Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como anunciar no Facebook em 2021

Veja como anunciar no Facebook em 2021

Um dos passos mais vantajosos para um empreendedor conseguir alavancar o seu negócio por meio de marketing digital é aprendendo como anunciar no Facebook.

 

Segundo uma pesquisa do Weebly, 62% dos anunciantes de pequenos negócios acreditam que as campanhas da rede social não os ajudaram a atingir devidamente o seu público-alvo.

 

Por esse motivo, o conteúdo explicará a maneira correta de usar os anúncios do Facebook para que você alcance seus objetivos de divulgação sem problemas ou surpresas.

 

O que é Facebook Ads?

 

Facebook Ads é uma ferramenta paga da rede social que oferece a criação de anúncios dentro do próprio Facebook e do Instagram, a fim de fazer a publicidade e propaganda de uma marca ou produto para os usuários com um bom custo-benefício e resultados satisfatórios.

 

Talvez, você não conheça por esse nome, mas provavelmente já viu anúncios da ferramenta pelo seu feed de notícias: são aquelas publicações que aparecem com a tag “patrocinado” abaixo do título. Também apresentam direcionamentos para clicar como “saiba mais”, “comprar agora”, “fale conosco”, “reservar agora”, “assistir ao vídeo”, “cadastre-se”, “baixar” ou “apply now”.

 

Você pode até se sentir incomodado por vê-las sempre na sua timeline. Entretanto, certamente algum desses anúncios apareceu no momento em que você mais precisava, concorda? Isso é porque o responsável pela campanha soube como anunciar no Facebook e escolheu o público correto.

 

Como funciona o Facebook Ads

 

Inicialmente, é necessário esclarecer que um anúncio no Facebook possui três partes importantes para que seja devidamente gerado e veiculado, são elas: campanha, conjunto de anúncios e o anúncio de fato. Todos esses recortes estruturam a campanha.

 

Quando você atribui um objetivo final aos seus anúncios, como: aumentar as curtidas, números de seguidores ou acessos, a sua campanha está criada. Ela pode conter diferentes conjuntos de anúncios, com opções de direcionamento, programação e orçamento distintos, a depender do desejo e propósito do seu negócio.

 

O Facebook Ads tem a funcionalidade de permitir divulgar anúncios no lado direito do site, no audience network (rede de sites e apps parceiros) e também no Instagram. Segmentar e detalhar seu público, o que é permitido pela ferramenta, irá ajudá-lo a conseguir melhores resultados e a reduzir seus gastos extras com outros tipos de publicidade.

 

Primeiro, analise os diversos segmentos de clientes que você tem dentro da plataforma, ou seja, que costumam consumir o seu conteúdo. O Facebook apresenta algumas ferramentas que permitem a criação de públicos-alvo personalizados de acordo com os seus perfis de clientes, visitantes do site e engajamento na rede social. Com o Audience Insights, você saberá mais sobre quem poderá ser atingido com a sua estratégia de marketing.

 

Vantagens do Facebook Ads

 

Por conta do grande alcance do Facebook citado anteriormente, você possui mais chances de atingir clientes em potencial. Segundo pesquisas da Spark Central, 26% dos usuários que clicam em anúncios no Facebook tornam-se compradores.

 

Além disso, as configurações da ferramenta são práticas e intuitivas, não importa se você é um anunciante iniciante ou experiente. Pelo Facebook Ads você pode:

 

  • Escolher as opções que mais se encaixam às suas metas de mercado;
  • Confiar que o seu conteúdo vai chegar em todos os dispositivos: mobile ou desktops;
  • Ter controle e flexibilidade sobre o valor de investimento dos anúncios do início ao fim, podendo ajustar, pausar ou parar de anunciar quando quiser;
  • Poder indicar especificamente o quanto deseja investir nas ações de cada anúncio, seja em visualizações, conversão, cliques etc, ou escolher deixar o Facebook fazer os cálculos mais vantajosos baseados nas suas especificações;
  • Medir o desempenho e engajamento de cada anúncio por meio da coleta de dados em ferramentas avançadas e totalmente gratuitas para analisar quais estratégias estão dando mais resultado.

 

Fatores para configurar

 

Público-alvo e persona

 

Um dos passos mais importantes é definir o seu nicho de audiência, já que você deve pensar previamente em como os seus anúncios atingirão os seus potenciais clientes e clientes por meio de estratégias bem desenvolvidas.

 

Busque respostas no próprio mercado: avalie o comportamento da concorrência, os diferenciais na forma de atendimento ao público e os principais canais de comunicação que utilizam a ferramenta. Além disso, pense na região mais ativa na compra de determinados produtos.

 

Procure fazer enquetes e entre em contato com os clientes em potencial para obter opinião direta de quem já consome algum produto semelhante ao que você pretende anunciar.

 

Assim, descubra uma média do valor que pagam pelos produtos, com que frequência compram e com quais objetivos: quanto mais informações você puder adquirir, melhor para criar uma persona, ou seja, o seu perfil de cliente ideal.

 

Caso queira construir na prática, veja o nosso gerador de persona gratuito.

 

Alcance da campanha

 

Agora com o público-alvo e a persona bem definidos, você escolhe a opção “criar novo público” e preenche as informações específicas da audiência. Assim, o Facebook vai apresentar uma estimativa do alcance da campanha, a quantidade de cliques que o anúncio deve conseguir e se é amplo ou específico.

 

Na parte de “localizações”, é possível escolher em quais cidades, regiões ou países pretende que o anúncio seja exibido, além de poder aumentar ou diminuir a área de alcance ao clicar em “incluir” ou “excluir”. Também é preciso escolher a faixa etária do público que vai receber os seus anúncios, podendo selecionar no mínimo 13 anos e no máximo 65 anos.

 

Na opção de “gênero”, você escolhe se o anúncio é apenas para homens, para mulheres ou para os dois. Em “direcionamento detalhado”, escreva os principais interesses da audiência, que serão de acordo com os oferecimentos da sua empresa.

 

Plataformas para o anúncio

 

Na etapa de “posicionamentos automáticos”, é decidido em quais plataformas o seu anúncio deve ir ao ar: Facebook, Instagram, Audience Network ou Messenger. Caso você não queira personalizar, o Facebook vincula onde ele achar melhor para alcançar seu público.

 

Ao clicar em “posicionamentos manuais”, é possível personalizar os formatos e, em “visualizações de página de destino”, você pode escolher definir um controle de custo, caso tenha uma meta muito específica.

 

Anúncio personalizado

 

Sabendo de todos os benefícios e, claro, com a sua persona já definida, é muito provável que você queira criar um público personalizado para ser atingido com o Facebook Ads e, assim, melhorar as suas vendas.

 

Para isso, acesse a seção “público” do seu Gerenciador de Anúncios do Facebook. Depois, clique em “criar público” e selecione “público personalizado”, que se encontra no menu suspenso. A partir daí, aparecerão várias sugestões para escolher: o caminho é bem dinâmico e didático.

 

Tipos de anúncio no Facebook

 

Estão disponíveis na plataforma uma série de variações de anúncios para que o anunciante decida qual melhor atende às suas metas comerciais em questão de formatos, colocações e objetivos.

 

Não basta saber como anunciar no  Facebook, é preciso escolher o formato correto. Alguns exemplos são:

 

Imagem

 

Direciona as pessoas para sites ou aplicativos por meio de elementos visuais de alta qualidade.

 

Vídeo

 

Chama a atenção dos usuários para o produto por meio de sons e movimentos. É bastante indicado pois capta o interesse e gera curiosidade.

 

Carrossel

 

Mostra até dez imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link de direcionamento.

 

Coleção

 

Estimula as compras exibindo os produtos presentes no seu catálogo personalizado para cada indivíduo.

 

Apresentação multimídia

 

É formada por som, movimento e texto para chamar atenção para o anúncio.

 

Valor dos anúncios

 

O valor que você definiu para investir estará sempre disponível para alterações ou pausas de campanhas, se necessário. Entretanto, o retorno do valor investido varia de acordo com fatores como:

  • Data;
  • Horário;
  • Períodos de maior competição;
  • Detalhes característicos da audiência;
  • Relevância do anúncio;
  • Posicionamento;
  • Formato ou estilo de lance, que pode ser único ou médio.

Saber como anunciar no Facebook vai fazer com que você faça investimentos mais certeiros. Dessa forma, terá um retorno melhor.

 

Como anunciar no Facebook Ads?

 

O processo prático para vincular a sua primeira campanha é simples: tenha uma página comercial.

 

67 headlines para páginas de vendas
  • Para isso, é preciso fazer login no Facebook;
  • Clicar no botão de “+” na barra superior, ao lado do espaço para sua foto;
  • Escolher “página”;
  • Definir o tipo de página que quer criar: “negócio ou marca” ou “comunidade ou figura pública” e fazer uma descrição;
  • Escolher suas imagens de perfil e de capa conforme a identidade visual específica da sua marca.

 

Como montar o anúncio no Facebook Ads?

 

Nome

 

Primeiramente, é essencial pensar em um nome para o anúncio e depois decidir a página que aparecerá como anunciante nos anúncios. Você tem a possibilidade de adicionar, caso exista, o nome de perfil do Instagram da sua marca para que essa conta também apareça para os anúncios dos usuários do Instagram.

 

Ao criar um título para seu anúncio, escolha acrescentar ou não uma breve descrição abaixo dele. Em “adicionar outra opção”, o anunciante pode escrever variações de título que serão filtradas pelo Facebook a fim de distribuir o anúncio de acordo com o perfil de cada usuário.

 

Formato

 

Formato anúncio Facebook
Escolha o formato do seu anúncio no Facebook

 

A opção “formato”, na continuação da programação dos anúncios no Facebook, permite criar a estrutura do anúncio, promovendo a escolha entre “imagem ou vídeo único”, “carrossel”, “coleção” e os outros tipos de anúncio já citados anteriormente.

 

Após essa etapa, deve ser escolhido o vídeo do anúncio. Você também pode optar por uma imagem, que tem a opção de ser retirada de banco de imagens gratuitas ou criadas de forma especializada por você.

 

Texto principal

 

Um passo essencial é adicionar o texto principal do seu anúncio: ele resume sua oferta, a fim de que seja atrativa e persuasiva para a audiência. Na “chamada para ação” (call-to-action), o que você pretende que os clientes realizem ao clicarem em seu anúncio é escolhido, de acordo com o objetivo da propaganda ou com o que você ache mais atrativo para os usuários: “saiba mais”, “fale conosco”, “baixar”, “obter oferta” e “comprar agora” são exemplos de frases chamativas.

 

Pagamento

 

Para escolher a forma de pagamento, clique em “ferramenta para empresas”. O Facebook permite pagamentos com cartão de crédito ou PayPal. É importante ler as políticas e regras de publicidade do Facebook para saber o que é permitido ou não antes de preencher os dados de pagamento.

 

A seguir, explicaremos como configurar o anúncio. Porém, se você preferir aprender por meio de vídeo, veja o passo a passo de como anunciar no Facebook completo abaixo:

 

 

Como configurar o anúncio?

 

Para configurar o anúncio, clique mais uma vez na opção de “+”, depois em “anúncio” e defina seus objetivos (campanha no Facebook) de acordo com as metas que deseja atingir.

 

Uma nova janela aparecerá, você deve clicar em “criar”. Os objetivos estão divididos em três áreas, segundo a etapa do funil de vendas que o público se encaixa, como reconhecimento, consideração ou conversão.

 

Como anunciar no Facebook
Criar nova campanha no Facebook

 

Reconhecimento e alcance

 

Na etapa de “reconhecimento de marca”, você definirá a audiência mais provável de abrir o seu anúncio. “Alcance” possui o mesmo objetivo. Porém, nesse caso, o anúncio será exibido para o maior número de usuários possível.

 

Consideração e envolvimento

 

Em “consideração”, a opção de anúncio “tráfego” permite o direcionamento do público para outra página e serve para divulgar seu site, blog ou página fora do Facebook.

 

O “Envolvimento” é feito para você pode criar anúncios estimulantes em questão de interação e engajamento do público em uma publicação (sendo por curtidas, comentários ou compartilhamentos).

 

O anúncio de “visualização de vídeos” tem o objetivo de aumentar o número de visualizações e a “geração de cadastros” oferece uma coleta de dados de leads por meio de um formulário próprio do Facebook.

 

É preciso ter clareza desses conceitos para saber, de fato, como anunciar no Facebook e conseguir realizar testes. Assim, ficará mais fácil de entender o melhor caminho a seguir.

 

Conversão e oferta

 

A área de “conversões” permite que as pessoas executem uma ação específica na sua página, site ou aplicativo, podendo comprar produtos ou instalar aplicativos. “Oferta” é recomendada para empreendedores que desejam compartilhar ofertas e descontos.

