Certificado de conclusão de curso: faça de maneira simples

certificado de conclusão de curso
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Ao buscar um curso on-line, os participantes buscam alternativas de comprovar, através de um certificado de conclusão de curso, a aquisição de um determinado conhecimento para recrutadores de empregos em entrevistas e análises de currículo, e até mesmo concursos públicos. Além de, é claro, aprender! 

Muitas categorias de ventos virtuais requerem certificado, são elas: palestras, eventos acadêmicos, oficinas e simpósios, além de cursos on-line de áreas diversas. Por isso, quem oferece cursos precisa saber como fazer um certificado adequado. 

Para ajudá-lo a cumprir cada um desses princípios e proporcionar uma experiência completa para os participantes do seu curso, listamos, abaixo, maneiras de como fazer um certificado de conclusão de curso impecável. 

Crie seu perfil gratuitamente de maneira simples e rápida, e comece agora a impulsionar o seu curso on-line! Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

Por que emitir certificado?

O certificado não só valida a presença do inscrito como também transmite credibilidade ao evento.

Além disso, para o organizador, o certificado serve como uma forma de apresentar-se para outras empresas através de candidatos.

Por fim, também há a possibilidade de divulgação nas redes sociais, mas geralmente isso só ocorre quando o certificado é disponibilizado via internet (falaremos disso mais adiante).

Faz diferença emitir um certificado de conclusão?

Já entendemos que um certificado de conclusão de curso traz benefícios para todas as partes envolvidas. Agora, a pergunta da vez é: ele realmente faz diferença, ou é opcional?

Muitos ignoram os certificados por acharem que eles são documentos de menor peso em relação ao diploma, no entanto, são, na verdade, papéis de naturezas diferentes.

Os diplomas são emitidos apenas por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), já os certificados podem e devem ser emitidos por instituições que se estendem a outros nichos de conhecimento e servem de atestado de participação em uma determinada atividade ou curso.

Oferecer um documento só é necessário quando há atividade de caráter acadêmica ou profissional envolvida, como quando um estudante ou colaborador quer comprovar sua presença. Por exemplo:

  • Workshops;
  • Palestras
  • Seminários;
  • Cursos;
  • Jornadas;
  • Conferências;
  • Fóruns;
  • Congresso;
  • Simpósios.

Quais dados são necessários para produzir um certificado?

A estrutura de um certificado de conclusão de curso tem os seguintes elementos:

Título do evento

Aqui, basicamente, deve-se incluir o nome oficial do evento e o assunto que foi tratado durante a atividade. Assim, o aluno terá descrito no documento cada um dos assuntos que se familiarizou.

copy com chat gpt , herocreator

Nome do participante

O nome do participante deve estar descrito por completo no documento de certificação, sem erros e, de preferência, sem abreviações.

Código de validação

Se possível, insira um código de registro vinculado à organização responsável pelo evento. Esse código também tem a finalidade de garantir a disponibilidade daquele certificado quando o participante quiser.

Carga Horária

Este tópico costuma dispor de uma das informações mais relevantes do certificado, o tempo em horas que o participante teve contato com aquela área de conhecimento. Essa informação é frequentemente utilizada como declaração útil para atividades complementares e extracurriculares dos cursos de graduação.

Data e hora da emissão do certificado

Estes dados indicam em que período de tempo ocorreu a atividade que contou com a participação daquele membro e norteia o leitor sobre o tempo do documento.

Assinatura

A assinatura do um responsável pelo evento, curso ou atividade é fundamental. Ela ratifica a autenticidade daquele certificado, o documento oficial do evento.

Logo da sua empresa

O logo dá uma identidade para o seu evento, mostra ao participante e ao leitor do certificado que aquele documento possui uma representação visual. Sendo, portanto, o logotipo tão importante quanto o próprio nome do evento, ele deve estar posicionado no cabeçalho do documento.

O que é indispensável 

O certificado de conclusão de curso é um documento formal, por isso deve ser feito com responsabilidade. Afinal, contém informações pessoais e deve respeitar alguns prazos de entrega.

Se você produz um curso on-line, se atente a estes três pontos: 

  • Formalidade: Apesar de parecer óbvio, é importante destacar que o certificado deve ser feito seguindo as regras e as normas ortográficas da língua portuguesa. Afinal, se este certificado conter qualquer erro de português, pode gerar descrédito e desconfiança – tanto por parte da pessoa que recebeu o certificado quanto por parte de outras pessoas que o lerão com alguma finalidade.
  • Veracidade: É importante checar as informações e conferir se não há nenhum erro ou engano no documento. Caso existam informações equivocadas, estas devem ser reajustadas assim que forem notadas. 
  • Prazo: O prazo também é elementar quando o assunto é certificado. Dessa forma, cumpra com prazos estabelecidos e não deixem-nos em último plano. Não entregar um certificado no período estipulado pode gerar desconforto do interessado e desconfiança sobre a empresa.

Modelos e exemplos de certificados com a HeroSpark

Com a HeroSpark, é possível criar certificados personalizados com poucos cliques.

Nossa plataforma disponibiliza diversos templates com as principais informações necessárias para os certificados, com qualidade profissional. E o melhor: bastam poucos cliques para personalizar.

Para acessar, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o menu de produto;
  2. Selecione o seu curso;
  3. Edite as configurações de conteúdo;
  4. Clique em certificação
  5. Selecione o modelo.

Depois, é só selecionar quando o aluno receberá o certificado e adicionar seu logo e assinatura para personalizar. A partir daí ele é enviado automaticamente para o aluno.

São três templates disponíveis, todos gratuitos:

certificado de conclusão de curso - 1
certificado de conclusão de curso - 2
certificado de conclusão de curso - 3

 O diferencial da HeroSpark vai para além do certificado de conclusão de curso, com ela, seu aluno ou cliente terá todo o caminho traçado para criar um vínculo consistente com sua empresa, tudo isso com ferramentas práticas e já integradas na sua plataforma e adaptadas ao seu negócio digital.

Cadastre-se gratuitamente de maneira simples e rápida e comece agora a impulsionar o seu curso on-line!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *