Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como criar, lançar e vender um ebook incrível

ebook

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm perdido um pouco do seu espaço. Livros eletrônicos têm preço reduzido, são fáceis de serem acessados e suas vendas são escaláveis. As marcas podem ganhar destaque quando utilizam os ebooks no marketing de conteúdo.

 

Assim como outros produtos digitais, os ebooks devem ser criados com estratégia. Depois de publicados, podem ser associados para sempre a sua marca. Por isso, é importante saber as melhores práticas para o desenvolvimento de um livro eletrônico e como fazê-lo ganhar relevância em um meio com tantos concorrentes.

 

E se você pensa que seus ebooks competem com livros populares de grandes editoras você está enganado. Apenas 37% das editoras disponibilizam obras em formato digital, ou seja, essa falta de disputa possibilita que seus ebooks caiam no gosto do seu público-alvo. E aí, decidiu aprender a criar um livro eletrônico? Então continue a leitura!

Como criar e vender um ebook em 6 passos 

1. Escolha o tema

A primeira etapa é escolher o que você quer comunicar com o ebook. Para facilitar, tenha o público-alvo e a persona muito bem delineados. Lembrando que público-alvo é o grupo de pessoas com dados demográficos, econômicos e sociais sintonizados com o seu negócio. Já a persona é uma unidade desse público-alvo e também serve como representação semi fictícia do cliente ideal.

 

O mais importante na hora de selecionar o tema para o seu ebook é escolher aquele que é aprofundável o suficiente para ser inserido em um documento. Ninguém quer comprar um produto que aborda o que pode ser encontrado em qualquer vídeo ou artigo de blog. Da mesma forma que pode gerar receita, um ebook mal idealizado pode manchar a sua reputação no marketing digital. 

2. Planeje o ebook

Você já viu alguém construindo uma casa sem um planejamento prévio? Ou um filme que é gravado sem um roteiro? Geralmente, aquilo que é criado do zero exige uma organização prévia das ideias. Além de público-alvo e persona, adicione ao planejamento a descrição do ebook, todos os capítulos e tópicos que deverão constar nele (junto com as referências) e o estágio do funil de vendas

 

Estágio do funil significa um dos trechos em que o seu possível cliente se encontra: atração, consideração e intenção ou avaliação e decisão. Logo, seu ebook pode servir para:

 

  • visitantes que nunca ouviram falar do seu negócio e se interessam mais por assuntos genéricos, que apenas tangenciam seu produto ou serviço;
  • pessoas que estão cientes das suas dores e procuram por possíveis soluções, as quais podem ser os benefícios do seu negócio ou apenas o seu ramo. O ebook é o melhor tipo de produto para essa fase;
  • quem já optou pela sua solução e quer aprender sobre seus diferenciais.

3. Crie o design

Um dos grandes atrativos dos ebooks é o design. Até porque, pela sua natureza, os ebooks já não têm tantos charmes típicos de livros, como o cheiro do papel e a textura das folhas. Por isso, vale a pena valorizar o design do seu livro eletrônico. Capriche na ideia da capa e faça uma edição equilibrada do corpo e das páginas internas — esses dois detalhes já podem fazer bastante diferença no visual do seu ebook.

 

Outro hack é baixar templates prontos de ebooks. Você pode encontrá-los pela web em vários formatos: para PowerPoint, para o Canva, para o InDesign, entre outros. Não se esqueça de que, quanto mais você editar o arquivo de modo a deixar o template do seu jeito, mais original e interessante será o design do seu ebook.

4. Destaque as imagens e as citações

As imagens e as citações do livro digital devem ser destacadas por duas razões principais: para enfatizar alguma informação importante ou para desconstruir o significado de alguma mensagem de um jeito mais visual e criativo. Além de que, dependendo do tamanho do ebook, blocos de texto contínuos podem cansar o leitor.

 

As imagens que você utilizar devem ser todas livres de direitos autorais e, para criar bons esquemas visuais, estude noções de visualizações de dados. Ao destacar citações, também observe se esse destaque vai contribuir com o conteúdo. Menções excessivas, inclusive, podem tornar o recurso banal e diminuir esse efeito de chamar atenção.

5. Determine o preço e a plataforma 

Ao precificar um ebook, esqueça o que você sabe sobre valor de custo e de venda de um produto. A lógica que funciona é saber o valor que você entrega ao público. Existem materiais semelhantes ao seu no mercado? Onde e como você aprendeu o que aborda no livro? Comece por questões como essas.

 

Para entregar seu ebook você vai precisar de uma ferramenta e é conveniente que ela seja segura, receba feedbacks e ofereça uma boa experiência ao cliente. A melhor opção, portanto, é a área de membros — espaço digital condicionado a login e senha que armazena produtos digitais, como ebooks, cursos e provas. 

6. Divulgue o ebook em uma landing page

Finalmente chegou uma das etapas mais importantes: a divulgação do ebook. A landing page é um excelente meio de promovê-lo porque se um visitante visualiza o seu livro eletrônico e fica indeciso, por meio dos dados obtidos pelo formulário, a sua equipe pode trabalhar melhor essa decisão.

 

Existem bons templates para landing pages e de fácil acesso, mas sempre verifique a qualidade dos 4 elementos principais: cabeçalho, informações sobre o produto, botão para conversão e indicador de confiabilidade (como depoimentos, formas de garantia, etc). Com a página finalizada, acompanhe as métricas e planeje ações de marketing para ter os melhores resultados.

 

Siga esse passo a passo para criação e venda do seu ebook e tenha grandes chances de lançar um produto digital de sucesso. Cada etapa tem total importância no projeto final, que é transmitir conhecimento e obter retorno do público baseado na percepção de valor.

 

Esse conteúdo ajudou? Aproveite e confira este vídeo em que o co-fundador da HeroSpark, Rafael Carvalho, revela a sua jornada no ramo dos produtos digitais!

 


Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo.

Mais artigos para você

Como ser persuasivo em vendas e atendimento? 6 dicas para testar e se surpreender

Entender como ser persuasivo em vendas e atendimento é o desejo de quase todo profissional. Afinal, qualquer um de nós …

O que é PNL: 11 técnicas eficazes para abordar clientes e vender mais

Em ambiente tão competitivo quanto o comercial, conhecer técnicas de persuasão e empatia, como o que é PNL em vendas, …

Por que Pedagogia é o curso com maior número de ingressantes no EaD?

O levantamento foi feito utilizando dados do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo INEP   Ano após ano, o …

10 ideias para ganhar dinheiro em casa

Existem opções para todos os tipos de talentos e habilidades. Confira 10 ideias para ganhar dinheiro em casa   O …

Negócios Digitais: Como criar audiência para seu

Trace um perfil bem definido, crie conteúdo de qualidade e converta acessos em vendas nos seus negócios digitais.   Se …

Como ganhar dinheiro extra na internet criando um negócio digital

Antes da era digital chegar, muitas coisas eram inimagináveis, como ganhar dinheiro extra na internet. Você já parou para pensar …