Planejador de palavras-chave: 5 melhores opções

Close das mãos de uma pessoa digitando no teclado de um notebook. Texto da imagem: planejador de palavras-chave
Um bom planejador de palavras-chave eleva a qualidade de um projeto de SEO
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você deseja fazer a sua marca ser encontrada pelas pessoas na internet, utilizar palavras-chave de forma estratégica é fundamental. Para isso, ter um bom planejador de palavras-chave faz a diferença!

Esse é um dos pontos mais importantes para obter sucesso com anúncios e outros conteúdos, garantindo muitos acessos e posições favoráveis nos buscadores.

Com um planejador de palavras-chave você consegue entender quem é o público-alvo do seu conteúdo, quais são as necessidades desse público e, assim, poderá encontrar formas de sua empresa ajudá-lo por meio de artigos, produtos e serviços.

Continue lendo este texto para entender o que são, para que servem e quais são os principais planejadores de palavras-chave disponíveis atualmente.

O que é um planejador de palavras-chave?

Antes de saber o que é um planejador de palavras-chave, é preciso entender o que é uma palavra-chave, certo?

Palavra-chave é aquilo que as pessoas digitam nos buscadores, como o Google, para encontrar algum resultado. Ela pode ser apenas uma palavra ou uma frase. 

Por exemplo: digamos que você deseja aprender técnicas de copywriting para criar anúncios que trazem mais resultados.

Na pesquisa, você buscaria termos como “técnicas de copywriting”, “como fazer copywriting”, entre outras palavras e frases relacionados a isso, certo? Esses termos são as palavras-chave.

Os buscadores são o principal ponto de contato entre consumidores e o mercado no mundo digital. Por isso, você precisa fazer com que sua marca se torne relevante, para que ela seja encontrada facilmente na rede. 

Os usuários costumam acessar os primeiros resultados do Google. Se você souber usar de forma assertiva as palavras-chave em seus conteúdos e anúncios, as chances de os usuários clicarem neles são grandes. Consequentemente, as chances de você fechar bons negócios também aumentam!

Quando um texto possui palavras-chave bem posicionadas, os buscadores conseguem identificar que o seu conteúdo está atrelado ao assunto da busca. O SEOSearch Engine Optimization – dele será analisado e, a partir dessa análise, o Google decide se ele deve receber um posicionamento favorável por atender àquilo que o usuário está buscando.

É necessário estar sempre atento ao modo como os buscadores apresentam o conteúdo para visitantes, já que isso é uma estratégia importante para atrair público-alvo. Neste vídeo, falamos de algumas tendências em 2021:

 

 

Mas como escolher essas palavras-chave? A resposta é: usando planejadores de palavras-chave! Com eles, é possível identificar os termos mais pertinentes ao nicho do seu negócio e descobrir quais possuem um alto volume de buscas por seu usuário.

 

Cinco melhores opções de planejador de palavras-chave

Agora que você já sabe o que são os planejadores de palavras-chave e a importância de usá-los, chegou a hora de conhecer os melhores e mais usados por quem é referência no assunto. 

A partir destes tópicos, você poderá escolher os que melhor se relacionam com o seu negócio, tornando as suas técnicas de posicionamento muito mais efetivas.

 

Google Key Planner

Esse é um dos planejadores mais conhecidos desta lista. Ele é disponibilizado gratuitamente pelo Google, por isso, tem muita relevância e oferece dados com alta credibilidade.

Com ele você pode buscar por novos termos e ter ideias a partir de grupos de anúncios, ou seja, agrupar as palavras por similaridade e segmento. 

A ferramenta mostra com que frequência algumas palavras são pesquisadas e como essas pesquisas mudaram ao longo do tempo. Com isso, é possível restringir sua lista de palavras-chave àquelas que você realmente quer.

Para completar, o planejador mostra as estatísticas de cada termo, como o volume de busca por ele e o custo médio por clique.

copy com chat gpt , herocreator

 

Ubersuggest

O Ubersuggest é um planejador de palavras-chave geralmente utilizado para descobrir nichos de mercado para estratégias de marketing digital. Assim como a ferramenta anterior, o Ubersuggest mostra tendências de busca, preços e posicionamentos dos resultados.

Um detalhe interessante é que a lista de resultados é apresentada em ordem alfabética e numeral, além de contar com as variações das sugestões. Assim, você pode investir, também, nessas sugestões para deixar seu texto com um SEO ainda mais forte.

Ele também mostra a faixa etária das pessoas que buscam a palavra-chave e, por fim, é possível fazer download das planilhas com os resultados coletados.

 

Moz Keyword Explorer

A Moz é uma das maiores empresas especialistas em SEO do mundo e é a criadora do Moz Keyord Explorer, ou simplesmente KWE. 

O planejador cumpre todo o processo de descoberta da melhor palavra, filtrando de acordo com os números mais importantes.

Além disso, o KWE apresenta métricas essenciais para um bom SEO, como Volume, Dificuldade, Oportunidade, Importância e Potencial. Seus resultados são ainda mais precisos do que os do Google Ads, chegando em até 95% de precisão em cada palavra-chave.

 

SEMrush

Esse planejador oferece as mesmas funções básicas apresentadas nos outros indicados neste conteúdo. Mesmo sendo uma plataforma paga, o SEMrush traz muitos benefícios:

 

  • Análise por domínio: basta digitar o domínio que você quiser na barra de busca que o planejador vai apresentar informações relativas a ele.
  • Tráfego orgânico: você terá acesso às principais palavras-chave orgânicas, principais concorrentes orgânicos, entre outras funções.
  • Pesquisa paga: nesta função, é possível encontrar as mesmas informações citadas anteriormente, mas desta vez para mídia paga.
  • Backlinks (links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo): a ferramenta faz um relatório de backlinks e informa quantos e quais domínios estão apontando para o seu. Além disso, ele indica as principais âncoras usadas, ou seja, a quais palavras determinado link está relacionado.
  • Domínio x Domínio: nesta função, é possível analisar dois ou mais domínios, lado a lado.
  • Análise de palavras-chave: essa é a parte que mais nos interessa. Com essa funcionalidade, é possível analisar uma palavra-chave e avaliar sua dificuldade de ranqueamento, custo em AdWords, entre outras coisas.

Além das funções citadas nesta lista, o SEMrush também oferece muitas outras possibilidades, como encontrar resultados da pesquisa orgânica da palavra-chave que você está buscando, encontrar anúncios de maior engajamento em seu conteúdo, entre outros.

 

Wordtracker Scout

Esse planejador é uma extensão de Chrome que entrega uma lista de palavras-chave de qualquer página da web. 

Para usá-lo é muito simples: basta instalá-lo em seu navegador, ir a um site (como o do seu concorrente, por exemplo), mover o cursor sobre um conteúdo e digitar a tecla “W”. 

Assim, uma lista de palavras-chave que as pessoas estão usando sobre aquele conteúdo aparecerá em sua tela.

Ele detalha as palavras-chave por relevância e volume.

Com ele, você consegue analisar o que os seus concorrentes estão fazendo e ter acesso a métricas de desempenho de palavras-chave. E o melhor: com uma facilidade incomparável!

 

Porque usar um planejador de palavras-chave

Se você deseja fazer seu site ou blog ter muitos acessos e realmente trazer resultados para o seu negócio, é preciso sair do achismo. Adivinhar qual é a palavra-chave ideal e torcer para que ela funcione não fará com que seu conteúdo esteja bem posicionado nos buscadores.

Ter um planejador de palavras-chave ao seu lado facilita muito o processo e te ajuda a tomar decisões baseadas em dados, colocando você no caminho certo.

Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Muitas delas são gratuitas e extremamente fáceis de usar. 

Fique tranquilo: você não precisará usar todas elas! Escolha uma, use, teste, absorva tudo o que ela tem a oferecer e, se sentir necessidade, parta para a próxima. Essa é a melhor forma de ter uma base de dados ampla para embasar as escolhas de palavras-chaves em suas campanhas.

Se você deseja saber mais sobre SEO, marketing digital, empreendedorismo e outros temas importantes para fazer o seu negócio digital ter sucesso, não deixe de acompanhar a Herospark no Instagram! Lá, compartilhamos diariamente conteúdos excelentes para ajudar o seu negócio a decolar.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *