Câmera para fazer live: principais modelos e como escolher uma [2022]

Pessoa instalando câmera para transmissão ao vivo. Fundo roxo e legenda: "câmera para fazer live"

As transmissões ao vivo são parte importante de uma estratégia de divulgação. Se você trabalha com empreendedorismo digital, deve saber que essa é uma oportunidade de alcançar mais pessoas. Nesse sentido, a necessidade de ter uma câmera para fazer live ficou ainda mais latente para quem busca ganhar dinheiro na internet. 

Afinal, se você quer transmitir autoridade para o seu público, é importante contar com recursos que passem credibilidade, como a qualidade da imagem da sua transmissão.

Por isso, neste conteúdo, você vai conhecer modelos de câmera para transmissão ao vivo, com os principais modelos para você fazer a sua live e a melhor escolha de acordo com o seu propósito. Vamos começar?

Por que fazer uma live?

Entender a motivação de uma live é essencial para poder aproveitar ao máximo o seu potencial. Nesse sentido, além de ser uma opção que não exige muitos recursos para a sua execução, as lives também apresentam outras vantagens, como:

  • Potencial de alcance da sua marca;
  • Engajamento do público com as suas redes sociais;
  • Geração de leads qualificados, com interesse no seu conteúdo;
  • Baixo custo.

Tudo isso com o benefício de poder fazer a sua transmissão ao vivo sem sair de casa e com um alcance ainda maior do que um evento presencial poderia proporcionar.  

No entanto, não basta apenas apertar o play e começar a live. É necessário que a sua transmissão seja de qualidade.

Por isso, ainda que essa seja uma opção de baixo custo, para impactar o seu público e gerar os efeitos esperados ao fazer uma transmissão ao vivo, é preciso profissionalismo, o que nos leva para o próximo tópico. 

 

Como fazer uma live profissional?

Agora que você já sabe o porquê de fazer uma live, que tal aprimorar a sua estratégia com uma transmissão ao vivo completamente profissional? 

Além de ser uma forma de criar sua autoridade no meio digital, ela também transmite mais confiança para a sua audiência em relação ao seu conteúdo e ao seu produto.

Assim, saiba que uma das formas de transmitir esse profissionalismo é através de uma boa câmera. Afinal, ela será a responsável por criar uma imagem limpa e de alta qualidade, o que contribui para a conexão com o público e para a sua credibilidade perante a esse.

Felizmente, existem modelos de câmera para fazer live acessíveis e disponíveis para todo tipo de orçamento. Nesse caso, o mais importante é observar quais recursos são indispensáveis para a sua transmissão ao vivo e como aproveitá-los para deixar sua live ainda mais profissional. 

 

 

Quais são os principais modelos de câmera para fazer live?

Não pense que é impossível fazer uma live apenas com uma webcam ou um smartphone. É possível sim, até mesmo porque nem sempre podemos investir em outros recursos.

Porém, se for possível para a sua realidade, esse é um investimento que vale a pena, principalmente se você deseja incluir lives com mais frequência na sua estratégia de vendas. 

Dito isso, vamos conhecer alguns modelos de câmera para transmitir a sua live, de acordo com seus recursos disponíveis e custo-benefício.

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Sony a5I100

Com filmagem em full HD, esse modelo também conta com 60 FPS e flip screen, para que você possa ver o enquadramento sem precisar ir e vir na câmera para acertar a posição. 

Apesar de ter sido descontinuada pela Sony, é possível encontrar o modelo usado por preços bastante acessíveis e atrativos. 

A câmera ainda possui um tipo de entrada de lente versátil, que permite várias possibilidades para a sua transmissão. Tudo isso com qualidade e bom custo-benefício.

 

Canon HF 800

Com uma bateria de até 3 horas de autonomia, esse modelo é uma handycam. Além disso, ele possui uma fonte para quem deseja fazer lives mais longas, sem se preocupar com o aquecimento do equipamento ou em trocar a sua bateria durante a sua transmissão ao vivo. 

Também possui entrada de áudio para receber o som com maior qualidade de microfones externos, como o modelo de lapela, por exemplo. 

 

Canon R800 

Acompanhando a linha de custo-benefício, esse modelo de câmera para transmissão ao vivo também é uma ótima opção. De fácil manuseio e intuitiva, também possui 60 FPS. No entanto, suas configurações são limitadas em comparação aos modelos anteriores.

Porém, se o seu foco é uma imagem de qualidade por baixo custo, esse é o modelo indicado para você começar e aprimorar a qualidade da sua transmissão ao vivo. 

 

Qual a melhor câmera para transmissão ao vivo?

Tudo vai depender da sua capacidade de investimento e dos seus objetivos. 

Se a sua prioridade neste momento é ter uma qualidade maior, sem abrir mão de recursos mais robustos para as suas transmissões, o modelo da Sony é a escolha ideal.

Entretanto, se você está em um momento em que o custo-benefício é o fator mais importante para a sua decisão, o modelo R800 da Canon pode ser uma boa opção, sem deixar de lado a qualidade das imagens e a economia.

Isso não significa que o modelo HF 800 da Canon não esteja entre os destaques, muito pelo contrário! Com uma autonomia de até 3 horas de gravação, essa é uma boa escolha para quem precisa de uma câmera para fazer live com mais tempo de duração. 

Apesar do primeiro modelo ter sido descontinuado, é possível encontrá-la por preços acessíveis em sites de venda de produtos usados, como Mercado Livre e OLX, por exemplo. 

Seja qual for a sua escolha, considere alguns pontos para melhorar ainda mais a sua transmissão, como a iluminação do ambiente e os ruídos externos. 

Agora que você já conhece as opções de câmeras para live disponíveis no mercado, que tal transformar o seu ambiente em um estúdio de gravação profissional e deixar suas transmissões ao vivo ainda melhores? 

E não se preocupe com os valores, pois você pode fazer isso com recursos que cabem no seu bolso! Afinal, sabemos que nem sempre é possível realizar um investimento alto para a sua produção, principalmente no começo de um negócio. 

Por isso, aprenda em nosso e-book como montar um estúdio de gravação acessível, que destacará o seu negócio com produções de qualidade. Baixe o material gratuitamente e coloque em prática as suas melhores estratégias!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.