 

Definir custos

 

Definir o orçamento do anúncio
Definição do orçamento do anúncio no Facebook

 

Após finalizar a configuração da sua campanha, é possível definir o orçamento. Vá na tela de “campanhas” e, no anúncio a ser configurado, clique em “editar”. Há duas opções de orçamento:

  • Diário: média do que seus anúncios gastarão por dia;
  • Total: o quanto de investimento você quer fazer ao longo de toda campanha, contando com qualquer custo adicional em detalhes.

 

O anunciante deverá inserir o valor que vai gastar de acordo com o orçamento escolhido. Logo depois, configurar o período conforme a data de início e de término da campanha. Para concluir, basta clicar em “término”.

 

Políticas de Publicidade do Facebook

 

“Durante o processo de análise do anúncio, verificaremos as imagens, o texto, o direcionamento e o posicionamento do anúncio, além do conteúdo na página de destino dele. Seu anúncio poderá não ser aprovado se o conteúdo da página de destino não estiver funcionando totalmente, não corresponder ao produto/serviço promovido no anúncio ou não estiver totalmente de acordo com nossas Políticas de Publicidade”.

 

Isso é o que consta na visão geral das Políticas de Publicidade do Facebook. Portanto, saber como anunciar no Facebook também passa por entender as políticas da rede.

 

Após a análise do anúncio, você receberá uma notificação informando se o seu anúncio foi aprovado. Caso seja aprovado, inicia-se a veiculação do anúncio e você poderá conferir os resultados no “Gerenciador de Anúncios”.

 

Reprovação do anúncio

 

Se ele for reprovado, o primeiro passo a ser seguido é a verificação do seu endereço e-mail. Nele, chegará um e-mail do Facebook com as explicações detalhadas sobre a reprovação.

 

Assim, você poderá editá-lo para que se encaixe nas especificações da Política de Publicidade. Caso você discorde da decisão ou considere que o anúncio foi reprovado por engano, é possível solicitar uma análise da decisão em “qualidade da conta”.

 

Análise de desempenho

 

Assim que seu anúncio estiver no ar, você terá acesso à sua análise de desempenho, que é baseada no número de pessoas alcançadas e no detalhamento demográfico da campanha, como gênero, idade e localização, além da quantidade de cliques em cada anúncio e até o quanto você gasta. Além disso, ao utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, você poderá editar a campanha sempre que quiser e achar necessário.

 

Só anuncie se o seu perfil estiver pronto

 

É muito importante que você utilize as estratégias de Marketing Digital para deixar o seu perfil pronto, ou quase pronto, para investir em um anúncio pago.

 

Isso quer dizer que algumas dicas são fundamentais para deixá-lo adequado para a audiência que está a chegar depois que você souber como anunciar no Facebook por meio do tráfego pago.

 

O Marketing Digital é formado por um conjunto de estratégias a serem administradas na Internet para divulgação e comercialização de produtos ou serviços com o objetivo de trazer mais acessos e clientes para a marca. Alguns exemplos dessas estratégias são:

 

  • Investir em otimização do seu site para melhorar a performance;
  • Publicar conteúdos de qualidade com uma frequência já definida;
  • Utilizar o e-mail marketing;
  • Verificar se suas postagens conseguem chegar em todos os meios eletrônicos (celulares, computadores ou tablets);
  • Investir em Marketing de Conteúdo e design.

Ou seja, fique atento a esses pilares e, só depois de ter tudo isso em mente, pense em investir no Facebook Ads.

 

Auxílio para um negócio de impacto

 

A HeroSpark está pronta para te ajudar a manter o relacionamento com a sua audiência após uma boa campanha de tráfego pago feita quando você entende como anunciar no Facebook.

 

Com a HeroSpark é possível hospedar seu curso online, criar páginas, automatizar e-mails e fazer vendas em uma única ferramenta, sem preocupar-se com informática ou integração de outros mecanismos.

 

Além disso, ao utilizar o checkout integrado da plataforma, você cobra e recebe pagamentos com total segurança por meio das táticas mais atuais de conversão do mercado.

 

Com 14 anos de experiência no mercado de educação e tecnologia e atuando em 21 países com uma equipe internacional, não deixa de orgulhar-se em ser uma plataforma 100% brasileira.

 

Nessa perspectiva, a HeroSpark é a solução mais completa na América Latina para quem deseja criar negócios de alto impacto.

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …