Tags para YouTube: veja como escolher as melhores

Navegador com o YouTube aberto. Texto da imagem: Tags para YouTube
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Saber escolher as melhores tags para YouTube pode fazer toda a diferença no seu crescimento na rede social. Afinal, são elas que vão levar novos usuários de forma fácil até o seu canal.

Porém, essa técnica tão importante e aparentemente óbvia está envolta de muitos mistérios, o que faz com que muitos produtores de conteúdo acabem as deixando de lado, ou as utilizando da maneira incorreta.

E foi para ajudar você a escolher as melhores tags para YouTube que criamos este artigo. Continue acompanhando para saber o que são essas tags, por que elas são importantes e como escolher as melhores para os seus vídeos!

 

O que são as tags para YouTube?

Tags para YouTube são uma espécie de “etiqueta” que classifica o assunto ou outros elementos do conteúdo. 

Diferentemente das hashtags do Instagram, por exemplo, as tags do YouTube não são visíveis, a não ser pelo próprio dono do canal.

Basicamente, as tags são um dos recursos de SEO (Search Engine Optimization) da plataforma. Afinal, o YouTube também conta com um mecanismo de buscas próprio e aparece como resultados no Google. 

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e clica na ferramenta “vídeos”? É lá onde são mostrados os vídeos do YouTube que contam com as palavras-chave que você pesquisou. Essas palavras-chave são as tags do YouTube.

Portanto, se você deixar as tags de lado, dificilmente o seu vídeo será encontrado.

 

Por que as tags para YouTube são importantes?

As tags têm o papel de “dizer” para o YouTube do que o seu vídeo se trata, como ele se relaciona com outros assuntos e categorizar o conteúdo que é transmitido. 

Em um texto como este que você está lendo, tudo é apresentado por meio de caracteres (códigos). Assim, fica muito mais fácil para o algoritmo do Google entender do que se trata, diferentemente de um vídeo, em que as informações são transmitidas por meio de vídeo e áudio. Entende como é mais complicado para a ferramenta compreender do que um vídeo se trata automaticamente?

Se os seus vídeos não possuírem tags, dificilmente eles aparecerão na seção “próximo” de quem deixa a reprodução automática ligada. Além disso, eles dificilmente aparecerão entre os “vídeos relacionados” (que aparecem do lado direito da tela quando outro vídeo está sendo reproduzido).

Atualmente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, e conta com mais de 2 bilhões de usuários. Isso é ótimo, pois mostra que a rede social traz inúmeras possibilidades para produtores de conteúdos e para quem deseja obter bons resultados com marketing digital.

Porém, isso também pode ser um grande desafio, já que a concorrência fica ainda maior, visto que milhares de pessoas fazem upload de vídeo a todo momento na plataforma. Para você ter uma ideia, são “upadas” mais de 500 horas de vídeo por minuto na plataforma.

A essa altura, você já está convencido de que utilizar tags para Youtube é fundamental, certo?

Agora, chegou a hora de aprender como usá-las.

 

Dicas para usar tags para YouTube do jeito certo

 

Use a palavra-chave principal do vídeo como primeira tag

Ao redigir qualquer texto para ser indexado no Google, é fundamental escolher uma palavra-chave como a principal. No YouTube não é diferente.

Essa palavra-chave escolhida deve ser usada no título do vídeo, na descrição e, é claro, na tag. Se ela for utilizada como primeira tag, você mostra para o algoritmo do YouTube a sua relevância, o que contribui para que ela fique melhor posicionada no mecanismo de busca da rede social.

 

copy com chat gpt , herocreator

Utilize tags curtas e tags longas

Agora é a hora de informar em quais tópicos o seu vídeo se enquadra.

É importante mesclar tags mais curtas com tags longas. Apesar de as tags mais curtas serem mais genéricas, as tags longas são mais precisas e falam exatamente sobre o que se trata o vídeo.

Por exemplo: se o seu vídeo for sobre “Como produzir conteúdo para o Instagram,” a palavra-chave “conteúdo” vai remeter a outros milhões de vídeos que já foram publicados sobre isso, não somente aos relacionados à produção de conteúdo e ao Instagram.

Por isso, as tags devem ser próximas ao que as pessoas querem ver no vídeo que estão procurando.

Já que é possível adicionar várias tags em seu vídeo, o ideal é escolher uma principal (tópico anterior) e explorá-la em outras tags mais completas.

 

Não exagere no número de tags

Apesar de, no tópico anterior, termos explicado que é possível utilizar várias tags em seu vídeo, o ideal é não exagerar. Isso porque essa prática pode confundir os bots do YouTube, atraindo pessoas que não têm interesse no seu vídeo. 

Utilizar muitas tags pode fazer com que os usuários não interessados fechem o vídeo imediatamente após perceberem que o conteúdo não está relacionado àquilo que eles procuram.

Além de trazer views “vazios”, ou seja, pessoas que não têm interesse e que não interagem com o conteúdo, isso pode prejudicar o ranqueamento do vídeo, pois mostrará ao YouTube que ele não é relevante.

Por isso, pesquise bastante, estude as melhores tags e utilize somente aquelas que realmente façam sentido com o conteúdo do seu vídeo.

 

Não utilize o nome de outros canais em suas tags

Muitos produtores de conteúdo utilizam o nome de grandes canais do seu segmento achando que, assim, trarão mais views para seus vídeos, para que fiquem no top das buscas. 

Porém, essa técnica acaba causando o efeito contrário, reduzindo o alcance do conteúdo. Isso porque, para o YouTube, essa técnica é vista como uma tentativa de burlar as diretrizes da rede social.

A menos que o conteúdo tenha a ver com o canal citado, jamais insira tags com nomes de outros canais em seus vídeos.

 

Não coloque tags na descrição

O YouTube conta com um espaço específico para tags e, como já citado, elas não ficam à mostra para os demais usuários.

A descrição deve ser utilizada para inserir um resumo do vídeo, bem como para inserir links e outras informações pertinentes.

Lembre-se: tentar enganar o algoritmo do YouTube nunca é uma boa ideia e isso pode trazer resultados indesejados. Coloque cada coisa no seu lugar, faça testes e seja persistente para obter bons resultados em seu canal!

 

Como inserir tags aos vídeos

Para inserir tags em seus vídeos é muito simples:

 

Vídeos novos

  1. Faça login no YouTube Studio.
  2. No canto superior direito, clique em CRIAR  e Enviar vídeo.
  3. Selecione o arquivo que você quer enviar.
  4. Nesse processo, clique em MAIS OPÇÕES e adicione suas tags. 

Vídeos já enviados

  1. Faça login no YouTube Studio.
  2. No menu à esquerda, selecione Conteúdo e escolha seu vídeo.
  3. Adicione suas tags. 

Viu só como é simples? Agora que você já sabe como utilizar tags em seus vídeos, não deixe de seguir a HeroSpark no YouTube e conferir os conteúdos que compartilhamos na rede social. Lá você encontra vídeos sobre Empreendedorismo Digital, produção de conteúdo, tutoriais, dicas e muito mais. 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *