Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Autoridade digital: o que é e como construir

Construa a sua autoridade digital

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer isso de uma forma bem-sucedida? Então, temos algumas sugestões para oferecer.

 

Construir autoridade digital é fundamental para qualquer negócio, principalmente para quem deseja atuar online. Produzir conteúdos, gerar leads, avançar para o fundo do funil e ter uma boa presença no ambiente virtual requerem diversas estratégias de marketing digital.

 

Para contribuir nesse desafio de construir autoridade online, separamos algumas dicas que irão ajudar a tirar as ideias do papel e começar o jogo de tentativas e erros para a sua marca.

 

Neste post, você entenderá o que é autoridade digital e receberá algumas instruções para construí-la de forma efetiva e estratégica. Vamos lá!

 

O que é autoridade digital?

 

Segundo o dicionário Michaelis Online, autoridade é um substantivo feminino que significa a capacidade de saber “mandar” e “se fazer obedecer”. Essas características não tem a ver somente com questões de hierarquias tradicionais, como chefes de trabalhos. Muito menos com aspectos autoritários e enrijecidos.

 

Na verdade, esse termo trata-se da influência que uma pessoa tem sobre a outra. Geralmente, isso acontece em função do respeito, credibilidade, poder de persuasão e domínio que uma figura com autoridade possui sobre um assunto ou nicho específico.

 

Está bem, agora você já sabe o que é autoridade, mas por qual motivo isso é importante para o digital? Três em cada quatro brasileiros acessam a Internet diariamente, o que equivale, aproximadamente, a 134 milhões de pessoas. Esses dados são da pesquisa TIC Domicílio 2019. Além disso, segundo esse mesmo estudo, 90% dos entrevistados relataram acessar todos os dias as redes sociais, os websites e demais conteúdos digitais.

 

Os dados acima são um ótimo exemplo a respeito da importância de uma empresa construir autoridade online. Assim, a marca será reconhecida como uma voz ativa pelo nicho em que atua, sendo respeitada, especializada, influente e de grande valor para o mercado.

 

A autoridade digital faz a sua marca ter uma posição sólida e ser referência em ambiente digital. Essa posição é constantemente estudada e aplicada por profissionais de marketing digital, especialmente na área de Inbound Marketing, que busca atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes online.

67 headlines para páginas de vendas

 

Por isso mesmo, para construir autoridade, é fundamental conhecer as ferramentas dessas áreas especializadas. A seguir, separamos oito dicas para a sua empresa gerar maior relevância e influência.

 

Como construir autoridade?

 

Construir autoridade digital no mercado em que a sua empresa atua é fundamental nos dias de hoje. Mas, claro, além de construir relevância, é importante saber mantê-la. As pessoas estão conectadas diariamente, seja para procurar notícias sobre o Brasil e o mundo, seja para consumir materiais de entretenimento, fazer compras ou assistir cursos online.

 

Para construir autoridade digital, é importante seguir alguns passos e estratégias de marketing na produção de conteúdo e, assim, oferecer os produtos ou os serviços da sua marca. Para ajudar nessa etapa, temos algumas dicas.

 

Primeiro, veja a estratégia indicada pelo nosso COO, Rafael Carvalho, no vídeo abaixo:

 

 

Mas nós também temos outras dicas que vão te ajudar nessa jornada. Veja, a seguir.

 

8 passos para construir autoridade digital

 

  1. Tenha um propósito para a sua marca;
  2. Conheça bem a sua persona e conecte-se com ela;
  3. Produza conteúdos de qualidade a fim de solucionar a “dor” do seu cliente;
  4. Gere mais tráfego e engajamento com o cliente. Para isso, seja ativo nas redes sociais, promova interações diárias ou semanais, esclareça dúvidas e responda perguntas e comentários dos posts;
  5. Mantenha o diálogo com o seu público-alvo conforme a linguagem de cada uma delas. Não adianta fazer o mesmo post no LinkedIn, Facebook, YouTube e Instagram. Cada rede apresenta funções e objetivos distintos;
  6. Invista em marketing de conteúdo, seja original e produza seus próprios conteúdos, sem copiar a concorrência ou utilizar textos e trabalhos de outros autores;
  7. Aprenda mais sobre temas como SEO, copywriting e CTA que são alguns recursos importantes para otimizar o conteúdo;
  8. Invista no e-mail marketing da sua marca.

Os pontos que abordamos acima podem ajudar a delinear o que já está sendo feito de forma positiva, o que pode melhorar ou o que requer o apoio de especialistas. Transformar cliques em dinheiro pode não ser tão simples sem as estratégias certeiras.

 

Quer construir a sua autoridade digital? Veja este webinar que fizemos com Karol Meier, especialista em Marketing Digital e fundadora do Instituto de Inteligência Digital. Ela deu muitas dicas que vão te ajudar no seu negócio digital.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …