Estratégia de marketing no negócio digital: tudo o que você precisa saber

O sucesso de um negócio digital começa por uma ótima estratégia de marketing. Mas como é possível planejar uma e se destacar no mercado?

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo para lhe ajudar nessa jornada de planejamento para o sucesso. Descubra o que é a estratégia de marketing e como essa ferramenta pode impactar os seus resultados. Boa leitura!

O que é estratégia de marketing?

A estratégia de marketing é um modelo de planejamento utilizado para atingir objetivos e proporcionar o desenvolvimento de um negócio digital. 

Esses objetivos devem ser mensuráveis para possibilitar o acompanhamento dos resultados e uma possível otimização.

Saiba mais sobre estratégia de marketing

Quais são as estratégias de marketing?

Existem inúmeras estratégias de marketing e cada uma delas utiliza diferentes ferramentas e recursos para alcançar os objetivos traçados.

Nesse sentido, entre as principais estratégias de marketing, podemos destacar:

  • Marketing de conteúdo;
  • Outbound marketing.
  • Marketing digital, etc.

Confira mais detalhes sobre as principais estratégias de marketing

Como montar uma estratégia de marketing?

Montar uma estratégia de marketing não é algo instantâneo, e para que o resultado de sucesso apareça, é preciso se ater a alguns passos. Confira quais são eles!

1. Conheça seu público-alvo

Toda estratégia de negócio começa por conhecer bem quem vai consumir os seus conteúdos, produtos ou serviços.

Sendo assim, realize uma pesquisa de mercado e identifique o perfil do seu público. Isso vai permitir que você otimize sua estratégia de marketing e seja muito mais assertivo na hora de aprimorar sua oferta, incluindo a criação de uma persona.

Além de conhecer seu público, também conheça o perfil de sua marca

2. Construa um calendário editorial

Marcar presença no digital exige ser visto e, para isso, é preciso se destacar em volume de conteúdos e qualidade.

Nesse sentido, para construir conteúdos que possam gerar impacto e impulsionar uma estratégia de marketing, é necessário ter o planejamento de um calendário editorial.

Aprenda a construir o seu calendário editorial

3. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são indispensáveis para a estratégia de marketing de um negócio digital. Afinal, elas concentram um potencial de divulgação e vendas e ainda possibilitam que conteúdos se tornem virais.

Mas para que o resultado seja o esperado, é necessário conhecer as particularidades de cada mídia social, já que elas apresentam diferentes recortes de público e possibilidades de publicações.

Descubra o poder das mídias sociais em uma estratégia de marketing

4. Crie um fluxo de nutrição de leads

Uma estratégia não gera resultados do dia para noite. Por isso, é necessário preparar seus clientes em potencial para uma jornada que vai desde a apresentação da sua marca até o momento da venda.

Para isso, a estratégia de marketing deve incluir uma cadência de conteúdos que aqueçam seus leads, o que inclui desde material rico, como e-books, a uma campanha de e-mail marketing. 

Aprenda a montar uma base de contatos e aquecer os seus leads

5. Invista em tráfego pago

A criação de conteúdo e divulgação orgânica nas redes é uma estratégia de marketing de médio e longo prazo que pode gerar resultados consistentes. No entanto, as campanhas e divulgação de material rico pode ser impulsionado por meio do tráfego pago.

Saiba todos os detalhes sobre tráfego pago e como aplicá-lo

6. Busque parcerias estratégicas 

Construir conteúdos em parceria com outras marcas é um ótimo passo para escalar seu alcance. Isso porque, esse modelo de cooperação permite que sua marca seja vista pela audiência de um outro negócio com produtos ou serviços semelhantes ao seu.

Conheça mais sobre as estratégias de Co-marketing e Co-branding

Como monitorar a estratégia?

O primeiro passo para monitorar os resultados de uma estratégia é definir objetivos claros. Isso possibilita estabelecer métricas mensuráveis e acompanhar os impactos de suas ações.

Entre as métricas que podem ser utilizadas para monitorar a estratégia de marketing, podemos citar:

  • CRO;
  • CAC;
  • Taxa de conversão, etc.

Saiba mais sobre algumas métricas importantes para mensurar seus resultados

Além disso, é possível utilizar ferramentas que otimizem esse monitoramento e permitam uma maior facilidade no ajuste de uma ação estratégica.

Confira também algumas ferramentas que ajudam a monitorar os resultados

Perguntas frequentes

Qual o principal objetivo da estratégia de marketing?

O principal objetivo da estratégia de marketing é utilizar recursos para alcançar objetivos e construir novas soluções e oportunidades de negócios.

Quais são as estratégias de marketing? 

As estratégias de marketing são: marketing de conteúdo, marketing de guerrilha, marketing social, marketing de relacionamento, marketing pessoal, marketing digital, Inbound Marketing, Outbound Marketing, marketing viral e marketing de influência. 

Mas lembre-se: uma boa estratégia de marketing começa por conhecer os detalhes do negócio e dominar os recursos disponíveis.Por isso, para você não perder nenhum detalhe, criamos um conteúdo exclusivo para lhe auxiliar nessa jornada. Baixe agora gratuitamente o Glossário do Marketing Digital e comece a trilhar o caminho dos resultados de impacto no mercado digital.