O que é marketing?

o que é marketing
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc”.

 

Mas, na prática, o que isso significa?

Certo, mas o que é marketing?

 

Uma equipe de marketing tem o objetivo de atrair, converter e reter clientes por meio da geração de valor sobre um produto, serviço ou marca.

 

Pense nas últimas compras que você realizou, provavelmente, elas aconteceram em algum desses cenários:

  1. Você viu um anúncio/comercial, achou legal e comprou o que era oferecido;
  2. Você estava precisando de uma coisa em específico, procurou na internet, achou e comprou;
  3. Alguém te ofereceu um produto em uma loja e você acabou aceitando a oferta.

 

copy com chat gpt , herocreator

Nos cenários 1 e 3, de certa forma, a empresa/marca veio atrás de você. Já no cenário 2 foi você quem sentiu uma dor e foi procurar uma solução para isso. Independente dos casos, todos eles envolvem estratégias de marketing.

 

Com o avanço de tecnologias, ferramentas e estudos, essa estratégia tem se tornado cada vez mais preciso. O neuromarketing, por exemplo, é utilizado para mapear frequências cerebrais de clientes e, dessa forma, entender o que eles realmente querem.

 

O mesmo acontece com ferramentas como Google Analytics e Hubspot, que permitem que empresas tenham acesso as trilhas percorridas por seus leads.

 

O marketing possui várias vertentes, como o Inbound, Outbound e Afiliados. O que essas estratégias possuem em comum são seus objetivos: atrair, converter e reter clientes.

 

Tópicos que podem ser úteis

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *