Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Conheça as vantagens e as desvantagens da Área de Membros Hotmart

área de membros hotmart

A Hotmart comercializa e distribui infoprodutos por meio da área de membros Hotmart, que se chama Hotmart Club, uma plataforma EAD. Esse espaço é como uma área de membros normal: acesso com login e senha aos materiais adquiridos pelo site.

 

A empresa também oferece o Hotmart Pocket, um app apropriado para acompanhar seus produtos digitais, ou seja, não é possível consumir produtos adquiridos por ele. Mas a área de membros é o carro-chefe da empresa, já que sem alunos, não há produtores.

 

Algumas características da área do Hotmart Club são: gratuito, ilimitado e com integrações simples. Mas será que são só vantagens? Neste artigo, vamos fazer uma análise completa da área de membros Hotmart — seus pontos fortes e fracos. Boa leitura!

Como funciona a área de membros Hotmart

Primeiramente, você precisa estar logado no site da Hotmart e ir em “Produtos” > “Criar Produto”. Na página seguinte, você será convidado a acrescentar detalhes sobre o seu infoproduto: título, capa, descrição, idioma, etc. Os formatos aceitos são: cursos online, ebooks, screencasts, áudios, softwares, imagens e outros. 

 

Em precificação, você escolhe se o seu cliente pagará pelo produto em uma única vez ou se ele pagará uma mensalidade para ter acesso automático aos conteúdos, e aí sim você terá de criar uma área de membros para isso acontecer. Se você optar pelo pagamento único, o sistema encaminhará você para a elaboração da página de vendas e para o programa de afiliados.

Área de membros Hotmart: como criar a sua

Ao acessar o Hotmart Club, você é encaminhado para a página de criação de turmas. Você pode criar diferentes públicos, a depender de preços de vendas diferentes ou interesses diferentes dos alunos. A seguir, você deve localizar a opção dos conteúdos para adicionar seu primeiro módulo do curso para área de membros.

 

Posteriormente, é possível visualizar os módulos como se você fosse o aluno e assim corrigir algum erro que passou batido. E é basicamente isso que você, como produtor, é capaz de criar na área de membros Hotmart. 

Prós e contras da área de membros Hotmart

Agora que você entendeu como funciona a área de membros Hotmart, veja seus pontos positivos:

 

  • não possui mensalidade, nem taxa de adesão;
  • sem limite no número de membros;
  • tem um armazenamento de boa qualidade;
  • conta com integrações básicas, que não confundem o usuário;
  • disponibiliza domínio próprio para a área de membros;
  • oferece espaço para conteúdo extra, que pode ser ou não cobrado à parte;
  • possui um player próprio para os materiais em vídeo;
  • oferece o Club Sales, um clube de descontos e fidelização de clientes.

 

Guia do planejamento do curso online

E quais são as principais críticas do Hotmart Club?

 

  • problemas com a aprovação dos produtos, já que as políticas mudam ocasionalmente e essa instabilidade confunde os produtores;
  • envolvimento da marca com algumas polêmicas, justamente pelo histórico de alguns cursos aprovados em políticas anteriores;
  • restrição de vendas à própria plataforma, ou seja, perda dos direitos autorais do infoproduto;
  • os dados dos clientes também se restringem à plataforma;
  • poucas opções de personalização.

SparkMembers: área de membros da HeroSpark

Você sabia que a área de membros também é uma das nossas soluções? Nós até oferecemos um período de teste gratuito para quem quer apenas conhecer nossa área. Mas, antes disso, confira algumas das funcionalidades da SparkMembers: 

Facilidade para o empreendedor digital

Nós, da HeroSpark, fizemos um levantamento das maiores necessidades dos produtores antes de criar nossa área de membros. Por isso, nossos primeiros diferenciais já começam na etapa da criação do produto digital: antes de escrever o título do seu infoproduto, sugerimos nomes de impactos e até imagens gratuitas para servirem de capa.

Comodidade para os clientes

Pensamos nos clientes dos produtores também ao implantar o sistema de acesso automático. Quando seu consumidor adquire seu produto, ele já recebe um login e senha para acessá-lo imediatamente. Depois de logar, basta ele alterar esses dados de acesso. Esse recurso é essencial caso seu público-alvo não seja exatamente antenado nas mídias, como é o caso de pessoas com uma faixa etária maior. 

Marketing baseado em dados

À medida que seu produto é consumido, nós geramos relatórios sobre uma variedade de informações que captamos, o que orientará estratégias de email marketing, comunicação personalizada com cada cliente, além de nutrir o SparkFunnels (nosso gerador de funil de vendas). Tomar decisões às cegas é o mesmo que perder dinheiro e a HeroSpark se importa também com o seu sucesso. 

Experiência adaptada aos dispositivos móveis

Os produtos digitais que o seu público adquirir poderão ser facilmente consumidos pelos smartphones porque a SparkMembers é 100% responsiva. Assim, sua área de membros terá mais chances de manter o envolvimento do associados, o que também pode reduzir taxas de cancelamento da assinatura. 

Código otimizado para rankeamento no Google

Além de nos comprometermos com uma área de membros bem estruturada, o que naturalmente é vantajoso para o alcance orgânico do produto, também estabelecemos otimizações SEO (Search of Engine Optimization) para que seu produto digital seja mais facilmente encontrado pelo Google. 

Produtos completos para o produtor 

Atrelado a nossa área de membros, nós temos o SparkFunnels, que cria funis de vendas próprios para seus produtos digitais, e o SparkStart, um treinamento que explora as melhores estratégias para lucrar com um infoproduto. Atualmente, essas duas ferramentas estão gratuitas por tempo limitado: tudo para tornar mais proveitoso o seu caminho no empreendedorismo.

Learner’s League

Também nos importamos com suas estratégias de gerenciamento de área de membros. Por isso, oferecemos o Learner’s League, uma comunidade carregada de conhecimento que soluciona os maiores desafios dos empreendedores, com feedbacks de especialistas sobre o seu negócio, modelos de lançamento de produtos e networking. 

 

Assim, a área de membros Hotmart é rentável para os produtores, conta com players próprios, etc. Mas há pontos para melhorar, como maior clareza para a aprovação de produtos e mais opções de personalização. Considere esses pontos antes de escolher sua área de membros e saiba que você pode contar com a SparkMembers também.

 

Curioso para saber como funciona a área de membros da HeroSpark? Experimente, de graça, a SparkMembers!

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …