Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar uma estratégia de marketing eficiente para o seu negócio

estratégia de marketing

Por incrível que pareça, muitas pessoas confundem estratégia de marketing com ação de marketing ou ações de marketing. Se você não quiser mais cometer esse erro e escalar as vendas do seu negócio, leia este artigo até o final.

 

O que é uma estratégia de marketing?

 

O conceito de estratégia de marketing é algo mais amplo. Podemos definir uma estratégia de marketing como um conjunto de ações coordenadas que uma pessoa ou empresa podem se valer, podem desenvolver ou criar, em busca de um objetivo único para essa estratégia.

 

No entanto, muitas pessoas acabam confundindo isso. Ao pensar em criar uma estratégia de marketing, acabam desenvolvendo ações de marketing. Enquanto as ações de marketing são ações mais genéricas e superficiais, uma estratégia de marketing envolve todo um planejamento prévio. Você precisa conhecer seu mercado, conhecer seus concorrentes, até mesmo para entender que tipo de precificação vai trabalhar, que tipo de conteúdo você vai oferecer para a sua audiência.

 

Mas, infelizmente, muitos empreendedores iniciantes acabam pecando nesse primeiro passo de planejamento. Por outro lado, se esse planejamento for feito da maneira correta, você terá todos os insumos necessários para criar essas ações coordenadas e, de fato, alcançar seus objetivos.

 

Depois de planejar e ter todas informações em mãos, você consegue definir com quais canais vai trabalhar, quais são as ações que melhor vão impactar seu público e, principalmente, qual é o público que você quer atingir. Uma estratégia de marketing é muito mais minuciosa do que uma simples ação de marketing.

 

Estratégia de Marketing: Orgânica ou Paga?

 

Muitas pessoas, ao criarem um negócio digital, seja um curso online ou um infoproduto, não sabem a melhor forma de distribuir esse conteúdo. Alguns dizem que é melhor fazer isso através de anúncios, outros acreditam mais no poder do marketing de conteúdo. Afinal, qual é a melhor opção?

 

Assim como tudo na vida, depende! Se você busca no seu negócio resultados rápidos, onde você consegue perceber leads chegando em um curto espaço de tempo, o mais indicado seria você trabalhar com mídia paga.

 

No entanto, no médio prazo isso acaba se tornando insustentável, porque você sempre dependerá do investimento em mídias para conquistar novos clientes.

 

O melhor caminho nesse sentido é você trabalhar em paralelo as duas estratégias. Isso porque, por mais que o marketing orgânico não irá te trazer resultados imediatos, ele é fundamental para que você consiga aumentar a sua autoridade no seu mercado de atuação e começar a fazer a atração de leads de maneira automática.

 

Por isso, é bastante importante que, além da mídia paga, você invista também em produção de conteúdos para suas redes sociais, blogs e demais canais a fim de transmitir confiança e autoridade para a sua base.

 

Esse mix entre esses dois universos é o ideal em uma estratégia de marketing eficiente. A partir de um determinado momento, você irá perceber que demandará cada vez menos investimentos em mídia paga, porque o marketing orgânico consegue suprir boa parte da demanda.

 

Principais erros cometidos por quem está iniciando agora

 

Perfeccionismo

 

Talvez o principal erro cometido por quem está buscando iniciar um negócio digital seja o excesso de perfeccionismo. Existem muitas pessoas que possuem um conhecimento valioso sobre um determinado assunto, por exemplo, e buscam formas de criar um produto digital.

 

No entanto, essas pessoas costumam ficar tão preocupadas em entregar uma oferta com o maior nível de qualidade possível, que acabam não conseguindo alcançar o patamar desejado e os projetos nunca são iniciados. 

 

Nesse sentido, é realmente muito importante você ter um produto de qualidade, mas o mais importante no início dessa jornada é você dar aquele primeiro passo.

 

Medo

 

Outro ponto que também destrói a construção de sonhos relacionados ao empreendedorismo digital é o medo.

 

Imagine, por exemplo, uma pessoa que tenha grandes conhecimentos em investimentos, frutos de uma vida inteira de estudos e casos práticos, mas tem problemas com marketing e vendas. Ele começa a buscar informações sobre como criar um curso online e se prepara para iniciar as gravações.

 

Mas aí ela começa a refletir sobre como será o futuro. O medo do “como vai ser depois” o atinge por inteiro e ele fica estagnado sem conseguir sair do lugar. As pessoas têm o receio e o medo dar o próximo passo, justamente, porque elas podem ficar sem uma ajuda no mercado. Mas só alcança o topo quem consegue encarar seus medos e superar desafios, certo?

 

Distribuição de conteúdo

 

Seguindo essa linha de raciocínio, outro grande erro é quando as pessoas não trabalham, de forma eficiente, a distribuição de conteúdo

 

Imagine que você se empenhe por completo na produção do seu curso online, por exemplo. Você tem um bom conteúdo, os vídeos são bem editados e o curso ficou excelente. Com tudo pronto, você coloca o curso à venda e surpresa: vendas estagnadas!

 

É um grande erro pensar que seus clientes chegarão de maneira automática até você. Você precisa pensar em uma estratégia para distribuir conteúdos de valor para sua base antes de pensar em oferecer algum produto, por melhor que ele seja.

 

Em outras palavras, você precisa ser encontrado. E a melhor maneira de fazer isso é educando o mercado. Você precisa fazer com que o seu público encontre você! Ainda mais se você não tiver um nome forte no mercado, vai ser preciso impactar aquele seu público de uma forma bem assertiva.

 

Esses são os principais erros que permeiam a não entrada das pessoas no mercado digital: não dar o primeiro passo dessas pessoas. Se você não quiser cometer esses erros e escalar seu negócio, veja este vídeo:

 

 

E aí, você está pronto para criar uma estratégia de marketing efetiva para o seu negócio? Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo ou nos procure em nossas redes sociais.

 

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …