Converse com pessoas interessadas

 

Às vezes os leads estão na sua agenda do WhatsApp e você não sabe ainda, só saberia se eles estivessem na sua landing page fornecendo dados. O networking é uma boa, porém subestimada maneira de gerar leads: tanto em eventos profissionais que você frequenta quanto na internet em si. Utilize seu tempo livre para conversar naturalmente com pessoas relacionadas ao seu negócio, elas podem se tornar leads. 

 

Publique um e-book isca digital 

 

Gere leads de graça para o seu e-book publicando outro e-book, especialmente se é a primeira vez que você pretende vender um produto digital. Disponibilizar um material gratuito previamente prepara melhor o terreno: as pessoas tendem a enxergar a venda com um olhar diferente, já que você as ajudou de graça anteriormente. Mas não se prenda aos e-books, experimente as planilhas, os templates, as calculadoras, etc.

copy com chat gpt , herocreator

 

Disponibilize testes grátis

 

Esse método de gerar leads funciona muito bem para quem vende softwares ou outros sistemas da Tecnologia da Informação. A oportunidade do uso gratuito da ferramenta pode ser rentável e eficaz quando quem pretende utilizá-la quer apenas compreender o seu funcionamento antes de adquiri-la, por exemplo. Na pior das hipóteses, a das pessoas não se sentirem atraídas, a publicação de dicas provavelmente fará elas se encantarem com a solução. 

 

Peça referências

 

E se você pedisse referências no fim de um questionário de satisfação? Os questionários mostram que a marca se importa com a experiência que o cliente teve com o produto ou serviço, mas também pode mostrar que a marca se satisfaz em ser uma solução para outras pessoas que porventura precisarem dela também. 

 

Procure ser visto como um consultor da sua área

 

É mais fácil gerar leads quando você sai do papel de vendedor para o de consultor. Obviamente, para quem se apresenta em palestras e eventos, é mais natural conseguir ser visto como especialista da área. Assim, os visitantes que consomem esse conteúdo próprio do consultor se tornam mais propensos a comprar o produto ou serviço recomendado por ele. 

 

Utilize a criatividade como recurso para gerar leads

 

Além da criatividade quase obrigatória que o marketing de conteúdo que você emprega para o seu negócio exige, procure ser criativo nas ações focadas na captação de leads. Idealize abordagens diferentes para se conectar com o seu público, como: atividades lúdicas em dias comemorativos relacionados ao seu produto ou serviço, patrocínios de eventos de caridade, reunião de profissionais da área, parcerias com artistas e influencers, dentre outros. Grande parte desses eventos, inclusive, pode ser feito 100% online.

 

Crie vídeos instrucionais

 

Nem todos os seus futuros leads vão assinar um trial para testar seu produto, certo? Na prática, nem todos os produtos ou serviços apresentam uma dinâmica compatível com períodos de avaliação. Portanto, faça vídeos educacionais sobre o seu negócio. Kylie Jenner e Mari Maria são dois exemplos de empreendedoras que adotam essa estratégia de produção de tutoriais para os seus produtos.

 

Gerar leads com LinkedIn

 

Sobretudo se você for da área B2B, é possível utilizar o LinkedIn como complemento ao e-mail marketing. Ao divulgar sua solução nessa rede social, a captação de leads toma forma de conversa. Além disso, quanto mais você se conecta com seus clientes, mais relevante se torna o seu perfil. 

 

Dessa forma, não tente vender seu e-book de qualquer forma e sem preparo prévio. Tenha empenho em gerar leads por meio das comunidades, transmissões ao vivo, desafios, networking… são várias as possibilidades, não desista!

 

Para gerar leads, também é importante contar com o apoio de uma landing page. Veja o vídeo e a aprenda a criar uma gratuitamente:

 

 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo e nos conte suas dúvidas!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *