Podcast no Youtube: como fazer e publicar

Imagem de mulher gravando um podcast. Texto da imagem: podcast no YouTube
Extensão plano basic
Banner inteligência artificial

O podcast é um dos formatos de conteúdo mais populares da atualidade, que está crescendo em audiência. Aliado a isso, o YouTube segue sendo um dos sites mais populares do Brasil. Portanto, um podcast no YouTube é uma combinação perfeita

Vale dizer que os brasileiros estão buscando cada vez mais conteúdos em áudio para se informar, construir opiniões, estudar e até meditar. Mas algumas áreas têm se destacado mais, como é o caso de reflexões e discussões políticas, empreendedorismo e cultura pop. 

Portanto, se você é um interessado em entrar para o rol de criadores de podcasts, acompanhe este artigo, pois vamos pontuar tudo o que você precisa saber antes de criar o seu programa. Boa leitura!

Publique seu produto digital com aprovação instantânea, ou utilize as ferramentas da HeroSpark para validar sua ideia. Comece a vender mais rápido e fácil agora mesmo!

Inscreva-se gratuitamente!

O que é um podcast no YouTube?

Uma definição inicial de podcast é a de “programa de rádio na internet”. Ou seja, arquivos de áudio em que apresentadores abordam diversos assuntos, com duração variada.

Existem várias formas de fazer podcasts, tanto em relação aos temas, quanto em relação à duração dos programas, que podem ter horas ou minutos, dependendo do autor, categoria e assuntos abordados.

Além disso, os podcasts podem ser distribuídos em diversas plataformas, como:

  • Sites próprios;
  • SoundCloud;
  • Spotify;
  • YouTube. 

Entre elas, o YouTube tem uma vantagem importante: inclui conteúdos em vídeo junto com os áudios. Além disso, ele tem se tornado um canal bastante visado pelos podcasters por causa dos números da plataforma.

A Statista, empresa especializada em pesquisa de mercados, apontou alguns dados interessantes sobre o YouTube:

  • É a maior plataforma de vídeo do mundo;
  • Em 2020, teve um alcance de quase 74% nos Estados Unidos;
  • A base de usuários no Brasil chegará a quase 170 milhões de pessoas até 2025.

Ou seja, o site é gigante e, consequentemente, seu alcance também. Isso significa que compartilhar um podcast no YouTube pode fazer com que ele ganhe visibilidade e consiga alcançar uma quantidade considerável de pessoas.  

Veja um exemplo:

Por que divulgar um podcast no YouTube?

Devido à sua popularização, o mercado de podcast tem se tornado cada vez mais lucrativo. 

Enquanto no Brasil ele se tornou um recurso muito bem utilizado pelas grandes companhias de comunicação, nos EUA, as receitas de anúncios de podcast estão quase alcançando a marca de US$1 bilhão, de acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB).

Não é à toa que o podcast vem sendo almejado por muitos que pensam em transformar a internet em uma fonte de renda. 

Além disso, cativar o público com sua voz e sua maneira de pensar é uma excelente maneira de promover sua marca sem precisar expor sua imagem. 

Portanto, focar na produção de podcast no YouTube é uma ideia muito inteligente, principalmente porque a plataforma é super acessível e visitada.  

Como publicar podcast no YouTube?

Existem muitas formas de publicar um podcast no YouTube, entre elas:

  • Utilizar um ou mais vídeos junto com o arquivo de áudio do podcast no YouTube;
  • Utilizar uma imagem estática em toda a duração do conteúdo, dando destaque apenas para o áudio.

As duas formas são válidas e podem funcionar. Sua escolha vai depender do seu tipo de conteúdo e das pessoas que consomem seu podcast no YouTube. 

Mas, além disso, você precisa estar atento a alguns outros pontos:

Estude o público-alvo

O primeiro passo para divulgar um podcast no YouTube é estudar o público para o qual seu conteúdo será direcionado

Afinal, conhecendo as preferências do público e a aceitação para determinados assuntos, você saberá qual tema pode ser abordado ou não, de forma a prezar exatamente por aquilo que é de interesse do seu receptor. 

copy com chat gpt , herocreator

Pense na parte visual do podcast

Inicialmente, sabe-se que quem busca o YouTube como recurso de entretenimento tem preferência por produções que contenham imagens em movimento. 

Nesse caso, o melhor é dar preferência para podcasts em formato audiovisual, sem deixar de lado sua principal natureza: materiais em áudio.

Treine a apresentação 

Procure filmar as gravações dos episódios do seu podcast de maneira descontraída. Seja expressivo e atraia seu público por meio do seu carisma pessoal e o de seus convidados. 

Essa é uma boa maneira de humanizar o seu trabalho, mostrando aos seus ouvintes que existe uma pessoa por trás dos conteúdos e que essa pessoa se envolve não só profissionalmente, mas pessoalmente com os temas abordados. 

Isso pode tornar as gravações mais divertidas e dinâmicas.

SEO para podcast no YouTube

Além de todas essas dicas que demos sobre como fazer um podcast no YouTube, é necessário entender o mínimo de SEO na hora de criá-los. 

Para quem não sabe, a otimização de mecanismos de buscas, tradução da sigla em português, consiste no conjunto de estratégias de melhoria de um determinado conteúdo nos principais motores de busca, como o Google. 

Por isso, manter o SEO do seu podcast bem configurado aumenta as chances de seu conteúdo ser encontrado com mais frequência e por muito mais usuários da internet. 

Ainda que aprender a aplicar SEO não seja a coisa mais fácil do mundo, certamente vai ajudá-lo a alcançar um bom resultado para o seu podcast, com visitas orgânicas, usuários realmente interessados em acompanhar seu conteúdo e cada vez mais repercussão.

Dicas para o seu podcast no YouTube

Agora que você já sabe o essencial sobre como criar um podcast no YouTube, confira algumas dicas estratégicas:

1. Planeje o conteúdo

Para descobrir quais são os assuntos mais interessantes para apresentar em seu podcast, o melhor é estudar qual o perfil que gostaria de desenvolver e qual efeito gostaria de causar no seu público. 

Com isso definido, procure:

  • Buscar por conteúdos relacionados e populares no YouTube;
  • Elaborar vídeos de curta duração. 

Dessa maneira, seu podcast não ficará desatualizado e você poderá apresentar novidades sobre o tema quando achar necessário. 

2. Interaja com seu público

Uma maneira de interagir com seus seguidores durante a gravação de um episódio e criar uma conexão imediata com eles é por meio de uma live no YouTube. 

Dessa forma, você consegue responder a perguntas dos usuários sobre o tópico que está abordando e até entender quais são os próximos temas interessantes para gravar.

Outra possibilidade é estimular seus ouvintes a enviarem perguntas, que serão respondidas no próximo episódio.

3. Utilize ferramentas para te ajudar 

Existem várias ferramentas que auxiliam na criação de um podcast. Entre elas, a Anchor, que é gratuita e, além da versão web, está disponível no Google Play e na Apple Store. A plataforma promete ajudar na gravação e edição dos podcasts com muita facilidade.

Outra opção é o Adobe Audition, que é um software de edição de áudio da Adobe. O programa é muito completo, por isso é um excelente investimento para te auxiliar na produção dos seus podcasts. 

4. Monte um cronograma para publicação

Dedicar-se a manter o fluxo de suas postagens por meio de um cronograma é outra prática fundamental na hora de pensar em criar um podcast no YouTube. 

Pois, quando se trabalha com previsões, é mais fácil entender como um determinado conteúdo será abordado e o que deverá ser levado em conta com antecedência.

Qual é o melhor podcast de empreendedorismo do YouTube?

Se você está procurando um canal para se inspirar e trazer insights sobre a vida real do empreendedor digital, o HeroCast é o melhor podcast de empreendedorismo do YouTube.

Nele, o pessoal da HeroSpark e seus convidados batem um papo sobre ganhar dinheiro na internet. Isso contempla os sucessos, fracassos, dores e desafios dos empreendedores digitais, trazendo motivação e explicando suas estratégias.

Portanto, ouça os episódios anteriores agora mesmo, e se inspire no conteúdo para, em breve, criar o seu.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *