Feed Instagram: 8 dicas e boas práticas de organização

Feed Instagram_HeroSpark
Feed Instagram_HeroSpark
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Como você organiza o seu feed do Instagram? Ele reúne todas as publicações que você já fez na rede social e, de preferência, deve seguir alguma lógica visual.

A própria gerente de marketing de produto do Instagram já afirmou que a forma com que você dispõe suas publicações deve expressar o conceito do seu negócio e encantar pela aparência, uma vez que o visual é o ponto forte dessa rede social.

Dessa forma, trouxemos, neste post, 8 dicas para ajudar você com a organização do seu feed. Aproveite!

Obter um feed do Instagram organizado pode ajudar a alavancar o seu trabalho de marketing digital e fazer o seu negócio sair na frente. Faça parte do Acelerador Digital e comprove na prática. Inscreva-se gratuitamente!

O que é feed do Instagram

O feed do Instagram é a seção, localizada abaixo da sua biografia, no seu perfil, em que aparecem as amostras dos posts já publicados.

São três colunas de imagens com rolagem infinita. Então há bastante espaço para deixar a criatividade tomar de conta e promover o seu negócio por meio de uma identidade visual forte e bem elaborada.

Além disso, o feed é uma forma de se comunicar com o seu público. Feeds minimalistas passam uma mensagem, feeds coloridos passam outro recado e assim por diante.

Mas só é possível comunicar algo intencionalmente quando se entende como organizar o feed do Instagram.

 

Como organizar o feed do Instagram

Agora, você vai descobrir funcionalidades e recomendações para ter um feed organizado e interessante. Confira:

Tenha um template ou tema para os posts

Crie ou contrate um designer para produzir um pacote de templates para cada tipo de post que você vai publicar no seu feed.

Defina se os seus posts terão o tamanho de 1080 x 1080 pixels ou 1080 x 1350, decida de que forma a sua logo vai aparecer nos posts, que estilo de formas aparecerão para decorar as imagens (bolhas, formas geométricas, linhas finas etc.) e a paleta de cores que guiará tudo isso.

 

Utilize um app ou programa que ajude na pré-visualização do feed

Tenha à sua disposição um recurso que ajudará você a saber como seu feed ficará antes da publicação ser feita.

Inclusive, o ideal é ter seus posts prontos com antecedência de um mês, especialmente se você adotar a estrutura mosaico — conceito que veremos mais à frente, neste artigo.

Porém, tenha cuidado com os aplicativos que pedem login e senha. Revelar sua senha para um app já é arriscado por si só e, além disso, o Instagram pode interpretar como atividade maliciosa e prejudicar a sua conta.

Uma alternativa é usar os próprios editores de imagem, como Canva, Figma e Adobe Illustrator — eles permitem você criar um documento gigante, de 3240 x 3240 px, por exemplo, que equivale a uma grade do Instagram com 9 posts.

 

Escolha uma estrutura para seguir

  • Xadrez

Como o nome sugere, você deverá publicar em uma sequência específica, em que os diferentes tipos de publicações deixarão seu feed com o aspecto de um tabuleiro de xadrez.

Por exemplo: você quer postar fotos suas e imagens com frases de inspiração. São dois estilos contrastantes que podem tranquilamente serem dispostos como feed xadrez.

  • Alinhado na horizontal, vertical ou diagonal

É uma estrutura mais simples. Tomando o exemplo anterior, você poderia postar 3 fotos suas seguidamente (alinhado na horizontal), depois 3 fotos com frases seguidas e, enfim, 3 outras fotos suas.

copy com chat gpt , herocreator

Para que o feed tenha estrutura vertical, a sequência é: foto sua, foto de frase, foto sua e repete.

Por fim, na diagonal: foto sua, foto de frase, foto sua, foto de frase, foto sua, foto de frase e repete.

Parece confuso, não é mesmo? Por isso não esqueça da dica anterior: utilize um app de imagens!

  • Dividido por cor

É o feed que tem blocos de imagens com cores iguais ou semelhantes, do mesmo tom. Nós gostamos de aplicar esse modelo no nosso perfil do Instagram, veja:

Há várias formas de organizar o feed do Instagram. | Imagem: Reprodução
Há várias formas de organizar o feed do Instagram. | Imagem: Reprodução
A organização do Feed do Instagram por cores é um caminho interessante. | Imagem: Reprodução
A organização do Feed do Instagram por cores é um caminho interessante. | Imagem: Reprodução
  • Mosaico

É a grade que faz com que os posts conversem entre si: partes dos elementos decorativos aparecendo em mais de um post, uma ideia central que se espalha no feed, entre outros. É como se fosse um modelo evoluído do feed xadrez.

 

Aplique filtros semelhantes nas fotos

Sobretudo para quem posta, na maioria das vezes, as próprias fotos no Instagram, vale a pena seguir filtros parecidos.

Então se, em um momento, você posta uma foto com alta saturação e fundo frio, repita esse efeito nas outras fotos — mesmo que seja com outros filtros. Isso dá uniformidade e beleza ao feed.

 

Utilize espaços em branco

Caso seja do seu gosto e converse com a sua marca, aplique molduras brancas nas suas publicações para aumentar os espaços em branco, uma vez que o layout do Instagram é branco.

Esses espaços tornam o feed mais bonito, ‘respirável’ visualmente e com um toque minimalista.

Alterne os tipos de imagens

Vamos supor que você tem uma loja virtual. Em vez de empurrar fotos do seu produto no feed todo, intercale com fotos de pessoas com seus produtos, dicas sobre eles, entre outros.

Essa estrutura ajuda a combater a monotonia no feed, que, normalmente, torna o perfil pouco interessante.

Use a função arquivar sempre que necessário

É normal seguir todas essas dicas e, mesmo assim, errar, postando alguma foto no momento errado.

Para isso, no app, abra sua foto, toque nos três pontinhos no canto superior direito e selecione a opção “Arquivar”.

Sua publicação se tornará visível apenas para você, em outra seção do aplicativo, mas se você desarquivá-la ela voltará para o mesmo lugar.

Crie capas para os vídeos, IGTV e Reels

Vídeos de até 1 minuto e IGTV, necessariamente, vão para o feed. Mas eles precisam fazer parte da harmonia que você pensou para as imagens, portanto, crie capas para eles.

Em relação aos Reels, você tem a opção de não inseri-lo no feed. Mas se o fizer, novamente, crie a capa!

Como rede social baseada em imagens e vídeos, ter o feed do Instagram organizado pode ajudar a alavancar o seu trabalho de marketing digital e fazer o seu negócio a sair na frente.

Gostou desse conteúdo? Então, confira este vídeo sobre mitos e verdades sobre o engajamento no Instagram:

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *