O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

O que é NFT
Saiba o que é NFT e entenda tudo sobre essa novidade.
Extensão plano basic

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. Isso gera escassez no mercado que, por sua vez, chama a atenção de consumidores, colecionadores e investidores.

 

Imagine você produzir qualquer tipo de mídia digital e transformá-la em um bem não-fungível, ou seja, em algo único e exclusivo. Isso seria muito interessante, não é verdade?
Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e confira tudo que separamos sobre NFT. Vamos lá!

 

O que é NFT?

 

Mas, afinal, o que é NFT? Essa é a sigla de Non-fungible Token, em tradução livre, Token não-fungível. Ele é um certificado digital que usa o sistema de segurança do blockchain, a mesma usada em criptomoedas, para armazenar e emitir o atestado de que um bem digital é original e exclusivo.

 

Ou seja, o NFT transforma qualquer imagem, foto, vídeo, áudio, música, mensagem, postagem nas redes sociais, ebook, artigo, desenho, meme, game, infoproduto, entre outros, em algo único e que pode se valorizar com o passar do tempo. Isso gera escassez no mercado.

 

Aliás, se você tem interesse em lançar um ebook, veja o vídeo abaixo:

 

 

Por isso, investidores e colecionadores do mundo todo estão de olho e querem investir seu dinheiro na compra desses ativos digitais exclusivos. Isso porque o NFT torna uma mídia digital algo original perante as milhares de cópias que existem na Internet.

 

Quais as vantagens do NFT?

 

Podemos destacar a oportunidade de fazer negociações com pessoas do mundo todo e ganhar dinheiro com NFT.

 

As vendas dos ativos digitais são realizadas por meio da Internet, bem como você pode receber em criptomoedas ou em dólar.

 

copy com chat gpt , herocreator

Outra vantagem é que os bens digitais são não-fungíveis, isso quer dizer que eles são únicos e podem se valorizar com o tempo. Portanto, você pode comprar um ativo hoje e depois de alguns anos pode revender por um preço mais elevado. Esse tipo de transação também depende da valorização do autor da obra digital.

 

Ademais, quando você cria algo e atribui um NFT ou quando compra um ativo com NFT, você tem em mãos um bem digital original e exclusivo. Além disso, esse token protege a sua propriedade sobre esse ativo, pois você é considerado o único dono daquela obra.

 

Portanto, existem muitas vantagens tanto para quem cria para comercializar os ativos digitais com NFT quanto para aqueles que compram essas obras. Por isso, o mercado de compra e venda desses bens tende a aumentar cada vez mais.

 

Como funciona?

 

Você pode criar uma mídia digital e atrelá-la a um NFT para conferir a ela originalidade na expectativa de comercializá-la posteriormente. Para isso, é necessário emitir o token, que é um número único que diz que o seu ativo digital é exclusivo.

 

Esse token tem um custo elevado, por isso antes da sua emissão você precisa ter alguém disposto a pagar pelo seu bem digital. Caso contrário, é possível obter prejuízos com essa transação.

 

A emissão do NFT é feita por meio de plataformas especializadas, como o Rarible. Nesse caso, você precisa criar um cadastro e fazer o upload do arquivo do ativo digital. Em seguida, é necessário definir o valor do ativo, bem como descrever as principais características dele.

 

O próximo passo é pagar as taxas de emissão. Esse processo é feito por meio de uma carteira digital no qual você precisa manter criptomoedas Ethereum. Pronto! A partir desse momento, o seu bem digital tem o registro e pode ser considerado único perante o mercado, bem como está apto para ser comercializado.

 

Os NFTs podem ser negociados por meio de leilões. Nesse processo as pessoas dão lances e vence quem oferecer a maior quantia de criptomoedas. Vale lembrar que os NFTs têm risco de liquidez, já que você pode não conseguir vendê-las.

 

Mas, afinal, vale investir em NFT? Esse é um mercado novo, por isso é necessário ter muito cuidado. Tanto os criadores quanto os compradores precisam ter consciência de que podem ter grandes oscilações de preços, bem como o seu bem digital pode desvalorizar na mesma velocidade que foi valorizado.

 

Agora que você já sabe o que é NFT, que tal seguir a HeroSpark nas redes sociais para ficar por dentro de outras novidades? Acesse nosso Instagram e LinkedIn para conferir diariamente nossos posts sobre empreendedorismo digital e cursos online.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *