Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Chroma key: o que é e como se beneficiar do seu efeito

Chroma Key_HeroSpark

Quem busca inovação na produção de vídeos provavelmente já ouviu falar no efeito chroma key. Trata-se da combinação de dois frames de vídeo, ou duas imagens, de modo que algumas cores de uma tela substituam as cores da outra.

 

O chroma key começou a ser usado no cinema, para ajudar com os efeitos especiais que envolviam cenários fictícios. Em vez de levar toda a equipe para um determinado ambiente, que só existe em outro local, bastava colocar um tecido de cor sólida, verde, por exemplo, atrás dos personagens e, no computador, inserir o cenário desejado.

 

Nesta era digital, há diversos recursos e aplicativos que possibilitam qualquer pessoa com acesso à Internet a produzir vídeos com esse efeito. Entenda mais neste artigo.

 

 

O que é e como usar um fundo chroma key

 

A técnica de chroma key também é conhecida apenas como ‘tela verde’ ou ‘tela azul’. O processo é utilizado para substituir um fundo vermelho, verde ou azul, (seguindo a conhecida tecnologia RGB — red, green, blue) por cenas geradas pelo computador durante a edição de vídeo.

 

A tecnologia é utilizada para parecer que o indivíduo está em um lugar diferente, não no seu estúdio ou espaço de gravação. A seleção da cor do fundo depende principalmente do efeito buscado e das cores que as pessoas estão vestindo na filmagem. As cores verde ou azul são as mais utilizadas porque são tons muito diferentes da pele das pessoas, o que facilita a edição.

 

Além de ser mais barato do que ir até o local desejado para incluir o fundo no vídeo, é possível utilizar o chroma key em tempo real, com cenários feitos de telas, slides de apresentação, entre outros. É o que assistimos todos os dias nos telejornais, na previsão do tempo.

 

Outro exemplo é a funcionalidade do Tik Tok, também encontrada em filtros originais e de terceiros do Instagram. Você não precisa ter um fundo RGB, o app consegue remover qualquer fundo e substituir pela imagem desejada. O mesmo recurso também começou a aparecer em aplicativos de vídeo chamada, como Zoom e Google Meet.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

 

Tipos de tecido chroma key

 

Uma forma recorrente de ter um fundo RGB para as filmagens é ter um tecido preso a um suporte para compor o cenário. Algumas pessoas chegam a usar cartolinas ou apenas pintam uma parede, com uma tinta específica de alguma das cores recomendadas. Mas para quem costuma filmar em outros locais, o painel com tecido é a melhor escolha.

 

Para ajudar, conheça os 3 maiores critérios para escolher um bom fundo chroma key:

 

  • Dimensões

Primeiro, você deve avaliar o espaço que você tem para a gravação do conteúdo. Isso dá a base para escolher entre as opções de fundo, que variam de 1 a 11 metros de comprimento e 1,5 a 3 metros de largura.

 

  • Cor

A cor verde é a mais versátil, pois absorve o brilho e a luz, e contrasta bem com quase todos os tons de pele.

 

Já a cor azul também funciona, mas não serve para quem utiliza luz natural.

 

Por fim, a cor vermelha é a mais difícil de ser utilizada, porque esse tom está presente no nosso corpo de forma mais frequente, como nas pessoas de cabelo ruivo. Se você tem um projeto muito específico que envolve as cores verde ou azul, pode valer a pena usar o painel vermelho.

 

  • Material

Os fundos de tecido são, no geral, de algodão ou poliéster. Você pode lavá-los, passá-los e são mais caros. Já os de papel, apesar de mais baratos, sujam com facilidade e é muito difícil limpá-los.

 

 

Efeito chroma key como diferencial nos conteúdos em vídeo

 

Afinal, como ter benefícios utilizando essa tecnologia nos negócios online?

 

  • Cursos online

O mercado de cursos online é altamente rentável e competitivo e o chroma key é um recurso que pode deixar seu material criativo, inovador e, assim, à frente da concorrência.

 

No seu curso Aprenda Neuromarketing, por exemplo, a Rejane Toigo utiliza um fundo que representa células presentes no nosso Sistema Nervoso. Dessa forma, o chroma key, que é um recurso barato, contribui com a identidade visual do infoproduto, capta a atenção dos alunos e torna as videoaulas memoráveis.

 

  • Canal no YouTube

Para quem investe no YouTube, o chroma key também traz todos esses benefícios citados, além de tornar a rotina de produção mais versátil. O algoritmo da plataforma exige que o YouTuber grave e publique vídeos de forma consistente, então tudo o que possa otimizar essa rotina e o trabalha relacionado ao Marketing Digital é bem-vindo.

 

O professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, embora também tenha sua área de membro, investe no chroma key em lives e outras produções. O efeito claramente ajuda na didática das aulas e como identidade do docente, que faz parte de um mercado com vários outros professores de biologia.

 

  • Anúncios em vídeo

O eMarketer, em pesquisa de 2019, verificou que os anúncios em vídeo nas redes sociais crescerão 44% até 2021. Isso significa que mais pessoas poderão ficar entediadas com as propagandas e o chroma key pode ser um recurso que deixa seu conteúdo ‘menos chato’.

 

Além disso, vários princípios dos anúncios que convertem envolvem a utilização de imagens que possam contextualizar e estimular emoções envolvidas com os produtos ou serviços. A tela verde pode ser um meio bastante apropriado para despertar esse efeito no público.

 

 

Cuidados ao utilizar o chroma key

 

Ainda que existam tantas vantagens e aplicações do chroma key, atente-se para que ele não atrapalhe sua estratégia:

 

  • A imagem do computador pode não parecer um fundo real e causar estranheza, então modere isso.
  • A iluminação exige cuidado redobrado, com o chroma key. Se não for bem ajustada, ficará muito óbvio que seu vídeo tem efeito, assim, evite luzes externas.
  • Entenda que tipo de conteúdos funcionam bem com o chroma key. Ao fazer um comunicado ou tratar de um assunto mais pessoal, é aconselhável evitá-lo.

 

O chroma key é mais uma funcionalidade que pode fazer o seu negócio digital se diferenciar e escalar.

 

Tire do papel aquele seu projeto com videoaulas e experimente o SparkMembers, nossa plataforma gratuita, voltada para empreendedores digitais. Veja o vídeo para saber mais:

 

 

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …