Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Mulher gravando vídeo para YouTube. Imagem com o texto: SEO Para YouTube

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque elas ajudam o seu material a obter um bom posicionamento no ranking tanto da plataforma quanto do Google.

Ou seja, o seu vídeo vai aparecer nos primeiros resultados quando as pessoas pesquisarem pela palavra-chave que você utilizou. Essa é uma boa estratégia de marketing digital, já que é possível ter maior visibilidade nos mecanismos de busca e, consequentemente, aumentar visualizações.

Ficou curioso? Ou, ainda, quer saber mais sobre as técnicas de SEO para YouTube? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

 

O que é SEO para YouTube?

SEO para YouTube é um conjunto de técnicas que podem ser usadas para otimizar os vídeos nesta rede social. Dessa forma, fica mais fácil os usuários encontrarem os seus materiais quando estiverem procurando por um determinado tema associado a eles.

Assim como no Google, no YouTube também existe um sistema de busca para que as pessoas encontrem os canais e os vídeos desejados.

Para isso, elas inserem palavras-chave no buscador da rede social e os motores de busca procuram esses termos nos materiais disponíveis na plataforma para mostrar os melhores resultados.

Quando você usa as técnicas de SEO os seus vídeos são encontrados com mais facilidade tanto no YouTube quanto no Google, ou seja, é possível conseguir maior visibilidade de maneira orgânica.

 

Técnicas de SEO para YouTube

Como vimos, as técnicas de SEO podem te ajudar a conseguir um bom posicionamento no YouTube.

Pensando nisso, separamos aqui as principais dicas para que você possa usá-las no seu dia a dia.

Assim, os seus vídeos podem ganhar maior alcance dentro da plataforma. 

 

1. Escolha boas palavras-chave

A escolha da palavra-chave é essencial na estratégia de SEO para YouTube, pois é por meio dela que os seus vídeos serão encontrados pelos usuários da rede social. Para isso, você precisa encontrar as melhores palavras para inserir no título, nas tags e na descrição do vídeo.

Nesse caso, é possível usar o autocomplete da barra de busca da plataforma. Assim, você vai identificar quais são as keywords mais procuradas. Outra estratégia é visitar os canais de concorrentes que são autoridades no seu nicho para saber como eles estão usando as técnicas de SEO para YouTube.

Depois que você selecionou as palavras, chegou o momento de escolher quais vai usar. Dê preferência para as keywords de cauda longa, ou seja, termos mais longos e específicos. Normalmente, elas têm um tráfego menor, mas apresentam menos concorrência. Dessa forma, as suas chances de ranquear são maiores.

Lembre-se de que as palavras-chave escolhidas também precisam estar alinhadas com o conteúdo do vídeo. Caso contrário, as pessoas irão abandoná-lo e o seu engajamento vai cair. Em consequência, você perde a sua posição no ranqueamento.

 

2. Faça uma thumbnail

Thumbnail é a imagem da capa do vídeo do YouTube, ou seja, é uma versão miniatura da foto que representa o conteúdo que estará disponível no material. Ela é muito importante, pois é a primeira visão que o usuário tem do seu vídeo quando pesquisa por um determinado tema nos mecanismos de busca.

67 headlines para páginas de vendas

É ideal que você use a sua identidade visual, bem como crie uma thumbnail criativa e, ao mesmo tempo, alinhada com o seu conteúdo. Assim, fica mais fácil chamar a atenção da audiência para que ela clique e veja o seu vídeo na íntegra.

Nesse caso, você não usa a palavra-chave, mas a imagem ajuda muito na hora que a pessoa está indecisa entre qual é o vídeo assistir. Por isso, insira elementos como texto, imagens, emojis, entre outros, que despertem o interesse.

Lembre-se de que uma boa prática é capturar uma imagem do vídeo para usar na thumbnail.

 

3. Crie títulos atrativos para os vídeos

Como vimos, a palavra-chave escolhida precisa aparecer no título do vídeo. Lembre-se de que ela precisa constar no início para que tenha uma melhor performance. Mas, não basta fazer somente isso, também é necessário criar uma headline atrativa. Caso contrário o usuário não terá vontade de clicar para ver o seu vídeo.

Vale destacar ainda que o título precisa ser objetivo, curto e conter a keyword exata. Além disso, deve-se usar muita criatividade para despertar a curiosidade na audiência. Isso porque a headline é o primeiro contato das pessoas com o seu vídeo.

 

4. Escreva boas descrições

A descrição do vídeo pode conter um texto mais longo, já que você pode utilizá-la para explicar o tema abordado como parte da estratégia de SEO para YouTube. Não se esqueça que também é necessário inserir a palavra-chave escolhida neste conteúdo. 

Isso porque os mecanismos de buscas fazem a leitura dele no momento de classificar a posição do seu vídeo no ranqueamento. Vale destacar que você precisa colocar as principais informações no início da descrição, pois é essa parte que irá aparecer quando alguém fizer uma pesquisa. 

Lembre-se de que também é importante inserir uma CTA no final para que as pessoas se inscrevam no seu canal, por exemplo. Além disso, é uma boa prática colocar hashtags – no YouTube, estão na forma de um sistema de tags – pois elas também ajudam a encontrar o seu vídeo nas pesquisas.

 

5. Insira a palavra-chave no nome do arquivo

Nossa última dica sobre SEO para YouTube é inserir a palavra-chave no nome do arquivo. Isso mesmo! Antes de você fazer o upload do vídeo na plataforma, precisa mudar o nome dele para a keyword escolhida. 

Portanto, não envie arquivos com aqueles nomes esquisitos com números e caracteres aleatórios. Assim, a plataforma consegue identificar do que se trata o material e a sua chance de ranqueamento é maior.

Podemos concluir que as técnicas de SEO para YouTube são essenciais para que os seus vídeos sejam encontrados pelas pessoas que usam os mecanismos de buscas, tanto da plataforma quanto do Google.

Lembre-se de que SEO não existe apenas para YouTube – qualquer conteúdo que você produzir deve aplicar técnicas para ranquear melhor em mecanismos de busca. Estas são algumas tendências de SEO para prestar atenção em 2021:

 

 

Agora que você já conhece as nossas dicas para usar essas técnicas, que tal compartilhar as suas dúvidas conosco? Então, não perca tempo! Deixe nos comentários o seu questionamento que a nossa equipe vai respondê-lo.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

Linha editorial para Instagram: estratégia completa

Para trabalhar as estratégias de marketing digital do seu negócio, é muito importante ter uma linha editorial no Instagram. Produzir …