Curso livre: plano de aula ead pronto e como fazer

Plano de aula ead pronto: o que é
O plano de aula é muito importante, mesmo no ead.
Extensão plano basic

Imagine gravar uma aula para o seu curso livre sem um plano de aula EAD pronto. Isso seria inviável, não é verdade? Você demoraria horas para organizar e gravar a aula sem um planejamento prévio.

 

Por isso, é essencial que você elabore esse documento antes de apertar o botão para gravar. Dessa forma, é possível ministrar um conteúdo de qualidade para os alunos do seu curso online.

 

Lembre-se de que esse plano deve ter uma sequência lógica de informações, bem como precisa apresentar todos os dados necessários para a gravação da vídeo aula do seu curso livre.

 

Diante disso, o resultado esperado pode ser alcançado com mais facilidade. Isso porque você tem um parâmetro detalhado para seguir durante o processo de execução da sua aula.

 

Se você quer saber mais sobre o processo de elaboração do plano de aula ou, ainda, conhecer esse documento pronto. Continue a leitura deste texto e confira todo o conteúdo que separamos para especialmente você. Então, vamos lá!

 

O que é plano de aula?

 

Mas, afinal, o que é plano de aula? Ele é um documento no qual você registra o planejamento de uma aula, ou seja, todas as informações que orientarão a execução da gravação de uma vídeo aula do seu curso livre.

 

Geralmente, esse documento é composto por tema, objetivo, metodologia, conteúdo, materiais de apoio, meios de avaliação e referências. Por isso, ele é essencial para que você consiga gravar as aulas no tempo certo, bem como reduzir os erros de gravações.

 

Portanto, se você quer vender para o mercado um curso online de qualidade, precisa se preocupar com a confecção de um plano de aula completo. Ou seja, que contenha todas as informações necessárias para orientar tanto o instrutor quanto as pessoas que ajudarão na gravação.

 

Como vimos, esse documento pode ser considerado um roteiro para que o seu curso online tenha aulas de qualidade. Dessa forma, ao ter um plano de aula EAD pronto, a chance de você conquistar a confiança dos seus alunos é muito maior.

 

Diante disso, fica mais fácil fidelizar seus clientes e conseguir vender outros infoprodutos associados, como uma mentoria individual, um webinar, uma consultoria, um ebook ou, até mesmo, um novo curso online mais avançado.

 

Portanto, construir um plano de aula EAD é essencial para você obter sucesso no seu negócio digital. Pensando na importância deste tema, no próximo tópico vamos explicar como funciona o processo de elaboração deste documento. Vamos lá!

 

Como fazer um plano de aula EAD?

 

Conheça seu avatar

 

O primeiro passo para elaborar um plano de aula EAD é analisar o avatar do curso livre. Dessa forma, você consegue definir qual é a melhor metodologia de ensino, bem como qual é o nível de complexidade do conteúdo que será ministrado.

 

copy com chat gpt , herocreator

Para tanto, é necessário identificar o perfil dos alunos e o nível de conhecimento deles sobre o assunto que será tratado na aula. Com essas informações em mãos, você consegue iniciar o processo de elaboração do plano de aula.

 

Defina o tema da aula

 

O primeiro elemento deste documento é o tema, ou seja, qual será o assunto tratado na aula. Em seguida, deve-se definir o objetivo que você espera atingir ao final da aula. Nesse caso, ele pode estar relacionado com a absorção do conteúdo ou com o desenvolvimento de alguma habilidade.

 

Tópicos e metodologia

 

O próximo passo é elencar os tópicos do conteúdo que será ministrado na aula. Nesse caso, é ideal escrevê-los em uma sequência lógica. Feito isso, você precisa escolher a metodologia de ensino, ou seja, qual será a estratégia utilizada para repassar o conteúdo.

 

Nesse caso, você pode usar microlearning, ou seja, pílulas de conhecimento ou vídeo aulas com um tempo mais longo, por exemplo. Lembre-se de que a escolha da metodologia deve ser feita com base no perfil do público-alvo que o curso livre pretende atingir.

 

Recursos necessários

 

Na sequência, deve-se registrar quais são os recursos necessários para a realização da aula, ou seja, softwares, vídeos, áudios, equipamentos de gravação, convidados, entre outros.

 

Formato de avaliação

 

Também é necessário informar como deverá ser feita a avaliação dos alunos e do conteúdo do curso, que pode ser a realização de atividades, como a criação de um mapa mental ou a aplicação de uma prova. Por fim, você precisa elencar as referências que foram utilizadas na construção da aula.

 

Antes de ver o plano de aula pronto que preparamos, que tal descobrir o segredo dos cursos que vendem milhões?

 

 

Como é um plano de aula EAD pronto?

 

Decidimos apresentar para você um plano de aula EAD pronto. Dessa forma, é possível ver na prática quais são as informações que devem compor esse documento.

Veja o nosso exemplo, a seguir:

 

Curso Desvendando os segredos do processo seletivo
Instrutor Maria da Silva
Tema Elaboração do currículo
Objetivo Aprender a confeccionar um currículo atrativo
Conteúdo – Conceito de currículo;
– Tipos de currículos;
– Processo de elaboração do currículo;
– Estratégias para enviar o currículo.
Metodologia de ensino Pílulas de conhecimento (microlearning)
Recursos necessários – Câmera profissional;
– Microfone;
– Notebook;
– Software para gravação da tela;
– Software para edição do vídeo.
Avaliação Entregar arquivo de texto com o currículo pronto
Referências KENNEDY, Joyce Lain. Currículos para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

Viu como é fácil elaborar esse documento? Então, agora você já sabe o que precisa fazer e não vai perder tempo na hora de planejar as aulas do seu curso online. Já que isso pode fazer diferença na qualidade do seu produto final.

 

Ademais, sempre que você tiver alguma dúvida sobre esse processo pode retornar no nosso conteúdo para revê-lo. Dessa forma, fica mais fácil construir um documento que ajude na gravação das suas vídeo aulas.

Agora que você já conhece um plano de aula EAD pronto, que tal aprender a tirar o seu curso online do papel? Para isso, você pode usar o SparkStart. Ele é gratuito e ideal para quem tem uma ideia de produto digital e quer colocá-la em prática.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *