Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

O que é NFT

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. Isso gera escassez no mercado que, por sua vez, chama a atenção de consumidores, colecionadores e investidores.

 

Imagine você produzir qualquer tipo de mídia digital e transformá-la em um bem não-fungível, ou seja, em algo único e exclusivo. Isso seria muito interessante, não é verdade?
Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e confira tudo que separamos sobre NFT. Vamos lá!

 

O que é NFT?

 

Mas, afinal, o que é NFT? Essa é a sigla de Non-fungible Token, em tradução livre, Token não-fungível. Ele é um certificado digital que usa o sistema de segurança do blockchain, a mesma usada em criptomoedas, para armazenar e emitir o atestado de que um bem digital é original e exclusivo.

 

Ou seja, o NFT transforma qualquer imagem, foto, vídeo, áudio, música, mensagem, postagem nas redes sociais, ebook, artigo, desenho, meme, game, infoproduto, entre outros, em algo único e que pode se valorizar com o passar do tempo. Isso gera escassez no mercado.

 

Aliás, se você tem interesse em lançar um ebook, veja o vídeo abaixo:

 

 

Por isso, investidores e colecionadores do mundo todo estão de olho e querem investir seu dinheiro na compra desses ativos digitais exclusivos. Isso porque o NFT torna uma mídia digital algo original perante as milhares de cópias que existem na Internet.

 

Quais as vantagens do NFT?

 

É possível citar muitas vantagens por meio dos NFTs, dentre elas podemos destacar a oportunidade de fazer negociações com pessoas do mundo todo. As vendas dos ativos digitais são realizadas por meio da Internet, bem como você pode receber em criptomoedas ou em dólar.

 

Outra vantagem é que os bens digitais são não-fungíveis, isso quer dizer que eles são únicos e podem se valorizar com o tempo. Portanto, você pode comprar um ativo hoje e depois de alguns anos pode revender por um preço mais elevado. Esse tipo de transação também depende da valorização do autor da obra digital.

 

Ademais, quando você cria algo e atribui um NFT ou quando compra um ativo com NFT, você tem em mãos um bem digital original e exclusivo. Além disso, esse token protege a sua propriedade sobre esse ativo, pois você é considerado o único dono daquela obra.

 

Portanto, existem muitas vantagens tanto para quem cria para comercializar os ativos digitais com NFT quanto para aqueles que compram essas obras. Por isso, o mercado de compra e venda desses bens tende a aumentar cada vez mais.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como funciona?

 

Você pode criar uma mídia digital e atrelá-la a um NFT para conferir a ela originalidade na expectativa de comercializá-la posteriormente. Para isso, é necessário emitir o token, que é um número único que diz que o seu ativo digital é exclusivo.

 

Esse token tem um custo elevado, por isso antes da sua emissão você precisa ter alguém disposto a pagar pelo seu bem digital. Caso contrário, é possível obter prejuízos com essa transação.

 

A emissão do NFT é feita por meio de plataformas especializadas, como o Rarible. Nesse caso, você precisa criar um cadastro e fazer o upload do arquivo do ativo digital. Em seguida, é necessário definir o valor do ativo, bem como descrever as principais características dele.

 

O próximo passo é pagar as taxas de emissão. Esse processo é feito por meio de uma carteira digital no qual você precisa manter criptomoedas Ethereum. Pronto! A partir desse momento, o seu bem digital tem o registro e pode ser considerado único perante o mercado, bem como está apto para ser comercializado.

 

Os NFTs podem ser negociados por meio de leilões. Nesse processo as pessoas dão lances e vence quem oferecer a maior quantia de criptomoedas. Vale lembrar que os NFTs têm risco de liquidez, já que você pode não conseguir vendê-las.

 

Mas, afinal, vale investir em NFT? Esse é um mercado novo, por isso é necessário ter muito cuidado. Tanto os criadores quanto os compradores precisam ter consciência de que podem ter grandes oscilações de preços, bem como o seu bem digital pode desvalorizar na mesma velocidade que foi valorizado.

 

Agora que você já sabe o que é NFT, que tal seguir a HeroSpark nas redes sociais para ficar por dentro de outras novidades? Acesse nosso Instagram e LinkedIn para conferir diariamente nossos posts sobre empreendedorismo digital e cursos online.

Mais artigos para você

Análise SWOT: exemplo de como fazer no seu negócio digital

Se você está procurando uma ferramenta para ajudar na construção de um planejamento estratégico mais assertivo, que tal usar a …

Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma …

Ensino híbrido: como iniciar na sua escola

O ensino híbrido é uma das grandes apostas da educação para o século XXI. Embora tenha surgido antes da pandemia …

Como empreender do zero: veja o passo a passo

Se você deseja ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe como, o empreendedorismo digital é uma ótima saída para …

O que é Análise SWOT e por que utilizar no negócio digital?

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes …

Planejamento estratégico de marketing em 5 passos

Primeiramente, como está o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Será que você está fazendo esse processo da maneira …