Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Cenário para vídeos: veja 7 ideias e como montar o seu

Cenário para vídeos

Cada vez mais, cria-se conteúdos audiovisuais, seja no próprio canal do YouTube como em outras redes sociais. Isso levanta a necessidade de ter um bom cenário para vídeos.

 

Cenários dão um ar profissional, ajudam o seu conteúdo a se tornar mais memorável e, por isso, podem fazer você ganhar mais acessos.

 

Neste texto, trouxemos 7 ideias para você montar o seu próprio cenário para gravação de vídeos. Aproveite as dicas!

 

Por que vale a pena montar um cenário para vídeos

 

A plataforma de vídeos mais famosa, YouTube, ultrapassou o Facebook em número de visitantes.

 

Adicionalmente, só o Instagram, tem pelo menos 8 seções diferentes para explorar conteúdos em vídeo — vídeos curtos para o feed, anúncios em vídeo, stories, anúncios nos stories, destaques, lives, IGTV e reels.

 

Imagina se toda vez que você gravasse um vídeo, seja qual for a rede social, você estivesse em um lugar diferente sem, de fato, estar em um lugar diferente?

 

Como assim?

 

Bem, se você não está fazendo um mochilão ou falando de nomadismo digital, não faz muito sentido gravar cada vídeo em um cenário aleatório, o que der para gravar na hora.

 

O recomendado é você ter um espaço dedicado para as gravações e, com exceção de stories, utilizar sempre esse mesmo ambiente.

 

É claro que você não é obrigado a começar a gravar já com um cenário. Mas, saiba que, para a sua audiência, quando você anuncia que vai ter um cenário, eles se sentem mais valorizados e entendem que você leva a sério o seu compromisso com o conteúdo.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Cenário para vídeos de curso online

 

Diferente de vlogs e canais comuns do YouTube, os cursos online tornam o cenário quase obrigatório.

 

É recomendável que o elemento case com a identidade visual do produto digital e, muitas vezes, ele tem total utilidade — quando o cenário é o próprio painel interativo com os slides das aulas, por exemplo.

 

7 ideias para o seu cenário para vídeos

 

Confira, a seguir, ideias de cenários prontos para você experimentar nos seus vídeos.

 

Escritório

 

67 headlines para páginas de vendas

Se o seu canal de vídeos é mais pessoal, ou seja, o nome de usuário é o seu nome, você usa a sua foto e não de uma logomarca, esse cenário pode dar um bom fit.

 

O escritório pode ser o da empresa ou de um coworking, o seu cantinho de estudo ou trabalho, aquele espaço com uma estante enorme de livros ou uma parede decorada com quadros e plantas.

 

Cenário escritório HeroSpark
Reprodução – Youtube: HeroSpark

 

Efeito gradiente

 

Com um tecido e uma lanterna ou um chroma key, coloque um efeito gradiente como cenário. O resultado é visualmente excelente e facilita na hora de regular a iluminação.

 

cenário para vídeos
Reprodução – Youtube: Felipe Santana

 

Luzes de led

 

Especialmente para nichos mais femininos, como os da beleza, esse cenário cai muito bem. Cobrir as luzes com um tecido fino deixa a estética ainda mais delicada.

 

Cenário para vídeos led
Reprodução – Youtube: Cool Marina

 

Bokeh

 

Bokeh é o nome de um efeito de filme em que os objetos no fundo são desfocados e o que está em primeiro plano é mais nítido, no caso, o próprio criador do conteúdo em vídeo. Luzes de led também são frequentemente utilizadas para dar essa sensação suave.

 

Cenário para vídeos HeroSpark
Reprodução – Youtube: HeroSpark

 

Quadro branco ou negro

 

No nicho educacional, o quadro branco ou negro, além de ajudar com a estética, é bastante funcional. Explicações longas e profundas não precisam ser explicadas apenas com a gravação da tela. Os quadros tornam o conteúdo mais humanizado e pessoal.

 

Cenário para vídeos quadro
Reprodução – Youtube: Universo Narrado

 

Colagem

 

Para um estilo mais editorial ou também educacional, você pode fazer uma colagem com imagens da Internet, páginas de livros, recortes de jornais ou papéis coloridos. O compilado de referências pode atrair a atenção da sua audiência, mas cuide para que o seu vídeo esteja mais interessante.

 

Colagem em cenário para vídeo
Reprodução – Youtube: Rejane Toigo

 

Papel de parede

 

Se você já tem uma parede decorada em casa, é possível aproveitá-la também para um cenário prático e bonito.

 

Papel de parede pra vídeo
Reprodução – Youtube: Heydebee

 

Agora que você leu o artigo até aqui, não faltam mais inspirações para você definir o seu cenário para vídeos, não é? Escolha algum, teste e, se o resultado não for o esperado, há vários outros cenários para experimentar.

 

Gostou das dicas? Não se esqueça de que temos outros produtos que também podem ajudar no seu negócio online, conheça!

Mais artigos para você

Divulgação de cursos online: saiba como fazer

Não basta criar um infoproduto, é necessário aprender a fazer a divulgação do curso online. Lembre-se: quem não é visto, …

4 dicas para impulsionar no Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e é uma das mais estratégicas para quem …

mLabs: planos e características

Você já ouviu falar nas ferramentas de gerenciamento de redes sociais? Atualmente, existem muitas opções de ferramentas no mercado. Uma …

URL amigável: o que é e por que ter uma

Você produz ótimos conteúdos em seu site ou blog, mas recebe pouquíssimos acessos? Se esse é o seu problema, saiba …

Estratégia digital: o que é e como montar uma de sucesso

Para atuar no marketing digital é necessário investir em planejamento, caso contrário os seus objetivos não serão alcançados. Diante disso, …

Inbound e outbound: descubra as diferenças e qual usar

Se você é um infoprodutor, precisa conhecer todas as estratégias de marketing digital existentes no mercado para conseguir atrair a …