Chroma key: o que é e como usá-lo na gravação dos seus vídeos?

Chroma Key_HeroSpark
Chroma Key_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Quem busca inovação na produção de vídeos provavelmente já ouviu falar no efeito chroma key. Trata-se da combinação de dois frames de vídeo, ou duas imagens, de modo que algumas cores de uma tela substituam as cores da outra.

O chroma key é uma técnica que começou a ser usada no cinema, para ajudar com os efeitos especiais que envolviam cenários fictícios. 

Em vez de levar toda a equipe para um determinado ambiente, que só existe em outro local, bastava colocar um tecido de cor sólida, verde, por exemplo, atrás dos personagens e, no computador, inserir o cenário desejado.

Nesta era digital, há diversos recursos e aplicativos que possibilitam qualquer pessoa com acesso à Internet a produzir vídeos com esse efeito. Entenda mais neste artigo.

O que é chroma key?

A técnica de chroma key também é conhecida apenas como ‘tela verde’ ou ‘tela azul’. O processo é utilizado para substituir um fundo de cor sólida vermelho, verde ou azul, (seguindo a conhecida tecnologia RGB — red, green, blue) por outra imagem gerada pelo computador durante a edição de vídeo.

Nesse sentido, a tecnologia é utilizada para parecer que o indivíduo está em um lugar diferente, e não no seu estúdio ou espaço de gravação. 

A seleção da cor do fundo depende principalmente do efeito buscado e das cores que as pessoas estão vestindo na filmagem. O chroma key verde e fundo azul são os mais utilizados porque são tons muito diferentes da pele das pessoas, o que facilita a edição.

Além de ser mais barato do que ir até o local desejado para incluir o fundo no vídeo, é possível utilizar o chroma key em tempo real, com cenários feitos de telas, slides de apresentação, entre outros. É o que assistimos todos os dias nos telejornais, na previsão do tempo.

Outro exemplo é a funcionalidade do Tik Tok, também encontrada em filtros originais e de terceiros do Instagram. Você não precisa ter um fundo RGB, o app consegue remover qualquer fundo e substituir pela imagem desejada. 

O mesmo recurso também começou a aparecer em aplicativos de vídeo chamada, como Zoom e Google Meet.

Como escolher um fundo chroma key?

Uma forma recorrente de ter um fundo RGB para as filmagens é ter um tecido preso a um suporte para compor o cenário. 

Algumas pessoas chegam a usar cartolinas ou apenas pintam uma parede, com uma tinta específica de alguma das cores recomendadas. Mas para quem costuma filmar em outros locais, o painel com tecido é a melhor escolha.

Para ajudar, conheça os 3 maiores critérios para escolher um bom fundo chroma key:

1. Dimensões

Primeiro, você deve avaliar o espaço que você tem para a gravação do conteúdo. Isso dá a base para escolher entre as opções de fundo, que variam de 1 a 11 metros de comprimento e 1,5 a 3 metros de largura.

2. Cor

A cor verde é a mais versátil, pois absorve o brilho e a luz, e contrasta bem com quase todos os tons de pele.

Já a cor azul também funciona, mas não serve para quem utiliza luz natural.

Por fim, a cor vermelha é a mais difícil de ser utilizada, porque esse tom está presente no nosso corpo de forma mais frequente, como nas pessoas de cabelo ruivo. 

copy com chat gpt , herocreator

Se você tem um projeto muito específico que envolve as cores verde ou azul, pode valer a pena usar o painel vermelho.

3. Material

Os fundos de tecido são, no geral, de algodão ou poliéster. Você pode lavá-los, passá-los e são mais caros. Já os de papel, apesar de mais baratos, sujam com facilidade e é muito difícil limpá-los.

Quais são os benefícios do chroma key para os conteúdos em vídeo?

Afinal, como ter benefícios utilizando essa tecnologia nos negócios online?

Cursos online

O mercado de cursos online é altamente rentável e competitivo e o chroma key é um recurso que pode deixar seu material criativo, inovador e, assim, à frente da concorrência.

No seu curso Aprenda Neuromarketing, por exemplo, a Rejane Toigo utiliza um fundo que representa células presentes no nosso Sistema Nervoso. 

Dessa forma, o chroma key, que é um recurso barato, contribui com a identidade visual do infoproduto, capta a atenção dos alunos e torna as videoaulas memoráveis.

Canal no YouTube

Para quem investe no YouTube, o chroma key também traz todos esses benefícios citados, além de tornar a rotina de produção mais versátil. 

O algoritmo da plataforma exige que o YouTuber grave e publique vídeos de forma consistente. Então, tudo o que possa otimizar essa rotina e o trabalho relacionado ao Marketing Digital é bem-vindo.

O professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, embora também tenha sua área de membro, investe no chroma key em lives e outras produções. 

O efeito claramente ajuda na didática das aulas e como identidade do docente, que faz parte de um mercado com vários outros professores de biologia.

Anúncios em vídeo

Segundo pesquisa realizada pela Kantar, em 2022, as empresas pretendem aumentar seus investimentos em anúncios em vídeos em 76%. 

Isso significa que mais pessoas poderão ficar entediadas com as propagandas e o chroma key pode ser um recurso que deixa seu conteúdo ‘menos chato’.

Além disso, vários princípios dos anúncios que convertem envolvem a utilização de imagens que possam contextualizar e estimular emoções envolvidas com os produtos ou serviços. A tela verde pode ser um meio bastante apropriado para despertar esse efeito no público.

Quais cuidados devem ser tomados ao utilizar o chroma key?

Ainda que existam tantas vantagens e aplicações do chroma key, atente-se para que ele não atrapalhe sua estratégia:

  • A imagem do computador pode não parecer um fundo real e causar estranheza, então modere isso.
  • A iluminação exige cuidado redobrado com o chroma key. Se não for bem ajustada, ficará muito óbvio que seu vídeo tem efeito, assim, evite luzes externas.
  • Entenda que tipo de conteúdos funcionam bem com o chroma key. Ao fazer um comunicado ou tratar de um assunto mais pessoal, é aconselhável evitá-lo. 

O chroma key é mais uma funcionalidade que pode fazer o seu negócio digital se diferenciar e escalar. 

Mas para obter resultados de sucesso com conteúdos em vídeo, é necessário conhecer algumas técnicas e utilizar os equipamentos certos. Pensando nisso, preparamos um material exclusivo para você. 

Baixe agora gratuitamente o kit E-book + MasterClass “Como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento”. Garanta um guia completo para produzir os melhores conteúdos em vídeo, encantar seu público e aumentar suas vendas. 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *